Home Noticias Volkswagem desenvolve o caminhão elétrico e-Delivery 13

Volkswagem desenvolve o caminhão elétrico e-Delivery 13

por Paulo Fernandes Maciel
Caminhão elétrico e-Delivery

Família e-Delivery: Volkswagen expande desenvolvimento de caminhões elétricos

• Dos holofotes para as ruas: sucesso internacional, e-Delivery 13 toneladas na configuração 6×2 estreia na distribuição em São Paulo;
• Modelo traz sistema inteligente de controle de carga e trem de força que dispensa o uso de caixa de transmissão, resultando em maior disponibilidade do veículo e redução do custo operacional.

Caminhão elétrico e-Delivery
A família de caminhões elétricos Volkswagen acaba de ganhar mais um integrante:

 

O e-Delivery 13 toneladas, concebido na configuração 6×2.

O modelo é o irmão maior do e-Delivery 11 toneladas 4×2, apresentado na IAA, maior mostra de veículos comerciais do mundo.

 

Grade do e-Delivery

“Como parte do Grupo TRATON, contribuímos para o debate mundial sobre novas fontes de energia apresentando soluções viáveis e concretas, que já se tornam realidade com a chegada do e-Delivery às ruas de São Paulo, uma das maiores capitais do mundo.”

Afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus.

Com a apresentação do veículo, concebido no centro de desenvolvimento da VW Caminhões e Ônibus em Resende (RJ), a empresa reafirma seu compromisso no avanço de novas tecnologias voltadas à mobilidade sustentável, além da viabilização de seu uso em condições reais de operação.

 

Veículos comerciais elétricos

Após uma série de testes de desenvolvimento, o e-Delivery 13 toneladas 6×2 traz novo conjunto de trem de força e arquitetura modular para atender todo o portfólio de veículos comerciais elétricos Volkswagen.

O motor elétrico entrega até 180kW de potência com autonomia de até 200 km, variando de acordo com as condições de operação.

O terceiro eixo vem com rodado simples e suspensor para otimizar ainda mais a operação.

O modelo também traz sistema de leitura inteligente da massa transportada pelo veículo para ajustar o consumo de energia, em conjunto com o Eco-Drive Mode.

Chassis, rodas e pneus seguem as características tradicionais e toda robustez da nova linha Delivery, compartilhando componentes da plataforma para garantir a sinergia e escala de componentes também com a família diesel, visando à consequente redução de custos.

Volks e-Delivery

Caminhões e-Delivery e ônibus e-Flex

Além dos caminhões e-Delivery 11 toneladas 4×2 e 13 toneladas 6×2, a empresa acaba de apresentar também o Volksbus e-Flex, ônibus que combina a propulsão elétrica a motores abastecidos com gasolina, etanol ou que até mesmo utilizem gás natural ou biometano, endereçando desta forma os desafios de infraestrutura das municipalidades, otimizando o custo da eletrificação, reduzindo fortemente os níveis de emissões, maximizando a autonomia e a eficiência operacional.

Ele começa a rodar já no ano que vem nas ruas brasileiras e vai entrar no portfólio de vendas da marca apenas seis meses depois do caminhão e-Delivery, que está previsto para ser fabricado em série a partir de 2020.

 

Tecnologia: inovação e conforto a bordo

O novo e-Delivery de 13 toneladas tem trem de força preparado para partida em rampas, sem qualquer dificuldade, com o apoio do sistema auxiliar de partida em rampa (HSA).

Além de baixíssimo nível de ruído e emissões zero, o conforto é assegurado pelo exclusivo sistema de suspensão a ar, que torna a experiência a bordo muito mais confortável, reduzindo a fadiga e colaborando para o aumento da produtividade da operação.

Para maximizar a performance do e-Delivery, o freio possui sistema dinâmico de regeneração, capaz de recuperar até 35% da energia durante a frenagem, que será utilizada para recarregar as baterias.

O freio regenerativo atua combinado ao freio de serviço, de maneira a prover máxima desaceleração do veículo e menor desgaste dos componentes, o que reduz fortemente o custo de manutenção e aumenta a disponibilidade do veículo na operação.

 

Bateria com boa autonomia

Com configuração de baterias íon-lítio níquel-manganês-cobalto (NMC), a autonomia da nova família e-Delivery alcança até 200 km, variando de acordo com a configuração do veículo e perfil da operação.

A recarga das baterias pode ser realizada de forma flexível (30% em 15 minutos ou 100% em 3 horas), de forma a atender às mais variadas demandas da operação, assim como a disponibilidade de infraestrutura.

 

Sobre a VW Caminhões e Ônibus

Fabricante dos veículos comerciais Volkswagen e MAN, a VW Caminhões e Ônibus é uma das maiores montadoras de caminhões e ônibus da América Latina.

Desde 1981, quando iniciou suas operações, chegar ao topo do mercado, respeitando e satisfazendo as necessidades dos clientes, sempre foi o foco da montadora.

E é exatamente isso que oferece a seus clientes: produtos sob medida e um excelente serviço de pós-vendas. A empresa também é referência em inovações tecnológicas.

A VW Caminhões e Ônibus é pioneira na utilização de biocombustíveis e no desenvolvimento no Brasil de caminhão dotado com sistema híbrido diesel-hidráulico.

A empresa busca sempre soluções que reduzam o impacto ambiental e ajudem a preservar o meio ambiente.

Há mais de 35 anos, a fabricante mantém seu compromisso de desenvolver veículos que superem as exigências dos clientes – onde quer que eles rodem, seja pelas estradas brasileiras, latino-americanas ou africanas.

 

Sobre o GRUPO TRATON

A TRATON AG, antiga Volkswagen Truck & Bus AG, é uma subsidiária integral da Volkswagen AG e uma fabricante de veículos comerciais líder mundial com suas marcas MAN, Scania, Volkswagen Caminhões e Ônibus, e RIO.

Em 2017, as marcas do GRUPO TRATON venderam cerca de 205.000 veículos no total.

Sua oferta inclui veículos comerciais leves, caminhões e ônibus, que são produzidos em 31 fábricas em 17 países.

Em 31 de dezembro de 2017, a empresa contava com cerca de 81.000 funcionários em suas marcas de veículos comerciais.

O objetivo do Grupo é transformar o sistema de transportes através de seus produtos, serviços e da parceria com seus clientes.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações