As empresas trabalharão juntas para desenvolver e implementar soluções por meio da nova geração de inteligência artificial em diversas áreas da Vivo. A colaboração também levará à criação de um laboratório interno para promover o tema IA na operadora por meio de diferentes iniciativas
São Paulo, 13 de abril de 2023 – A Vivo anunciou hoje uma colaboração com a Microsoft para adotar o Microsoft Azure OpenAI Service. Esta integração faz parte da colaboração estratégica entre a Telefónica e a Microsoft para o desenvolvimento de iniciativas conjuntas em Inovação e Transformação Digital em áreas como jogos, conectividade, comunicação e inteligência artificial.
Com o acordo, a Vivo trabalhará com a Microsoft para desenvolver e implementar casos de uso de tecnologia em diversas áreas da operadora. O relacionamento também prevê a criação de um laboratório de inteligência artificial que visa fomentar o tema internamente na Vivo por meio de diversas iniciativas.
“O trabalho com a Microsoft é uma evolução do que começamos a construir em 2018, quando lançamos a Aura, nossa plataforma de inteligência artificial. Agora damos mais um passo nessa jornada, anunciando a utilização dessa nova IA, associada a um diferencial estratégico que é o nosso Big Data, e que traz um universo de novas oportunidades na interação com os clientes e ganhos de eficiência nos processos internos”, diz Ricardo Hobbs, vice-presidente de Estratégia e Novos Negócios da Vivo.
“Temos o prazer de apoiar a jornada de adoção de Nuvem, Big Data e Inteligência Artificial da Vivo, que se beneficiará do uso do Microsoft Azure OpenAI Service e soluções de baixo e nenhum código. Com o uso dessas tecnologias, a Vivo ampliará sua capacidade de oferecer soluções digitais em seus processos internos, no desenvolvimento de produtos e serviços para seus clientes e parceiros, resultando no aumento da satisfação dos clientes”, afirma Danni Mnitentag, vice-presidente de parceiros e canais da Microsoft Brasil.
A longa e bem-sucedida trajetória da Vivo no mundo da inteligência artificial ajuda a empresa a avançar para a IA generativa, com o uso do Azure OpenAI Service. Até então, a IA era capaz de trazer respostas para resolver problemas específicos e previamente definidos. Essa nova geração de inteligência artificial pode gerar conteúdos originais em diferentes formatos (respostas, textos, imagens), fazendo com que seu uso ganhe nova escala e aplicações.
O objetivo da Vivo ao adotar o Azure OpenAI Service é gerar um impacto positivo na experiência de seus clientes e aumentar a eficiência operacional da empresa. Para isso, a empresa planeja usar essa tecnologia em diferentes áreas, como atendimento ao cliente, desenvolvimento de novos negócios e processos internos, entre outras.
Um dos primeiros casos de uso em desenvolvimento será a utilização do Azure OpenAI Service para criar uma tecnologia de call center que ajude os atendentes a entender melhor e mais rapidamente as dúvidas ou perguntas dos clientes. Com isso, a expectativa é ter maior satisfação do consumidor, aumentar a agilidade e a eficiência e reduzir os erros de atendimento. Outros casos de uso serão implementados, incluindo a adoção do Azure OpenAI Service para apoiar os vendedores na elaboração de propostas comerciais para clientes corporativos, ajudando-os a tornar o processo de vendas mais assertivo.
A Vivo também visa fomentar a criação de conhecimento interno sobre a nova geração de IA, acelerando a adoção e a capacitação de sua equipe. Para isso, foram estabelecidos três pilares de atuação: AI Lab, cujo objetivo é acelerar a implementação de casos de uso; AI Business School, para treinar e qualificar os principais executivos da empresa em temas relacionados à inteligência artificial; e AI Factory, para garantir a implementação bem-sucedida de casos de uso em toda a empresa por meio de parceiros de desenvolvimento de software. Uma equipe de 50 pessoas deve ter um papel direto nesta nova iniciativa da empresa, impactando todos os funcionários e clientes.
Sobre a Vivo
A Vivo é a marca comercial da Telefônica Brasil, empresa líder em telecomunicações no País, com 112 milhões de acessos (4T22) e tem como propósito “Digitalizar para Aproximar”. A Vivo é um hub digital, facilitando o acesso de seus clientes a serviços em diferentes áreas, como entretenimento, esportes, segurança digital, finanças, saúde e educação. Atua na prestação de serviços de telecomunicações fixa e móvel em todo o território nacional e conta com um portfólio de produtos completo e convergente para clientes B2C e B2B. No segmento móvel, a Vivo tem 98 milhões de acessos e responde pela maior participação de mercado do segmento (38.9%) no País, de acordo com resultados do balanço trimestral (4T22). Guiada pela constante inovação e a alta qualidade dos seus serviços, a Vivo está no centro de uma transformação Digital, que amplia a autonomia, a personalização e as escolhas em tempo real dos seus clientes, colocando-os no comando de sua vida digital, com segurança e confiabilidade. A Telefônica Brasil faz parte do Grupo Telefónica, um dos maiores conglomerados de comunicação do mundo. Ciente de sua responsabilidade de retribuir à sociedade a confiança que recebe na utilização dos seus serviços, a empresa conta com a Fundação Telefônica Vivo. Há 23 anos no Brasil, a Fundação Telefônica Vivo é um dos principais pilares de responsabilidade social no conceito ESG da Vivo. Com foco em educação na escola pública, contribui com o desenvolvimento e inclusão digital de estudantes e educadores por meio de projetos que estimulam novas oportunidades de ensino e aprendizagem.
Sobre a Microsoft
A Microsoft (Nasdaq “MSFT” @microsoft) habilita a transformação digital na era da nuvem inteligente e da fronteira inteligente. A missão da Microsoft é empoderar cada pessoa e cada organização no planeta a conquistar mais. A empresa está no Brasil há 34 anos e é uma das subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975, e que está presente em mais de 190 países. De julho de 2021 a junho de 2022, a empresa investiu mais de US$ 15 milhões em doações e descontos para entidades sem fins lucrativos, impactando mais de 2 mil instituições com doação de software, descontos para compra e apoio a projetos de capacitação. Com o lançamento do Microsoft For Startups Founders Hub, 443 novas startups foram aprovadas, totalizando 703 startups apoiadas, que juntas já consumiram USD 11,898,488.00 de créditos em nuvem Azure.
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Vivo – Comunicação Corporativa