A Transformação Digital é um processo aplicado em empresas com o objetivo de aumentar o alcance, proporcionar novas experiências e atingir resultados mais expressivos.
Segundo a empresa TD, que trabalha com eventos digitais e é líder no mercado de transformação digital, “Seu produto pode não ser tecnologia, você pode não vender um aplicativo, mas a sua empresa é conhecida, reconhecida, comunicada e julgada por meio da tecnologia.” Ou seja, independentemente do produto ou área de atuação, inovar no meio digital é fundamental.
Ainda segundo a TD, “Cerca de 87,5% das empresas instaladas no Brasil realizaram alguma iniciativa voltada à transformação digital em 2020.” Esse resultado está totalmente relacionado ao período de isolamento social, entretanto o tema começou a ganhar força já em 2017.
Qual é o maior desafio da Transformação Digital?
O maior desafio é convencer as empresas de que a transição é necessária e que resultará em benefícios para o negócio. Além disso, a transformação digital precisa também estar acompanhada pela mudança de mentalidade da organização.
Marcos Deschamps, CEO da Guia Fácil Comunicação, conta que “Quem gere um negócio, ou ocupa posições de liderança em alguma empresa, compreende que tomar certas decisões é desgastante e, por vezes, a mudança acontece muito mais devagar do que o previsto inicialmente. A máxima de “trocar o pneu com o carro a 120km por hora” foi o que aconteceu com o nosso negócio, e somente a habilidade e acompanhamento das principais cabeças da operação e o comprometimento das equipes tornaram isso possível”.
Por que optar pela transformação digital?
Segundo o relatório “Digital in 2020”, realizado pelo We Are Social e Hootsuite, os usuários de internet no Brasil passam em média 9h17min conectados diariamente e, além disso, 94% possuem um smartphone. Falando sobre atividades no e-commerce brasileiro, cerca de 89% dos usuários entre 16 e 64 anos pesquisam online por um produto ou serviço para comprar.
Essas informações mostram que a maioria dos brasileiros está na internet e é influenciada frequentemente pelo que encontra nela. Estar na internet não é mais uma questão de escolha, todas as empresas precisarão se adaptar aos novos hábitos da sociedade.
No caso da empresa Guia Fácil Comunicação, a decisão de transformar um produto impresso para uma plataforma digital foi tomada em decorrência de uma análise principal: comportamento do consumidor. Obviamente o custo operacional de vender, produzir e distribuir 600 mil listas telefônicas por ano em Santa Catarina também foi um outro ponto considerado no processo de transição, tudo isso aliado à mudança de hábito de consumo de informação dos consumidores.
Após essa decisão e de diversas alterações no produto, o guiafacil.com, plataforma online para divulgação de negócios locais, alcançou a marca de 6 milhões de acessos mensais.
Website: https://guiafacilcomunicacao.com