Crescimento de 10,6% em abril representa o mais alto nível de visitas ao país no mês, desde 2005; Viagens de brasileiros superam os 23%
São Paulo, 30 de junho de 2016 – Às vésperas de completar 149 anos (em 1o de julho), o Canadá comemora os resultados do novo relatório de turistas no país. Isto porque mais de um milhão de visitantes desembarcaram em abril, alta de 10,6% em relação a igual período de 2015. O dado representa o maior nível de chegadas no mês, desde 2005. No acumulado do ano, mais de 3,42 milhões de turistas pernoitaram no país, um aumento de 15,5% na comparação entre janeiro a abril do ano passado.
Os dados referem-se aos 11 mercados internacionais da Destination Canada (DC), organização de turismo e marketing do Canadá. São eles: Alemanha, Austrália, Brasil, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Japão, México e Reino Unido.
Compondo a fatia referente à América Latina, o Brasil puxou o saldo positivo de 12,6% da região, em abril, com elevação de 23,8% e situando-se à frente do México, com 8,1%. No mês, as demais regiões representadas pela DC também apresentaram ganhos, incluindo Ásia e Pacífico (+15.7%), Estados Unidos (+11.0%) e Europa (+1.7%). Nos quatro primeiros meses de 2016, o balanço de todas as regiões da DC manteve-se em alta, com os Estados Unidos liderando o ranking (+17.1%), seguido pela América Latina (+16.5%), Ásia-Pacifico (+11.4%) e Europa (+6.2%).
Em números, um total de 7.673 brasileiros estiveram no Canadá em abril, contribuindo para o consolidado de 27.460 chegadas na somatória dos quatro primeiros meses do ano. No mesmo período, o país recebeu 3.419.915 turistas originados dos mercados nos quais a Destination Canada está presente, sendo 1.003.784 desembarques registrados em abril.
Brasileiros nos trens canadenses
Além das paisagens fantásticas e cidades vibrantes do Canadá, os brasileiros estão descobrindo as inúmeras rotas de trens ofertadas pelo país. A companhia de trens VIA Rail Canada anunciou uma expansão de 30% nas vendas de bilhetes para viajantes brasileiros, em maio. O resultado coloca o Brasil na sexta posição dentre os principais mercados da empresa, atrás apenas dos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Japão e Alemanha. O País está à frente de outros destinos tradicionais, como França e México.
O crescente interesse dos brasileiros por viagens de trens no Canadá levou à VIA Rail a lançar, no ano passado, a versão em português, dowebsite da companhia. A ação tem facilitado, entre outros itens, a comunicação e o conhecimento sobre as inúmeras linhas, que cortam o Canadá de costa a costa e de norte a sul.