Home Noticias Telefônica Vivo lança Firefox OS no Brasil

Telefônica Vivo lança Firefox OS no Brasil

por Plantão da Redação

Vivo inicia vendas dos smartphones Firefox OS LG Fireweb e Alcatel Onetouch Fire

Firefox OS permite aos consumidores ter o primeiro smartphone com sistema aberto para desenvolvimento de aplicações, a um custo-benefício muito vantajoso

O sistema também será lançado pela Telefónica em outros três países: Peru, Uruguai e México

A Telefônica Vivo anuncia hoje o lançamento do sistema operacional Firefox OS no Brasil nos celulares LG Fireweb e Alcatel Onetouch Fire. Já disponível na Espanha, Colômbia e Venezuela, o sistema é resultado de dois anos de desenvolvimento da Telefónica Digital em conjunto com a Fundação Mozilla. Além do Brasil, outros três países latino-americanos lançam dispositivos com o Firefox OS nos próximos dias: Peru, Uruguai e México.

O lançamento do Firefox OS no Brasil é um marco para a indústria móvel do país, pois aumenta a quantidade de opções de modelos de aparelhos inteligentes (smartphones) a preços acessíveis e com um sistema operacional baseado em código fonte aberto. O acontecimento de hoje também marca o primeiro lançamento mundial de um celular LG com o sistema Firefox OS.

Sistemas realmente abertos como o Firefox OS liberam os desenvolvedores das limitações dos ecossistemas existentes, mediante o uso da web como plataforma de acesso a todas as funcionalidades e aplicações. Sua concepção e construção com código aberto também permite uma constante e rápida evolução do sistema através do trabalho colaborativo com a Fundação Mozilla.

Para o presidente da Telefônica Vivo, Antonio Carlos Valente, o Firefox OS se converte numa opção relevante para o mercado de smartphones, hoje dominado por sistemas operacionais controlados por grandes empresas internacionais. “Pretendemos oferecer uma experiência totalmente nova ao cliente, a preços acessíveis e onde as funcionalidades e a evolução do sistema serão definidas pela imensa comunidade desenvolvedora do Firefox OS e não por alguma empresa em particular”, afirma o executivo.

Jay Sullivan, COO da Mozilla, afirma: “Nós construímos o Firefox OS como parte da missão da Mozilla de colocar o poder da web nas mãos das pessoas e oferecer a melhor experiência possível. Estamos felizes em ver o Firefox OS ganhar impulso com parceiros lançando novos dispositivos em novos mercados e desenvolvedores ao redor do mundo sendo inspirados para inovar. Nossa parceria com a Telefônica Vivo demonstra, de maneira rica, que novas experiências podem ser oferecidas pelo Firefox OS combinando o melhor do conteúdo global e local, com a elegância do novo device da LG”.

Ecossistema nacional

O sistema oferece ao cliente tudo o que necessita de um telefone inteligente, além de uma revolucionária capacidade de busca, que localiza na internet as aplicações e serviços relacionados ao tema pesquisado, muito além dos conteúdos puros localizados pelos buscadores tradicionais. O Firefox OS traz uma interface simples e intuitiva, além de um aplicativo de controle de gastos e redes sociais integradas. O sistema é ainda mais “leve” que os atuais, o que permite que seja executado em hardwares mais simples.

O cliente pode se beneficiar de um fácil acesso a aplicativos globais e locais dentro do Marketplace do Firefox. Entre as empresas globais de conteúdo que apoiam o Firefox OS encontram-se o eBay, Wikipedia, The Weather Channel, TIME, Fox Sports , AOL, CNNMoney, Huffington Post, Badoo, KAYAK, TMZ,SoundCloude Tuenti.

No Brasil, a loja do Firefox OS já tem mais de 50 aplicativos nacionais de diversas categorias desenvolvidos para a plataforma. Entre os apps nacionais, estão UOL, BOL, Editora Globo, SporTV, Dieta e Saúde, Kekanto, Galinha Pintadinha, Itaú, Climatempo, IG, OLX, Decolar, Terra, Guia Mais, Vivo meu App e Vivo Chat. O resultado é fruto do trabalho realizado pelo Centro de Inovação da Telefônica há um ano e meio para incentivar o desenvolvimento do ecossistema do Firefox OS no país. Ao longo desse período, o Centro realizou hackatons, participou de palestras e seminários sobre Firefox OS, e promoveu eventos com uma comunidade de mais de 1.400 desenvolvedores, a fim de disseminar no mercado as práticas do novo sistema operacional.

