Home Noticias UNICEF, Microsoft e Accenture lançam plataforma gratuita de capacitação profissional para adolescentes e jovens brasileiros em situação de vulnerabilidade social

UNICEF, Microsoft e Accenture lançam plataforma gratuita de capacitação profissional para adolescentes e jovens brasileiros em situação de vulnerabilidade social

por admin

Parceria pretende formar jovens de 14 a 29 anos em competências para o mundo do trabalho 

Brasília, 13 de agosto de 2023 – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a Microsoft e a Accenture lançam uma plataforma digital de formação profissional para adolescentes e jovens de 14 até 29 anos, de todo o Brasil, em situação de vulnerabilidade social. A plataforma Passaporte para o Futuro está integrada à estratégia Um Milhão de Oportunidades (1MiO), liderada pelo UNICEF, voltada à inclusão produtiva de adolescentes e jovens no mundo do trabalho decente.

A plataforma proporcionará cursos gratuitos e certificados, que complementam os currículos escolares. No mesmo ambiente digital, os jovens certificados poderão acessar oportunidades de aprendiz, estágio e emprego em mais de 100 empresas e 1.800 municípios parceiros da iniciativa 1MiO.

“O Brasil tem hoje a maior geração de jovens da sua história, são mais de 47 milhões entre 15 e 29 anos. A capacitação profissional é uma das condições mais importantes para que eles possam acessar o mundo do trabalho decente. A parceria do UNICEF com a Accenture e a Microsoft visa oferecer uma estratégia para essa formação profissional, que alia os interesses dos jovens às demandas do setor produtivo”, afirma Gustavo Heidrich, oficial de Programas do UNICEF e coordenador da iniciativa 1MiO.

Os cursos do Passaporte para o Futuro no Brasil serão alinhados às competências exigidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e também vinculados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. A frente de formação profissional está ancorada nas premissas Estrutura Global de Habilidades Transferíveis do UNICEF, que apresenta quatro habilidades que envolvem a formação de crianças, adolescentes e jovens, que são habilidades fundamentais, habilidades transferíveis, habilidades específicas para do mundo do trabalho e habilidades digitais. Os cursos disponíveis abordam diferentes temáticas, tais como: Empreendedorismo Social, Projeto de Vida, Tecnologia e Cultura Digital, Direitos Humanos e Mundo do Trabalho. E os adolescentes e jovens poderão selecionar as trilhas que dialoguem com as suas necessidades e anseios profissionais. Na plataforma 1 MiO, poderão conectar seus aprendizados com oportunidades de trabalho decente.

A plataforma faz parte de uma parceria global do UNICEF com a Accenture e a Microsoft, que está também presente na Índia. No Brasil, o objetivo é certificar jovens até 2025 sobretudo nos territórios prioritários de atuação do UNICEF no Brasil, como a Amazônia, o Semiárido e grandes centros urbanos.

“O projeto no Brasil tem como premissa ouvir constantemente adolescentes e jovens para definir conteúdo, metodologias e tecnologias na plataforma, garantindo e priorizando a participação daqueles em situação de vulnerabilidade, como, negros, mulheres, pessoas LGBTQIA+, jovens com deficiência entre outros”, explica Juliana Sartori, oficial de Programas do UNICEF e coordenadora do Passaporte para o Futuro.

Trilhas de aprendizagem – A estratégia do Passaporte para o Futuro oferecerá trilhas de aprendizagem desenvolvidas com diversos parceiros, além da Microsoft e Accenture, como a Aliança Empreendedora, Artemísia e Fundação Roberto Marinho. Além de o modelo 100% online, serão oferecidas modalidades presenciais e híbridas nos territórios parceiros do UNICEF.

“Buscamos promover a inclusão produtiva de jovens talentos em situação de vulnerabilidade social de diferentes regiões do Brasil, dando acesso a oportunidades e conteúdos transformadores e relevantes para o mercado de trabalho. Esta ação é parte do nosso compromisso global ‘Skills to Succeed’, que visa equipar pessoas com as competências necessárias para ingressar no mundo do trabalho ou empreender”, diz Matthew Govier, líder de ESG e diretor da Accenture América Latina.

