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Vendas online: seller center ajuda marketplaces a crescerem

por admin

Se por um lado a pandemia e os novos hábitos de consumo afetaram o varejo físico, por outro esses fatores fortaleceram o varejo digital. Mesmo com a reabertura das lojas físicas, as vendas online em marketplaces e e-commerces só crescem. Prova disso é que, nos três primeiros meses de 2021, foram realizadas 78,5 milhões de compras online, segundo uma pesquisa da Neurotrust. Isso significa um aumento de 57,4% em relação ao mesmo período do ano passado. 

Entre os principais motivos para esse crescimento estão a facilidade de pesquisar produtos e boas ofertas, as promoções oferecidas pelas plataformas digitais, além da comodidade de adquirir um item ou serviço desejado em poucos cliques, sem precisar sair de casa. Não à toa, hoje, 74% dos consumidores preferem comprar online, de acordo com a NZN Intelligence. 

Embora o mercado de varejo digital esteja aquecido, atrair novos clientes, controlar as vendas e otimizar a experiência do consumidor são alguns dos desafios enfrentados por quem vende na internet. 

Quando uma empresa que já possui um e-commerce e evolui para um marketplace, a responsabilidade de captar parceiros, gerir vendas, qualificar lojistas e realizar controle financeiro exige avaliações rápidas para tomar decisões.

Nesse cenário, novas tecnologias têm surgido para facilitar essas demandas e a transformação de lojas virtuais em marketplaces. É o caso do Seller Center, ferramenta de gestão de marketplace que tem chamado a atenção no mercado.

O Seller Center é a ferramenta do marketplace para gerenciar a visão dos principais indicadores de performance do marketplace. Até pouco tempo, controlar o volume de sellers em um marketplace era realizada de forma manual, o que não garantia agilidade nos fluxos da loja virtual. Hoje, a necessidade de uma visão ampla para buscar a melhor experiência para o consumidor e ampliar o volume e a qualidade dos parceiros

Na prática, o Seller Center é uma ferramenta para centralizar a gestão do marketplace, do onboarding dos vendedores, gestão de catálogo e frete, até atualização de status dos pedidos, comissionamento e repasse e pós-vendas. Um dos grandes benefícios para o varejista é ter à disposição uma poderosa ferramenta de BI para gerenciar cada etapa da operação do marketplace com base em dados e indicadores.

Para o CEO da OmniK, Thiago Coelho, um dos benefícios dessa inteligência de dados é captar informações capazes de direcionar a estratégia da cadeia de negócios. “Os dados gerados no Seller Center ajudam a empoderar tomadas de decisão, melhorar a personalização e a experiência do cliente, assim como ampliar as vendas e a qualidade do serviço prestado. Dessa forma, é possível o marketplace crescer exponencialmente e ter sucesso”, disse. 

Atualmente, diversas organizações estão se beneficiando com o uso do data driven e colhendo resultados consistentes. Marcas orientadas por dados, inclusive, têm uma probabilidade 23 vezes maior de conquistar clientes e 19 vezes maior de ter lucratividade, conforme constatou um estudo da consultoria McKinsey.

“Com a transformação digital cada vez mais acelerada, colocar os dados no centro do negócio facilita que diferentes segmentos de mercado gerem mais valor ao produto ou serviço ofertado e aumentem o faturamento e a visibilidade”, pontuou Coelho.

Outra vantagem também merece destaque: identificar e antecipar situações que possam trazer ameaças para a empresa. Por exemplo, o Seller Center ajuda a prever problemas na jornada de compra do cliente antes de ele entrar em contato com o SAC ou fazer um comentário negativo nas redes sociais. Conhecendo ele bem, a organização consegue traçar estratégias eficazes e com menos risco de erro.

Dessa forma, investir em soluções complexas para ter um marketplace ou e-commerce de alto impacto é algo que ficou no passado. Agora, a tecnologia é uma aliada e os dados coletados de ferramentas como o Seller Center podem ajudar empresários e varejistas a terem uma visão data driven nos negócios e ampliarem os negócios.

A OmniK é uma empresa do Grupo FCamara que tem como propósito transformar negócios em marketplaces escaláveis de forma simples e acessível. Para isso, desenvolveu um Seller Center com várias integrações e automações para uma gestão data driven do marketplace que resulte em um crescimento exponencial das marcas.

Website: http://www.omnik.com.br

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