Home Noticias Stattus4 usa Inteligência Artificial para aumentar eficiência na identificação de vazamentos de água

Stattus4 usa Inteligência Artificial para aumentar eficiência na identificação de vazamentos de água

por SimbiekJP
4fluid

Empresa utiliza nuvem Microsoft para viabilizar solução de IA que já possibilitou economia equivalente a seis mil piscinas olímpicas ao identificar vazamentos

De acordo com Instituto Trata Brasil, 38,5% de toda a água potável é perdida devido a vazamentos em todo o país – quantidade suficiente para abastecer cerca de 30% da população nacional por um ano. Com o intuito de diminuir parte deste impacto, a Stattus4, startup focada em sustentabilidade, criou o 4Fluid, sistema de gestão e monitoramento de perdas na distribuição de água, baseado em Inteligência Artificial (IA) e internet das coisas (IoT), utilizando a plataforma de nuvem da Microsoft.

Com o 4Fluid, a investigação é feita somente nos pontos que a ferramenta apontar como suspeitos de vazamento (Crédito: Divulgação)
A investigação é feita somente nos pontos suspeitos. (Crédito: Divulgação)

A tecnologia, desenvolvida e treinada internamente por cientistas e engenheiros no centro de pesquisa da empresa, funciona a partir de sensores acoplados a hidrômetros e cavaletes de água. De acordo com Marília Lara, CEO da Stattus4, as gravações dos sons são, então, armazenadas na nuvem Azure, onde os algoritmos processam as informações e conseguem identificar a incidência ou não de vazamentos. “São necessários apenas 10 segundos de vibrações diferentes para classificação dos casos e sua gravidade”, explica.

Em uma analogia simples, o sistema funciona como os famosos aplicativos capazes de identificar uma música ao ouvir apenas um trecho dela. Nesse caso, porém, o sistema da Stattus4 informa se há ou não um possível vazamento ao analisar os ruídos gerados nos hidrômetros e cavaletes.

A solução 4Fluid pode ser utilizada para fazer a análise do campo de duas formas: com sensores móveis e fixos. O modelo móvel auxilia no processo de varredura acústica, a partir da análise de ruídos realizada pela IA, e permite que os profissionais foquem apenas nos pontos com suspeita de vazamento. Já o modelo fixo permite a verificação em tempo real, realiza a leitura de consumo de água e acompanha a pressão de cada cavalete ou hidrômetro no qual foi instalado. A partir do cruzamento dos dados comerciais e operacionais do local, a Inteligência Artificial gera alarmes, beneficiando a tomada de decisão.

Aplição do 4Fluid
4Fluid monitora as perdas na distribuição de água. (Crédito: Divulgação)

O treinamento dos sensores com IA é realizado pelo time de desenvolvedores da Stattus4 a partir de mais de 700 mil amostras de ruídos, coletadas desde janeiro de 2018. A meta da companhia é chegar a 800 mil amostras até o fim do ano. A partir da tecnologia, a empresa, que atua em 32 cidades do país, já conseguiu promover uma economia equivalente a seis mil piscinas olímpicas desde 2018 e beneficiou cerca de 7 milhões de habitantes.

Para Lara, o uso da nuvem Azure foi importante pois proporcionou maior segurança aos dados, uma vez que a plataforma de nuvem da Microsoft os apoiou na adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), além de melhores ferramentas de gerenciamento em tempo real para a equipe de desenvolvedores. O ganho de escala é outro benefício mencionado pela executiva.

Utilizado por órgãos do setor público, o 4Fluid tem como objetivo integrar as informações de diversas regiões e fornecer os dados para companhias e estações de tratamento a fim de promover melhorias na gestão da distribuição de água.

A expectativa da companhia é de também expandir a presença de sua solução baseada em inteligência artificial para outros estados do Brasil e para outros países.

Sobre a Stattus4

A Stattus4 é uma startup de tecnologia focada na construção de cidades inteligentes a partir da Sustentabilidade e IoT (Internet of Things). Sua missão é coletar e entender as informações sobre os recursos naturais do nosso planeta para torná-los acessíveis para mais pessoas. Baseada em três ferramentas: Sensoriamento, Inteligência Artificial e suporte na tomada de decisão, a Stattus4 desenvolveu a solução 4Fluid, na qual o objetivo é acabar com a escassez de água nos centros urbanos através de sensores que detectam não conformidades nas redes e ramais de distribuição.

Sobre a Microsoft

A Microsoft habilita a transformação digital na era da nuvem inteligente e da fronteira inteligente. Sua missão é empoderar cada pessoa e cada organização no planeta a conquistar mais. A empresa está no Brasil há 30 anos e é uma das 110 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975. Desde 2003, a empresa investiu mais de R$ 600 milhões levando tecnologia gratuitamente para 3.191 ONGs no Brasil, beneficiando vários projetos sociais. Entre 2011 e 2017, a Microsoft já apoiou mais de 6.200 startups no Brasil, com investimento superior a US$ 219 milhões em créditos em nuvem.

Fonte: https://news.microsoft.com/

Você também pode gostar

Deixe um Comentário