“Entre os objetivos prioritários da Microsoft está preparar os jovens de hoje para as oportunidades atuais e futuras do mercado de trabalho. Desenvolver habilidades em tecnologia é fundamental tanto para aqueles que pretendem trabalhar na iniciativa privada, quanto no setor público, ou empreender. Nosso foco está em fornecer autonomia e empoderar jovens de comunidades historicamente excluídas, por meio da educação, ampliar os seus horizontes de possibilidades, mostrando que, sim, é possível acabar com o ciclo de exclusão social”, destaca Lucia Rodrigues, líder de Filantropia da Microsoft Brasil.

 

Sobre o 1MiO
A iniciativa Um Milhão de Oportunidades (1MiO), liderada pelo UNICEF, reúne empresas, sociedade civil e governos para criar oportunidades de formação e trabalho decente para jovens em situação de vulnerabilidade de todo o Brasil de 14 a 29 anos. Em dois anos, o 1MiO já reúne mais de 100 empresas e 1.800 municípios parceiros e gerou mais de 200 mil oportunidades. Conheça mais em 1mio.com.br.

 

Sobre UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

 

Sobre a Accenture

A Accenture é uma empresa líder global de serviços profissionais que ajuda grandes companhias, governos e outras organizações a construir sua essência digital, otimizar suas operações, acelerar o crescimento das receitas e aprimorar serviços ao cidadão – criando valor tangível com velocidade e escala. Somos uma empresa liderada por talento e inovação com 732 mil pessoas atendendo a clientes em mais de 120 países. Tecnologia é hoje uma parte essencial da mudança, e nós somos uma das líderes mundiais a ajudar a impulsionar essa atitude, com fortes relacionamentos no ecossistema. Combinamos nossa força em tecnologia com experiência setorial incomparável, expertise funcional e capacidade de entrega global. Somos capazes de entregar resultados exclusivos e tangíveis, graças ao nosso amplo portfólio de serviços, soluções e ativos em Strategy e Consulting, Technology, Operations, Industry X e Accenture Song. Estas capacidades, junto com nossa cultura de compartilhar sucesso e o compromisso de gerar valor de 360º, nos permitem construir relações confiáveis e duradouras com nossos clientes e ajudá-los a alcançar o sucesso. Medimos nosso êxito pelo valor 360º que criamos e entregamos a nossos clientes, stakeholders, parceiros e comunidades. Visite-nos em accenture.com.br.

 

Sobre Microsoft

A Microsoft (Nasdaq “MSFT” @microsoft) tem como missão empoderar cada pessoa e cada organização do planeta a conquistar mais. Presente em 190 países, com 122 subsidiárias, a empresa é líder em inovação e no desenvolvimento de tecnologias promissoras, como a Inteligência Artificial (IA) e aplicações em nuvem. No Brasil há 34 anos, a Microsoft possui um ecossistema de mais de 25 mil parceiros. Desta forma a empresa mantém uma robusta estrutura de negócios, altamente eficiente, e que conta ainda com um Centro de Transparência, que visa promover a computação confiável e segura, o Laboratório de Tecnologia Avançada (ATL – Advanced Technology Lab), e o Centro de Tecnologia Microsoft (MTC – Microsoft Technology Center), em operação no Brasil desde janeiro de 2012. Com o objetivo de contribuir com ações capazes   de preparar os profissionais para a economia digital, reduzindo as desigualdades e promovendo a inclusão no País, a Microsoft também lançou em 2020 o Plano Microsoft Mais Brasil que tem, entre os seus pilares, a capacitação de profissionais para o mercado de tecnologia, condição essencial para promover a transformação digital das empresas brasileiras. Desde julho de 2020, quando foi estabelecido o plano Mais Brasil, até julho de 2023, 7,8 milhões de pessoas foram alcançadas com diferentes iniciativas de qualificação e requalificação.

Fonte: https://news.microsoft.com/

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações