*Por Rohan Kumar, CVP, Dados do Azure
Hoje anunciamos a disponibilidade geral do SQL Server 2022, a versão mais preparada do SQL Server para o Azure da história, com inovações contínuas em áreas como desempenho, segurança e disponibilidade.1 A nova versão é mais um marco na história de mais de 30 anos do SQL Server.
O SQL Server 2022 é integrado perfeitamente com o restante da Microsoft Intelligent Data Platform, que unifica bancos de dados operacionais e de análises, além da governança de dados.
As conexões do SQL Server 2022 com o Azure Synapse Link e o Microsoft Purview permitem que os clientes gerem insights e previsões mais detalhadas, além de exercerem uma governança mais profunda a partir de seus dados em escala. A integração com a nuvem também inclui a recuperação de desastres (DR) para as Instâncias Gerenciadas do Azure SQL, juntamente com análises quase em tempo real, permitindo que os administradores de banco de dados gerenciem suas propriedades de dados com maior flexibilidade e impacto mínimo para os usuários finais.2
O desempenho e a escalabilidade são automaticamente aprimorados com a nova inteligência de consulta integrada. A inovação em segurança, com base no histórico do SQL Server como sendo o banco de dados menos vulnerável dos últimos 10 anos, continua com o Ledger for SQL Server, que usa blockchain para criar um histórico temporal à prova de violações de todas as alterações no banco de dados.
Preparado para o Azure
Recurso Link para Instância Gerenciada do Azure SQL: para garantir tempo de atividade, o SQL Server 2022 está totalmente integrado ao novo recurso de Link na Instância Gerenciada do Azure SQL. Com ele, você se beneficia de um ambiente de PaaS aplicado à recuperação de desastres, permitindo que você gaste menos tempo na configuração e no gerenciamento, mesmo quando comparado a um ambiente IaaS. Isso funciona usando um Grupo de Disponibilidade Distribuída interno para replicar dados para uma Instância Gerenciada do Azure SQL implantada anteriormente como um site de réplica de DR. A instância estará pronta e aguardando sempre que você precisar dela — sem necessidade de configuração ou manutenção demorada. Você também pode usar esse recurso de link em cenários de expansão de leitura para reduzir solicitações pesadas que, de outra forma, poderiam afetar o desempenho do banco de dados. E estamos trabalhando na criação de mais recursos para oferecer suporte à recuperação de desastres online.
Azure Synapse Link para SQL: anteriormente, mover dados de bancos de dados locais, como o SQL Server, para o Synapse exigia que você usasse recursos de ETL (extração, transformação e carregamento). Configurar e executar um pipeline de ETL é demorado, e os insights geralmente ficam desatualizados em relação ao que está acontecendo no momento. O Azure Synapse Link para SQL Server 2022 fornece feeds de alterações automáticas para capturar as alterações no SQL Server e alimentá-las no Azure Synapse Analytics. O Synapse Link fornece análise quase em tempo real e processamento transacional e analítico híbrido com impacto mínimo nos sistemas operacionais. Depois que os dados chegam ao Synapse, você pode combiná-los com muitas fontes de dados diferentes, independentemente de seu tamanho, escala ou formato, e executar análises poderosas sobre todos eles usando sua escolha entre Machine Learning do Azure, Spark ou Power BI. Como os feeds de alterações automatizados apenas enviam por push o que é novo ou diferente, a transferência de dados ocorre muito mais rapidamente e permite insights quase em tempo real, tudo com impacto mínimo no desempenho do banco de dados de origem no SQL Server 2022.
“O Synapse Link para SQL Server 2022 nos ajuda a replicar perfeitamente os dados operacionais quase em tempo real, e assim podemos contar com análises muito mais poderosas.” Javier Villegas, Diretor de TI para Serviços de DBA e BI, Mediterranean Shipping Company
Integração com o Microsoft Purview: O Microsoft Purview é um serviço unificado de governança e gerenciamento de dados. Temos o prazer de destacar que o SQL Server também está integrado ao Microsoft Purview para maior descoberta de dados, permitindo que você quebre seus silos de dados. Através desta integração, você será capaz de:
- Verificar automaticamente o seu SQL Server local gratuitamente para capturar metadados
- Classificar seus dados usando classificadores internos e personalizados e rótulos de sensibilidade da Proteção de Informações da Microsoft.
