O ano de 2020, marcado pela pandemia da covid-19 e pela crise econômica e social global, levou a um maior escrutínio das questões ESG (Environmental, Social and Governance ou Ambiental, Social e Governança, em português) por parte dos investidores, como revela o último ESG Investment Observatory, publicado em março de 2021.
Assim como nos Estados Unidos, Grã-Bretanha e Europa continental, essa agenda vem ocupando um lugar de destaque também no ecossistema corporativo brasileiro, onde, até recentemente, era considerada apenas algo “agradável de mostrar ou da moda”.
De acordo com o Índice de Transformação Digital da Dell Technologies 2020 (DT Index 2020), aproximadamente 87,5% das empresas localizadas no Brasil realizaram alguma iniciativa voltada à transformação digital. O número superou a média mundial, de 80%.
Nesse sentido, a Covid-19 acelerou a transformação digital da economia e mudou os hábitos de consumo, as relações profissionais e a dinâmica de trabalho, causando impacto em diferentes setores e aumentando a preocupação com questões como saúde e bem-estar.
Dessa forma, o departamento de RH passou a ser um dos atores principais na coordenação e implementação das práticas ESG e o uso da tecnologia tem sido essencial para pavimentar o caminho para essas iniciativas.
Uma preocupação global
Há algum tempo, a comunidade empresarial, governos e diversos segmentos sociais têm evoluído no sentido de aumentar a atenção às práticas ESG, incluindo a sustentabilidade. A pandemia covid-19 serviu para acelerar o ritmo.
Um relatório recente do IBM Institute for Business Value descobriu que 93% dos consumidores sentiram que a pandemia afetou suas visões sobre sustentabilidade e que as pessoas estão dispostas a pagar mais por isso.
Nos Estados Unidos, um estudo da Pew Research encontrou um novo patamar para a preocupação ambiental, quase igualando a economia como uma das principais prioridades políticas.
Um relatório do Fórum Econômico Mundial de 2020 afirma que quase metade da União Europeia e cerca de 75% dos cidadãos chineses consideram a mudança climática uma grande ameaça à sociedade.
No entanto, as práticas ESG também envolvem questões como ética, desenvolvimento de capital humano, práticas trabalhistas justas, diversidade, equidade e inclusão, transparência organizacional e muito mais.
A IBM, por exemplo, descobriu que áreas de responsabilidade social como educação, igualdade de gênero, erradicação do racismo e promoção de oportunidades eram muito importantes ou extremamente importantes para cerca de 75% dos entrevistados.
O papel do RH na promoção das práticas ESG
O coronavírus destacou várias questões que se enquadram na categoria “S” dos critérios ESG, incluindo estabilidade social, emprego, infraestrutura, proteção de dados, bem como a saúde e segurança dos trabalhadores.
Por isso, é fundamental que o RH esteja envolvido nas discussões e exerça protagonismo na definição de políticas e metas empresariais visando a atingir o patamar de empresa ética, ambientalmente responsável e inclusiva.
Em muitos casos, para alcançar esses objetivos, é necessário imprimir uma mudança na cultura organizacional, que deve ser liderada pelo RH.
De fato, a equidade salarial entre gêneros, a diversidade e a inclusão são alguns dos pilares da ESG e, exigem a protagonismo do departamento de Recursos Humanos.
Como a tecnologia ajuda o RH a impulsionar o ESG?
Existem diferentes maneiras como a tecnologia pode impulsionar a adoção de práticas relacionados ao ESG no RH.
A solução de Capital Humano Compliance HCM (Human Capital Management) Compliance, ooe exemplo, disponibiliza uma suite completa e modular desenvolvida pela Compliance Soluções para a Gestão de Pessoas.
Essa solução possui diferentes módulos que otimizam muitos dos fluxos de trabalho do RH, tornando-os mais eficazes e conectados com as práticas ESG.
Por exemplo, o cálculo de folha de pagamento integrado aos sistemas de gestão ajuda a reduzir o consumo de papel, o que é bom para o meio ambiente.
Já o módulo de mensageria, permite ao RH cumprir com as obrigações acessórias de forma ágil e transmitindo as informações corretas e com segurança garantindo a conformidade com as leis, o que é um aspecto fundamental da governança.
O módulo de treinamento e desenvolvimento permite que os profissionais de RH desenvolva e acompanhe iniciativas de qualificação profissional dos colaboradores, o que está alinhado com as práticas sociais do ESG.
A solução ainda conta com módulos especialmente desenvolvidos para gestão da saúde e segurança do trabalho (SST) dos colaboradores e do programa de participação nos resultados. Tudo isso ajuda a garantir o bem-estar e a satisfação dos colaboradores.
O HCM Compliance é uma solução baseada em nuvem, o que significa que ele não necessita de uma infraestrutura local para funcionar. Assim, sua utilização contribui para um uso mais racional de energia elétrica na empresa.
A solução também conta com recursos de automação de processos repetitivos, o que ajuda a melhorar a qualidade do trabalho dos próprios profissionais de RH. Isso também ajuda a liberar tempo para que os gestores se dediquem a atividades mais relevantes.
Finalmente, a utilização de uma ferramenta de Gestão de Pessoas completa, como o HCM Compliance, melhora a visualização de todos os processos, otimiza os fluxos de trabalho e oferece ferramentas fundamentais para avaliar e acompanhar as políticas de RH relacionadas ao ESG.
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