YOKOHAMA, Japão – Tommaso Volpe, atual diretor mundial de Esportes a Motor e Projetos de Performance na INFINITI Motor Company Ltd., passará a ser o diretor mundial de Esportes a Motor na Nissan a partir de 1º de abril.
Volpe comandará as atividades de competições da Nissan em todo o mundo, na Fórmula E, Super GT, Protótipos e GT3, em substituição a Michael Carcamo, que comandava o programa de automobilismo esportivo da Nissan desde 2015, incluindo a estreia da marca na Fórmula E, em 2018.
Volpe traz à marca Nissan sua extensa experiência em automobilismo esportivo, tendo comandado o departamento de Esportes a Motor da INFINITI desde 2014. Durante este período, Volpe fortaleceu a presença da marca INFINITI na Fórmula 1™, passando de patrocinadora a parceira técnica da Equipe Renault de F1®, o que incluiu o desenvolvimento conjunto do Sistema de Recuperação de Energia, a INFINITI Engineering Academy e o Projeto Black S.
Além de suas responsabilidades na Nissan, Volpe também continuará sendo responsável pelos programas globais de automobilismo esportivo da INFINITI, incluindo ativações de Marketing e Relações Públicas associadas a parcerias técnicas.
“A equipe de Fórmula E realizou grandes conquistas, graças ao imenso trabalho feito por Michael Carcamo e a equipe”, comentou Volpe. “A Nissan e a NISMO continuarão a competir neste ano tendo a Fórmula E e o novo Nissan GT-R NISMO GT500 como os dois principais pilares de nosso trabalho e os programas de competições de clientes. E, logicamente, a INFINITI continuará com seu programa de ativações mundiais”.
Pierre Loing, gerente geral da Divisão mundial de Marketing de Produto e Esportes a Motor, comentou: “o Michael teve um papel fundamental no desenvolvimento do programa de Fórmula E da Nissan; por isso, queremos agradecer sua dedicação e determinação, bem como por ter ajudado a promover a liderança da Nissan em veículos elétricos. Agora, o Tommaso está trazendo uma ampla experiência em automobilismo esportivo e marketing a esta função”.
Durante o período em que comandou a área de Esportes a Motor, Carcamo fortaleceu a parceria da Nissan com a e.dams, incluindo a compra pela Nissan de uma participação na escuderia campeã. Ele também trouxe a Shell para ser um parceiro-chave e patrocinador do programa de Fórmula E.
“Tenho orgulho de ter dado vida à visão de mobilidade elétrica da Nissan. O trabalho em conjunto com a equipe Nissan e.dams resultou na conquista de seis pole positions, seis pódios, a melhor equipe nas qualificações e o melhor piloto novato do ano”, disse Carcamo. “Também conquistamos a primeira vitória da Nissan na Fórmula E no E-Prix de Nova Iorque e Sébastien Buemi terminou em segundo na classificação geral do campeonato dos pilotos. O caminho trilhado entre o conceito e as corridas levou quatro anos de muito trabalho e recompensas. Quero agradecer a cada um na equipe por isso”.
Carcamo se mudará para o Japão, onde será promovido a diretor de Programas, para liderar o desenvolvimento dos futuros carros esportivos da Nissan e aplicar nestes veículos a experiência obtida nos programas de esportes a motor e Fórmula E.