Com 95 milhões de usuários no Brasil, o Instagram se tornou um dos principais destinos para negócios no meio digital. A concorrência é cada vez maior e tem exigido dos negócios que trabalhem em um nível estratégico.
De acordo com o portal E-commerce Brasil, 86% dos brasileiros com acesso à internet compraram on-line durante a pandemia. Com o cenário digital passando pelo maior processo de aceleração dos últimos anos, os negócios precisam se adaptar rapidamente.
Hoje, um cenário comum para qualquer empresa é iniciar o processo para ter uma conta de negócios e anunciar no Instagram. Muitos começam fazendo o básico, conquistam resultados satisfatórios e descobrem rapidamente um canal incrível para vendas e relacionamento.
As primeiras barreiras surgem quando é necessário alcançar um número maior de pessoas, mas isso não acontece naturalmente. É preciso investir para atingir o público e, conforme a concorrência aumenta, novas estratégias são necessárias para alcançá-lo.
“O alcance orgânico está cada vez mais disputado. Em qualquer rede social, quanto mais pessoas, mais concorrência pela atenção do público final. Neste momento, os negócios precisam adotar uma abordagem estratégica para garantir bons resultados no Instagram e outras redes”, diz Estêvão Soares, especialista em Estratégia Digital.
Pensando neste cenário, Estêvão Soares, que é autor do livro Mentropia, consultor e especialista em estratégia digital há 10 anos, separou algumas das principais estratégias para otimizar vendas no Instagram e Facebook.
- É mais fácil vender para quem já conhece o negócio
Um dos principais fundamentos do Marketing é que vender para quem já conhece uma marca tem um custo menor. Praticamente qualquer negócio busca reduzir o custo de aquisição de um novo cliente. Em um cenário de alta competitividade, criar anúncios direcionados somente para quem já interagiu com um perfil nas redes sociais é uma forma simples e rápida de entregar uma mensagem relevante e aumentar as chances de venda.
- Reconhecimento de marca é fundamental
Algumas das maiores marcas foram construídas através de propagandas que se repetiram inúmeras vezes para o público-alvo.
Garantir que a mensagem vai atingir o público correto, com uma frequência adequada é fundamental para ter uma chance de ser lembrado no momento da compra. Hoje não é preciso ser uma grande marca e nem de verbas milionárias para usar ferramentas incríveis que permitem atingir o público certo, na hora certa.
Com os anúncios no Instagram, Facebook e outras redes, é possível escolher a região exata em que um anúncio será exibido, a faixa etária das pessoas que vão recebê-lo e até mesmo o tipo de comportamento do público. Quanto mais pessoas conhecerem a marca, melhor.
- O processo de venda pode ser acelerado
Para vender mais rápido, as campanhas devem ser orientadas a um perfil que tem urgência de consumir a solução que está sendo ofertada. Isso é possível através de anúncios que são orientados para dados psicográficos (baseados em comportamento), além dos demográficos. Este é um trabalho que é feito utilizando o direcionamento preciso somado a um conteúdo que faça sentido para este público.
Quando existe urgência para vender, é importante garantir que a imagem ou vídeo que será utilizada comunique-se apropriadamente com o público-alvo. Se o anúncio não tem um direcionamento claro, as pessoas não vão saber o que fazer. Fornecer um caminho muito claro para que as pessoas cheguem até o produto ou serviço é essencial.
- A compreensão do contexto do usuário
Produzir conteúdo frequentemente é um desafio, mas é essencial para qualquer marca que deseja se destacar.
Os anúncios também são importantes e parte fundamental do crescimento do negócio. No entanto, é através do conteúdo produzido nas redes sociais que ficará evidente a personalidade da marca, o que possibilita a distinção dos concorrentes e traz um contexto único para a empresa.
A concorrência pode copiar o negócio, um produto ou serviço, mas ninguém pode copiar a história de uma empresa. Então, garanta que essa história seja contada no Instagram (ou na rede social de preferência), para que as pessoas se relacionem com conteúdo produzido. Fazer isso vai contribuir para que as campanhas pagas, os anúncios, tenham uma performance ainda melhor.
- Além do básico com o Funil Dinâmico
Para quem já tem experiência é importante considerar o Funil Dinâmico de Marketing. Neste cenário, executar 3 campanhas rodando de forma simultânea para recepcionar o público no momento de compra em que ele estiver.
Para a execução é necessário desenhar uma campanha para o topo do funil, uma para o meio do funil e uma para o fundo do funil. As três campanhas são executadas simultaneamente garantindo que o público em qualquer etapa será atingido com um criativo apropriado. É importante lembrar que os criativos precisam ser coerentes com a etapa do funil em que eles estão e na ferramenta de anúncios, executar as exclusões e configurações necessárias para não haver sobreposição de audiência.
- As oportunidades do presente
Por fim, o cenário é de mudanças contínuas. As adaptações aos novos formatos representam desafios, mas também geram oportunidades que antes não poderiam ser imaginadas. O momento é de adaptação e aproveitar ao máximo as melhores ferramentas para entregar uma mensagem que seja relevante, que transmita uma história e que faça com que os produtos e serviços cheguem a quem precisa.
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