Siemens completa troca de seção de turbinas a gás na fábrica de McWilliams
A empresa substituiu a seção de turbinas a gás (V84.2) na usina McWilliams da PowerSouth por uma nova SGT6-2000E.
Tanto a concessionária quanto a Siemens viram este projeto, conhecido como Programa de Intercâmbio de Mecanismos Brownfield, como uma alternativa economicamente viável para continuar substituindo peças e cronogramas de manutenção mais antigos.
“Este é um ótimo exemplo de como a engenhosidade, o conhecimento técnico e o compromisso de tornar a energia mais limpa se unem para proporcionar benefícios mensuráveis tanto para os clientes quanto para os consumidores.”
Disse Vinod Philip, CEO da Siemens Power Gas Generation.
“Enquanto o mundo presta mais atenção em como a energia é produzida e consumida, cabe a empresas como a Siemens ajudar nossos clientes a lidar com essas preocupações com soluções inovadoras de energia mais limpa, como o programa Brownfield Engine Exchange.”
Ganho de eficiência e menos emissões
A fábrica de McWilliams está agora equipada com lâminas Si3D.
A usina está produzindo 114 MW, quase 12% maior do que antes da troca.
A eficiência bruta do ciclo simples também melhorou de 31 para aproximadamente 35%, enquanto as emissões de NOx foram reduzidas em cerca de 50% para 10 partes por milhão.
Mais de 30 projetos de troca de motores estão concluídos ou em andamento em todo o mundo, de acordo com a empresa.
Energia verde
A Siemens também trabalhou em outro projeto focado em tornar a energia fóssil mais verde no Brasil.
No projeto de modernização da Braskem, duas turbinas a gás SGT-600 são co-acionadas em até 60% com hidrogênio.
Isso resultará em maior eficiência para o processo de produção da unidade industrial do Pólo Petroquímico e redução de emissões, diz a empresa.
Siemens Gamesa em Camaçari
Ainda no Brasil a Siemens inaugurou uma expansão no polo petroquímico de camaçari, onde ela é responsável pela fabricação de turbinas eólicas em sua planta localizada naquele polo.
A unidade conta com 200 funcionários, com formação de nível e aperfeiçoamento na Universidade SGRE.
A unidade estima ser capaz de atender a demanda de turbinas geradoras de energia eólica para o mercado brasileiro, no que tange a fabricação de hubs, conversores e naceles e a montagem das turbinas, fechando assim o ciclo gerador.
A siemens Gamesa é segunda maior empresa de turbinas eólicas do país, contando com 3,1 GW de capacidade instalada e operando está em busca de ganho de eficiência nos seus modelos fabricados SG 2.6-114 e SG 3.4-132.