Os dois modelos de celulares já à venda oferecem todas as capacidades de um telefone inteligente, incluindo mensagens, correio eletrônico, calendário, rádio FM, câmara com filtros incorporados, serviços de localização baseados ​​nos mapas do HERE e na navegação através do Firefox Web.

O LG Fireweb conta com uma tela tátil HVGA TFT de 4 polegadas e tem um processador Qualcomm 3G de 1 GHz, e 2 GBytes de memória interna. Também conta com uma câmara de 5 megapixels.

OAlcatel Onetouch Fire dispõe de um display de 3,5 polegadas, câmera de 3,2 megapixels, processador Qualcomm 3G de 1 GHz, e cartão de memória de 2 GBytes.

Campanha abrangente

Com o conceito “Você muda, ele também”, a campanha para divulgação do sistema operacional foi desenvolvida pela DM9DDB, e conta com filmes em TV aberta, mídia on-line, merchandising, ambientação de pontos de venda, além dos canais próprios da marca. A linha criativa explora o conceito de busca inteligente, demonstrando o dinamismo na experiência do usuário com seus conteúdos de interesse.

Para complementar as ações, foi criado também um hotsite específico com informações sobre o sistema operacional, tutoriais explicativos e venda on-line dos smartphones. O endereço é www.vivo.com.br/firefoxos<http://www.vivo.com.br/firefoxos>.

Outros traços especiais deste lançamento são a trilha sonora dos filmes, comprada exclusivamente para a campanha, e a direção da produção, assinada por James Gooding, profissional e responsável por filmes premiados.

Sobre a Telefônica Vivo

A Telefônica Vivo é a maior empresa de telecomunicações do País, com 91,1 milhões de clientes, sendo 76,2 milhões apenas na operação móvel, na qual detém o maior marketshare do segmento (28,7%) em âmbito nacional, de acordo com resultados do balanço trimestral (2T13). A Telefônica Vivo atua na prestação de serviços de telefonia fixa no Estado de São Paulo e telefonia móvel em todo o território nacional e conta com um portfólio de produtos completo e convergente (voz fixa e móvel, banda larga fixa e móvel, ultra banda larga (over fiber), TV, dados e TI).

A empresa está presente em mais de 3,7 mil cidades, mais de 3,1 mil delas com acesso à rede 3G e mais de 60 cobertas com 4G. O Brasil, onde atua desde 1998, é a maior operação mundial da Telefônica em número de clientes.

O Grupo Telefonica é um dos maiores conglomerados de comunicação do mundo, com presença em 24 países, 317,3 milhões de acessos, 131,9 mil empregados e receitas de 62,3 bilhões de euros (2012). Os investimentos previstos para o Brasil no período 2011-2014 totalizam R$ 24,3 bilhões. As principais empresas são Telefônica Brasil (Telefônica Vivo) e Terra (provedor e portal de internet).

Sobre a Telefónica Digital

A Telefónica Digital<http://www.telefonica.com/digitalhub> é uma divisão de negócio global da Telefónica. Sua missão é aproveitar as oportunidades no mundo digital e contribuir para o crescimento da empresa através da inovação e do desenvolvimento, do capital de risco, de alianças globais e serviços digitais, como a informática na nuvem, a publicidade móvel, as soluções M2M e a Saúde (eHealth).

A Telefónica Digital oferecerá estes novos produtos e serviços aos 315 milhões de clientes da Telefónica no mundo, assim como a entrada em novos mercados. Tem sua sede em Londres, com centros regionais no Vale do Silício, São Paulo, Espanha eTelAviv.

Visite www.telefonica.com/digitalhub<http://www.telefonica.com/digitalhub>
No Twitter, acesse@tefdigital<http://www.twitter.com/tefdigital>

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações