O relatório anual da Ford, sobre as tendências para 2021, apontou como destaque a opção dos usuários por transporte pessoal e assinala um aumento na demanda no mercado automotivo, justamente pela segurança que o carro propicia e a certeza da pessoa de que “pode controlar seu ambiente”.
Segundo a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis – Abla, o setor de locação continua promissor com uma retomada acelerada nos negócios, mesmo com a pandemia. As pessoas preferem o transporte individual ao coletivo ou o compartilhado, o que incrementa a locação de veículos.
De olho nessa movimentação, que incluí a entrada das montadoras de veículos, concessionárias e bancos nesse ramo de atividade, a Euro.it, que desenvolve soluções tecnológicas para gestão de locadoras e frotas, apresenta nessa semana uma nova versão do seu sistema, que será disponibilizada gradualmente para todos os seus clientes.
Uma evolução dos seus produtos, que se adaptam às necessidades mais atuais do segmento de locação, como motorista de aplicativo e carro por assinatura. E também já antecipa às tendências para os próximos anos, para qualquer modal de transporte e mobilidade. Trata-se do E-Rental e o E-Fleet, sistemas que permitem às empresas do setor uma gestão completa por meio de tecnologia.
Fundada em 2000, a Euro.it tornou-se líder e reconhecida pela sua inovação em softwares específicos para o setor, com um “market share” de 43% do mercado de locadoras no segmento de pequenas e médias empresas. Segundo a Abla, até o final de 2019, o País contava com uma frota total de 998 mil veículos em todos os portes de locadoras, números que já estão sendo retomados, apesar da pandemia.
No último ano, com as transformações significativas do mercado, a Euro.it se adequou rapidamente às mudanças de cenário, o que colaborou para o melhor desempenho dos negócios de seus clientes, mesmo neste momento crítico que as locadoras vivenciaram, devido à pandemia. A empresa também se antecipou às tendências e expansão do mercado, incluindo os novos agentes do setor e as novas formas de locação.
De acordo com Antônio Jorge Martins, coordenador de cursos automotivos da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a mudança de comportamento do consumidor dando prioridade à mobilidade e não à posse, está fomentando o negócio de aluguel de carros. Martins observa que a produção mundial já atingiu 100 milhões de unidades, mas agora deve recuar para cerca de 80 milhões neste ano. A redução da demanda vem exatamente da pessoa física, enquanto a venda para locadoras ganha importância. Hoje, estima Martins, cerca de 45% da produção das montadoras já é destinada às locadoras, que nesse novo cenário cada vez mais concorrerão nesse mercado de locação (fonte: Uol).
A evolução dos sistemas da Euro.it, além de aspectos técnicos, inclui um novo layout, desenvolvido para atender os novos players e os operadores do sistema, que estão entrando no mercado, entre eles montadoras e concessionárias. E, para atender às escolhas de diferentes navegadores que as empresas utilizam, passou a ser “multi browser”, facilitando inclusive o trabalho em “home office” dos operadores.
“A Euro.it pretende disponibilizar essas ferramentas para a transformação e desempenho de milhares de empreendedores incorporados à mobilidade. Também busca o reconhecimento nacional e internacional como a ferramenta que impulsiona a evolução e o crescimento dos negócios do setor”, explica Julian Gritsch, CEO da Euro.it.
Além de carros no sistema de assinatura, aluguel de curto ou longo prazo, motorista por aplicativo e terceirização de frotas, a atualização do sistema contempla soluções completas para vários tipos de segmentos de mobilidade.
“Todo nosso modelo de negócio de aluguel está preparado para atender outros modais de transporte, bastando adaptações específicas. Atualmente, nosso foco são os carros, motos, caminhões, ônibus, “motorhomes”, entre outros, mas podemos dar suporte às empresas de locação de aviões, helicópteros, drones e até de foguetes, seja qual for a exigência do mercado”, diz Gritsch.
Nova identificação visual
Para acompanhar as novidades dos sistemas, a Euro.it atualizou sua identidade visual, com o objetivo de reposicionar a marca e estar preparada para o futuro, aumentando assim seu ciclo de vida e expansão para outros mercados internacionais. O novo logotipo transmite o envolvimento da Euro.it com o desempenho e sucesso dos negócios dos seus clientes.
Sobre a Euro.it Tecnologia
A Euro.it oferece as mais completas ferramentas de gestão para locadoras e frotas de veículos do Brasil, que são utilizadas por mais de 700 clientes, de vários modais de transporte e mobilidade, com mais de 175 mil veículos. São soluções para gestão completa dessas empresas, entre elas: gestão de reservas, contratos de curto, médio e longo prazo e seu consequente faturamento, gestão de multas, acidentes, gestão de manutenção, CRM, processo de compras (mobilização e desmobilização de frotas), financeiro completo (contas à pagar e receber), integrações contábeis e fiscais, criação de websites para locadoras, além de processos de assinatura digital, “checklist” eletrônico, BI – “Business Intelligence”, integração de multas, entre muitas outras ferramentas.
Website: http://www.euroit.com.br/nova_euroit