Home Noticias Varejo aposta em QR Codes como meios de pagamento

Varejo aposta em QR Codes como meios de pagamento

por Paulo Fernandes Maciel
Pagamentos por QR code

Pagamento via QR Code é a aposta do varejo para um futuro próximo, afirma estudo da SBVC

Cartões de crédito e débito, ao lado do dinheiro, são onipresentes no varejo brasileiro.

Com a digitalização da sociedade, porém, novos meios de pagamento vêm ganhando espaço.

Pagamentos por QR code

Do uso de aplicativos aos QR Codes, passando por carteiras digitais, biometria, dispositivos contactless e wearables, novas possibilidades se abrem, com foco na conveniência dos clientes.

Segundo o estudo “Meio de pagamento: QR Code – Na visão dos consumidores e das empresas varejistas”, desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) e pela AGP Pesquisas, 82% dos varejistas pretendem adotar aplicativos e QR Codes como meios de pagamento nos próximos 12 meses.

 

Levantamento mostra que 82% dos varejistas pretendem oferecer QR Code como meio de pagamento nos próximos 12 meses

“O uso de aplicativos e de QR Codes abre para o varejo possibilidades inéditas de interação e conhecimento dos clientes.

Em uma economia cada vez mais movida a dados, isso é fundamental”, afirma Eduardo Terra, presidente da SBVC.

O estudo mostra que pagamentos via App (24%) e Qr Code (17%) já aparecem com números significativos como meios de pagamento usados em lojas físicas.

No estudo “Novos meios de pagamento”, realizado pela SBVC em 2018, pagamentos via App apareciam com apenas 4% e QR Code sequer obtiveram respostas.

“A relevância do meio de pagamento é muito mais cultural do que tecnológica e a sua evolução dependerá do comportamento das próximas gerações (nativas digitais) e de sua aceitação de meios de pagamento mais convenientes, integrados ao smartphone ou a wearables”, explica Terra.

QR code

O Varejo ainda tem baixa adesão

O estudo verificou que, apesar da utilização de QR Codes por parte dos consumidores, o varejo ainda não adotou esse recurso.

As principais barreiras apontadas são a pouca utilização pelo mercado (50%), por ser de difícil implementação (25%) e a falta de informação (25%).

Para superar essas barreiras, o varejo e os provedores de soluções de pagamento devem investir na expansão da rede de lojas que aceitam esses meios de pagamento.

Estimular a utilização, incorporando benefícios como descontos e pontuação em programas de fidelidade, fará com que as barreiras do desconhecimento e da desconfiança sejam derrubadas.

“Consumidores que não têm o hábito de comprar online têm menor propensão a adotar meios de pagamento mais inovadores.

O momento ainda é de desenvolvimento do mercado e, por isso, o foco no público mais digitalizado tende a oferecer um melhor retorno”, analisa o presidente da SBVC

Metodologia

O estudo ouviu os mais importantes segmentos do varejo nacional, entre eles Supermercados, Moda, Eletromóveis, Lojas de departamento e Foodservice.

Também foram entrevistados 500 consumidores em todo o país, sendo que 91% deles costumam fazer compras online.

O estudo teve como objetivo quantificar aspectos relacionados à utilização dos meios convencionais e eletrônicos de pagamento, aprofundando meios de pagamento aceitos pela loja física e online, hábitos de pagamentos dos consumidores e pagamentos via QR code na visão das empresas e dos consumidores.
A íntegra do estudo está disponível no site SBVC: http://sbvc.com.br/qrcode/

Sobre a SBVC

Fundada em 29 de maio de 2014, a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) é uma organização sem fins lucrativos, aberta, multissetorial e com atuação complementar às demais entidades de classe do varejo.

Sua missão é contribuir para o aumento da competividade do varejo, por meio de conteúdos e estudos de mercado, promovendo networking entre executivos do varejo de todos os segmentos.

A entidade tem como objetivo defender os interesses do segmento e promover ações sociais.

A SBVC é sustentada por quatro pilares fundamentais: Conteúdo, Relacionamento, Responsabilidade Social e Apoio Técnico.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações