Baseada em nuvem, rede social que já conta com 10 mil usuários ativos busca aproximar quem quer aprender de quem quer ensinar
São Paulo, 24 de janeiro de 2022. A startup Bettaself criou uma rede social com foco em educação social com marketplace integrado para a disponibilização de serviços de ensino, na qual os usuários podem aprender e transmitir seus conhecimentos. A empresa, apoiada pelo programa Microsoft for Startups, conseguiu utilizar a nuvem Microsoft Azure para habilitar a plataforma. Apenas no dia do seu lançamento, a Bettaself obteve mais de 100 mil acessos e, atualmente, possui cerca de 10 mil usuários cadastrados e ativos.
De acordo com os executivos, a inspiração para a criação da plataforma surgiu da Link School of Business, a primeira faculdade de empreendedorismo do Brasil, criada com o intuito de fazer um diferencial na educação e permitir que as pessoas possam praticar aquilo que querem exercer profissionalmente. O objetivo da instituição não se limita à transmissão de conhecimento, uma vez que também se encarrega de fazer a aplicação, provocação, mentoria e aceleração de empresas nascidas dentro de seu ambiente acadêmico. Além disso, a Bettaself também foi inspirada em uma conta do Instagram chamada “Além da Facul”, criada por Álvaro Schocair, fundador da Link School of Business e da Bettaself que virou um negócio a partir da venda de cursos digitais sobre empreendedorismo e desenvolvimento pessoal.
“Existe um elo a ser feito entre as pessoas que tem algo para ensinar e aquelas que querem aprender alguma coisa. Se você quer aprender alguma coisa, basta fazer uma pesquisa na internet, que será apresentada uma série de artigos e vídeos. Mas também há uma possibilidade mais sofisticada, que seria se matricular em uma faculdade para fazer um curso de médio a longo prazo. Entre esses dois extremos, existe uma diversidade de opções muito grande, dado que, cada vez menos, as pessoas estão buscando cursos de grande extensão para extrair o conhecimento que elas precisam naquele exato momento. Isso é bastante perceptível, por exemplo, quando analisamos de perto o crescimento notório das mentorias on-line, em que uma pessoa irá te ensinar aquilo que você está buscando de uma maneira mais imediata”, comenta Álvaro Schocair.
Com a rede social, as pessoas podem postar conteúdos de temas que possuem domínio, dando-lhes a oportunidade de oferecer serviços de ensino ou para quem quer aprender encontrar conteúdos diversos compartilhados por outros usuários. A Bettaself, então, surge da prerrogativa de que todo mundo tem algo para ensinar ou aprender, unindo ambas as partes, independentemente da distância e situação econômica.
Alessandra Ferrari, co-fundadora e CEO da Bettaself, explica que “a Bettaself funciona como uma rede social com marketplace disponível em aplicativo e em breve na versão web. Isso permite que as pessoas acessem o conteúdo quando e onde quiserem”.
Por meio do Microsoft for Startups, a Bettaself recebeu apoio da companhia com benefícios como créditos em nuvem, capacitação, apoio de especialistas e acesso a diversos softwares. Além disso, também foi fornecida toda a infraestrutura para que o time de desenvolvedores pudesse construir uma aplicação nativa em nuvem com o Azure. Tudo isso foi feito em cinco semanas, utilizando também o Azure Devops, além de soluções de contêineres e microsserviços.
“Por meio desse programa, a Microsoft consegue orientar startups a crescer no mercado e incentivar o empreendedorismo brasileiro a alcançar um próximo nível. Ao apoiar plataformas como a Bettaself, estamos não só auxiliando a inovação no País, como a educação a partir da troca de conhecimento e experiências”, declara Vera Cabral, diretora de educação da Microsoft.
Logo após o seu lançamento, a Bettaself recebeu pedidos de outros lugares do mundo, como EUA, Israel, e diversos países europeus para a implementação da tecnologia de forma local. Por fim, dentre os planos da companhia que hoje atua no segmento B2C, está a disponibilização do serviço para empresas de forma personalizada.
Sobre a Microsoft
A Microsoft (Nasdaq “MSFT” @microsoft) habilita a transformação digital na era da nuvem inteligente e da fronteira inteligente. A missão da Microsoft é empoderar cada pessoa e organização no planeta a conquistar mais. A empresa está no Brasil há 32 anos e é uma das 120 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975. Em 2020, a empresa investiu mais de US$ 13 milhões levando tecnologia gratuitamente para 1.765 ONGs no Brasil, beneficiando vários projetos sociais. Desde 2011, a Microsoft já apoiou mais de 7.500 startups no Brasil por meio de doações de mais de US$ 202 milhões em créditos de nuvem.