É a notícia deveria causar vergonha aos dirigentes da Telefônica. Vários portais e mídias especializadas enviaram e despejaram suas matérias e artigos sobre problemas com a Empresa. Jusntamento no Dia Internacional dos Direitos do Consumidor, causando além da vergonha, algumas notícias desagradáveis.
A data comemorativa serviu como apoio para a divulgação do Cadastro de Reclamações Fundamentadas pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, que trouxe dados referentes a 2010.
Pelo segundo ano consecutivo, a Telefônica apareceu no topo do ranking, assim como o Itaú (apesar de agora listado como Itaú Unibanco) se manteve em segundo lugar. Depois aparecem Bradesco (que em 2009 esteve em 7º), Samsung (20º), Claro (6º), Eletropaulo (3º), Sony Ericsson (4º), LG (30º), Santander (19º) e NET (17º).
A lista contém apenas reclamações fundamentadas, ou seja, demandas de consumidores que não foram solucionadas, sendo necessária a abertura de processo administrativo para serem trabalhadas pelo órgão junto aos fornecedores.
A Telefônica recebeu, no total, 3.137 reclamações durante 2010, das quais 862 não foram atendidas. O número de chamadas é quase o dobro do Itaú, que teve 1.708; mas em termos percentuais o grupo financeiro foi pior, já que não solucionou 883 casos. Isso significa que apenas 48,3% das reclamações do Itaú foram resolvidas, contra 72.5% da Telefônica.
As empresas que menos resolveram seus chamados foram Santander, com 79,1% de falha, seguido por Eletropaulo (71,1%), Itaú (51,7%), Sony Ericsson (47,7%), Bradesco (45,3%), NET (43,2%), LG (41,2%), Telefônica (27,5%), Claro (23,9%) e Samsung (11,6%).
Redação Adnews