O acesso à tecnologia foi fundamental: investimento da WE Impact e participação da edutech no programa Microsoft for Startups viabilizaram a adoção da nova estratégia
De acordo com a McKinsey & Co, cerca de 50% dos compradores B2B adiaram suas compras devido à pandemia. Enquanto isso, 75% aderiram ao modelo digital de aquisição de serviços e acreditam que ele é mais eficiente que o presencial – mais de 80% dos tomadores de decisão de compras nas empresas afirmam preferir o autosserviço ou interações remotas com seus potenciais fornecedores.
Foi após a transição de uma estratégia tradicional de prospecção para uma 100% digital que a startup Pontue, plataforma SaaS de aprendizagem para escolas do Ensino Fundamental ao Pré-vestibular, garantiu um aumento de 20 vezes na sua conversão de novos clientes.
Mas essa mudança isolada não teria sido suficiente – o ingrediente especial foi a aposta em um modelo freemium, já que nem todos estavam dispostos a investir em novos serviços em um primeiro momento, especialmente no setor de Educação. “As incertezas criaram um cenário em que as compras funcionam cada vez mais sob demanda e é importante conhecer o serviço antes de fechar um contrato”, conta a fundadora e CEO da edutech, a professora Cristiane Miura.
Antes da Covid-19, a empresa trabalhava com visitas presenciais a escolas, a criação de um piloto e o fechamento do negócio após um período médio de três meses. “Hoje, apenas 10 dias de uso da plataforma de maneira gratuita já geram conversões, o que nos mostra também que estamos proporcionando uma experiência positiva. Conhecemos a fundo, e cada vez mais, as dores do nosso público: usabilidade e interface são extremamente importantes. Entregamos um serviço de uso simples e fácil, que se adapta às necessidades das escolas”, afirma.
O novo modelo não só reduziu em mais de 50% o custo de aquisição de clientes (CAC), como garantiu um salto qualitativo. “Criamos uma jornada na qual quem qualifica o cliente é o próprio produto: quanto mais ele interage com a plataforma, mais sei que ele está pronto para comprar. Isso permitiu uma maior assertividade do nosso time comercial”, destaca Cristiane.
A CEO conta que dois fatores contribuíram muito para o desenvolvimento da estratégia freemium da Pontue: a participação no programa de desenvolvimento da WE Impact, venture builder dedicada a startups lideradas por mulheres, e depois, após receber o investimento da empresa, o acesso ao Microsoft for Startups, que que tem o objetivo de acelerar o crescimento das startups em todo o mundo.
“Com o apoio da WE Impact, desenvolvemos um conhecimento valioso sobre growth e aprendemos tudo o que precisávamos para criar testes e validar a jornada digital dos nossos potenciais clientes”, ela relembra. “Na sequência, tivemos acesso às melhores ferramentas da Microsoft, como o Azure, plataforma de nuvem da Microsoft. O ganho de espaço de armazenamento para vídeos e imagens produzidos pelas escolas possibilitou colocar o modelo em prática na nossa plataforma”, explica.
A CEO da WE Impact, Lícia Souza, conta o que foi vital para o caminho da edutech rumo ao crescimento acelerado. “Após o investimento, as startups do nosso portfólio iniciam uma jornada de Venture Management, na qual trabalhamos muito próximas à empreendedora e ao time, unindo estratégia, tecnologia e conexões valiosas. Junto à Pontue, trabalhamos fortemente a etapa de go to market. Não à toa, a startup cresceu 322% somente no ano passado, e prevê resultados ainda mais otimistas em 2021”, ressalta a investidora.
Além disso, a WE Impact é investida e parceira do WE Ventures, fundo voltado a investimento em mulheres na tecnologia, que faz parte do programa Women Entrepreneurship (WE), desenvolvido pela Microsoft Participações em parceria com o Sebrae Nacional e M8 Partners, em associação com a Bertha Capital. Tal parceria garante, entre outros benefícios, a avaliação das startups investidas WE Impact para o programa Microsoft for Startups.“O Microsoft for Startups tem o objetivo de acelerar o crescimento das startups em todo o mundo, apoiando e estimulando a jornada empreendedora. Acompanhar o crescimento da Pontue e presenciar seu sucesso é o principal e mais gratificante indício de que nossos esforços estão gerando resultados significativos para o mercado brasileiro de startups”, afirma Franklin Luzes, vice-presidente de Inovação, Transformação e Novos Negócios da Microsoft Brasil.
Todas as atividades em sala de aula via plataforma Pontue geram imagens e vídeos. Testar um modelo freemium na proporção alcançada demandaria um investimento muito alto para a startup naquele momento. “O Microsoft for Startups fez a diferença em um período crucial para o nosso crescimento e já estamos colhendo os frutos positivos”, comemora Cristiane Miura.
Sobre a Pontue
A Pontue é uma plataforma SaaS de ensino de escrita EAD que permite ao professor construir um plano de aula totalmente online, de maneira rápida e descomplicada: ele seleciona o objetivo da aprendizagem, escolhe a videoaula, apostila ou atividade que irá compor a jornada e libera para o aluno. Por meio do celular ou do notebook, o aluno acessa todo o plano, estudando e aprendendo no próprio ritmo, de forma personalizada.
A Plataforma facilita a gestão das aulas online utilizando Inteligência Artificial para agilizar a correção de redações e tarefas, além de potencializar a conexão entre coordenadores, professores e alunos do Ensino Fundamental I ao Pré-vestibular. Além disso, conta com tecnologias de análise de dados para identificação de discrepância de notas e screencast (vídeo que grava a tela do computador).
Foi fundada em 2017 por Cristiane Miura, CEO da Pontue, e Livia Toledo, COO. Em 2020, realizou sua primeira rodada de captação, recebendo investimento da WE Impact, venture builder dedicada a mulheres líderes de startups, do Grupo Eleva, maior grupo de educação básica do país, e das investidoras anjo que formam a WIM Angels.
Hoje, conta com mais 200 escolas parceiras, 35 mil alunos de escolas públicas e privadas, e uma base com mais de 1,7 mil educadores.
Sobre a WE Impact
Primeira venture builder dedicada a mulheres líderes de startups do Brasil. Investe capital financeiro e estratégico em startups lideradas por mulheres, apoiando seu crescimento com suporte hands-on e semeando a cultura da diversidade como pilar de transformação e vantagem competitiva.
Seus recursos compartilhados incluem uma rede exclusiva de mentores e grandes corporações que atuam no aperfeiçoamento de produtos tecnológicos, construção de time e growth mindset.
Fundada em 2019, já investiu mais de R$ 1,5 milhão no empreendedorismo feminino tecnológico, impactando a vida de mais de 100 mulheres desse ecossistema. Conta com apoio institucional da KPMG e operacional da Microsoft e da Flex, entre outras grandes corporações.
Sobre a Microsoft
A Microsoft (Nasdaq “MSFT” @microsoft) habilita a transformação digital na era da nuvem inteligente e da fronteira inteligente. A missão da Microsoft é empoderar cada pessoa e organização no planeta a conquistar mais. A empresa está no Brasil há 32 anos e é uma das 120 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975. Em 2020, a empresa investiu mais de US$ 13 milhões levando tecnologia gratuitamente para 1.765 ONGs no Brasil, beneficiando vários projetos sociais. Desde 2011, a Microsoft já apoiou mais de 7.500 startups no Brasil por meio de doações de mais de US$ 202 milhões em créditos de nuvem.