A Inteligência Artificial (IA) estará ainda mais presente no marketing digital em 2024. Esta é a primeira conclusão do levantamento “Marketing Trends 2024“, feito pela Kantar, empresa de pesquisas em marketing. O estudo, baseado em dados coletados entre as marcas clientes da Kantar, elencou dez tendências para o marketing digital global em 2024.
De acordo com o levantamento, 67% dos profissionais de marketing têm uma visão positiva sobre as possibilidades da IA. Entre as atividades que as agências têm usado para experimentar com a IA generativa estão a criação de conceitos visuais e a concepção de narrativas.
No futuro, a Kantar acredita que haja espaço para usar a IA também no planejamento de conteúdo das redes sociais. Outra tendência identificada pela Kantar é a conexão das marcas com seus clientes através da cultura e da identificação com valores pessoais dos consumidores.
Fábio Tavares, que é especialista em divulgação, posicionamento de marca, aumento de percepção de autoridade e captação de pacientes, avalia que “o marketing digital não é algo estático e sim dinâmico. Considerando isto, é fundamental observar as tendências e aplicar na estratégia de posicionamento e presença de marca as inovações”.
O relatório da Kantar informa que 80% dos consumidores se esforçam para comprar de marcas que apoiam causas que são importantes para eles. “Pessoas gostam de se conectar com pessoas e não com empresas. Ou seja, uma comunicação leve e que transmita pessoalidade proporcionará ainda mais resultados”, esclarece o especialista sobre a tendência.
Na avaliação dos pesquisadores da Kantar, o otimismo demonstrado pelos profissionais de marketing em relação à IA indica “uma rápida e empolgante adoção da nova tecnologia”. Na visão de Tavares, a IA já é mais do que uma tendência futura. “Ela já está sendo usada significativamente, por exemplo, na criação de anúncios, publicações e inclusive imagens, especialmente no setor de estética, por conta das limitações e restrições éticas que existem”.
Algumas das outras tendências levantadas pela Kantar relacionam-se com o marketing de influência, com a captação da atenção dos consumidores e com inovação sustentável. Tavares aponta que, essencialmente, as marcas precisam se orientar para uma conexão mais humana com seus clientes, ainda que a IA seja usada para auxiliar no processo de criação. “As pessoas compram mais você do que seu produto ou serviço. Autenticidade terá ainda mais impacto”, conclui o especialista.
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