Linha Galaxy e eletrodomésticos da marca, além de TVs, Soundbars e monitores, entre outros produtos, enriquecem experiência de casa inteligente promovida pela Samsung
A conexão do ecossistema SmartThings a vários produtos Samsung promove uma vida mais conveniente para os usuários. Por isso, o Natal é a oportunidade perfeita para presentear ou adquirir itens conectados, sejam dispositivos móveis, como smartphones da linha Galaxy, fones de ouvido da linha Buds, como o novo Buds2 Pro, passando pela linha de Smart TVs e Soundbars, até eletrodomésticos, como máquinas Lava e Seca, geladeiras Smart, aparelhos de ar-condicionado WindFree e robôs-aspiradores, permitindo acionar recursos diversos², como ligar, desligar e programar funções à distância, entre outros.
Intuitivo e fácil de usar – com apenas o smartphone ou smartwatch em mãos – o aplicativo SmartThings oferece uma ampla experiência conectada, que se adapta ao estilo de vida do usuário. As possibilidades são diversas em termos de interconectividade, indo além dos produtos e serviços Samsung, e abrangendo dispositivos inteligentes de outras marcas*. Assim, aparelhos e eletrodomésticos dotados de IA (Internet das Coisas) são conectados para criar um espaço mais conveniente em uma experiência personalizada, de acordo com os desejos e a rotina do usuário e de sua família.
“Quantas vezes, ao longo do dia, nos questionamos se desligamos a TV ou ar-condicionado antes de sair de casa, se o ciclo da lavagem de roupa já terminou ou até mesmo quais itens estão faltando em nossa geladeira para criarmos uma nova receita? Uma vida conectada simplifica as rotinas, permitindo que os consumidores se concentrem menos em rotinas diárias e mais nos momentos que realmente importam”, explica Arthur Wong, Diretor de Marketing da Samsung para a América Latina.
Conectividade e economia com SmartThings Energy
Entre as novidades anunciadas em 2022 para o ecossistema SmartThings, a Samsung disponibilizou aos usuários brasileiros do aplicativo a funcionalidade Energy, que, de forma 100% gratuita, permite aos usuários explorar maneiras de economizar no uso de energia elétrica por meio da visualização detalhada do consumo de diferentes aparelhos, tanto em Reais quanto em kWh, além de dar ao usuário a possibilidade de criar alertas e exibir comparativos para entender o quanto o aparelho conectado consome no fim do mês.
Com recursos integrados de inteligência artificial, a funcionalidade solicita o CEP da residência para estimar o preço por kWh a ser cobrado do consumidor de acordo com sua localidade, automaticamente atualizado mês a mês com dados como a tarifa da distribuidora de energia local, impostos e bandeiras tarifárias da ANEEL, caso vigentes. Além de permitir ao consumidor programar notificações de uso de energia quando estiver fora de casa, para o caso de deixar algum aparelho ligado, o usuário pode receber avisos de uso diário e estabelecer uma meta mensal de consumo, com notificações caso seja ultrapassada. O app ainda dá dicas de economia que ajudam no uso consciente, e mostra um relatório detalhado com o consumo médio por horário durante determinado período.
Outros recursos da vida conectada com SmartThings
Recentemente, a Samsung reinventou o ecossistema SmartThings e seus serviços conectados e parcerias, incluindo o Hub Everywhere, estendendo seus recursos para toda a casa inteligente com dados de áudio e visuais, bem como SmartThings Pet³ e SmartThings Cooking. A Samsung também fez uma parceria com a Philips Hue para integrar o Philips Hue Sync diretamente nos dispositivos Galaxy para que a iluminação doméstica inteligente possa combinar com a música. Essa colaboração contribuirá para que usuários e dispositivos estejam cada vez mais conectados no futuro.
A experiência perfeita se estende além do ecossistema da Samsung por meio da integração do SmartThings com o padrão Matter e a associação da Samsung à Home Connectivity Alliance. Neste sentido, o Google e a Samsung têm trabalhado juntos para permitir que os usuários encontrem e vinculem seus dispositivos em todas as plataformas, criando recursos otimizados para os dispositivos padrão Matter. A colaboração trará mais dispositivos e usuários para a casa conectada no futuro.
Quanto a serviços de assistentes de voz, a Bixby4 foi integrada mais profundamente ao SmartThings, uma ferramenta para desenvolvedores criarem experiências de interface de usuário de voz mais inteligentes. Como plataforma de assistente de voz representativa da Samsung, a Bixby evoluiu para se tornar a solução de IA no dispositivo capaz de controlar dispositivos Galaxy individuais, bem como a experiência entre dispositivos em todo o ecossistema Samsung. Com a nova Bixby Home Studio, os desenvolvedores agora podem construir experiências diferenciadas e personalizadas para a plataforma SmartThings.
Por fim, as novas TVs Samsung se conectam ao fone de ouvido sem fio Galaxy Buds2 Pro, para o usuário receber um som cristalino e de alta qualidade diretamente em seus ouvidos. O Buds2 Pro também é compatível com a tecnologia Auto Switch1, que troca o dispositivo que se está ouvindo ininterruptamente. Por exemplo: ao assistir a um filme na nova TV Neo QLED com os Buds2 Pro, quando receber uma ligação no smartphone, basta tocar em um dos fones para alternar o som da TV para o aparelho, atendendo a chamada por meio de uma transição suave e rápida.