- Configurar e controlar direitos de acesso específicos ao SQL Server.
Recursos adicionais conectados ao Azure: O SQL Server 2022 tem vários recursos adicionais habilitados para o Azure. Uma conexão simples com o agente do Azure Arc, parte do processo de instalação padrão do SQL Server 2022, habilita recursos adicionais, incluindo:
- Exibição única de todos os SQL Servers implantados localmente, no Azure e em outras nuvens
- Avaliação técnica totalmente automatizada para o SQL Server, sem custo adicional, para ajudá-lo a otimizar seu banco de dados em termos de desempenho, escalabilidade, segurança, continuidade de negócios e muito mais
- Proteja seus dados locais usando o Microsoft Defender for Cloud
- Mantenha seguras suas identidades com o login único e o Azure Active Directory
- Pagamento conforme o uso
Inovações contínuas no mecanismo principal do SQL Server, em áreas como desempenho, segurança e disponibilidade
Desempenho: O desempenho é fundamental. Na equipe de engenharia do SQL Server, nossos princípios mais importantes em termos de recursos do mecanismo são: não causar danos e não exigir nenhuma alteração no aplicativo. Com o SQL Server 2022, os aprimoramentos de desempenho podem ser adotados sem a necessidade de alterações de código pelo usuário final.
O SQL Server continua a oferecer desempenho diferenciado, com o número 1 em desempenho OLTP1, número 1 em desempenho de DW não clusterizado em 1TB2, 3TB3, 10TB4 e 30TB5, de acordo com o independente Transaction Processing Performance Council. No SQL Server 2022:
- Com o Repositório de Consultas, estamos adicionando suporte para réplicas de leitura e habilitando dicas de consulta para melhorar o desempenho e reduzir rapidamente os problemas sem necessidade de alteração do código T-SQL de origem.
- Com o Processamento Inteligente de Consultas, estamos expandindo mais cenários com base em problemas comuns do cliente. Por exemplo, o problema de “plano sensível a parâmetros” refere-se a um cenário em que um único plano armazenado em cache para uma consulta parametrizada não é ideal para todos os valores de parâmetro de entrada possíveis. Com o recurso de otimização de Plano Sensível a Parâmetros do SQL Server 2022, habilitamos automaticamente a geração de vários planos ativos armazenados em cache para uma única instrução parametrizada. Esses planos de execução armazenados em cache acomodarão diferentes tamanhos de dados com base nos valores de parâmetro de tempo de execução fornecidos.
“Como uma companhia com requisitos de disponibilidade 24 horas por dia, 7 dias por semana, estamos ansiosos para adotar todos os recursos do SQL Server 2022 que podem tornar o failover de banco de dados mais rápido, como os aprimoramentos de Verificação Paralela de Pool de Buffers, ParallelRedo e Recuperação Acelerada de Banco de Dados (ADR). No lado do desenvolvimento, esperamos utilizar ainda mais melhorias contínuas no pacote de Processamento Inteligente de Consultas. Em um ambiente com muitos servidores e bancos de dados enormes, mesmo quando você tem pessoas e recursos para lidar com problemas de desempenho, cada recurso que pode melhorar o desempenho ou corrigir problemas de desempenho automaticamente e/ou sem tocar no código é muito valioso.” Milos Radivojevic, Chefe de Engenharia de Banco de Dados MSSQL na Entain
Segurança: nos últimos dez anos, o SQL Server teve menos vulnerabilidades do que a concorrência. Com base nisso, o novo recurso Ledger for SQL Server cria um histórico de evidências de violação de modificações de dados ao longo do tempo. Isso detecta adulterações por agentes mal-intencionados e é benéfico para cenários como auditorias internas e externas.
Disponibilidade: Com os Grupos de Disponibilidade Contidos, você pode criar um grupo de disponibilidade AlwaysOn que gerencia seus próprios objetos de metadados (usuários, logins, permissões) no nível do grupo de disponibilidade, além do nível da instância com grupos de disponibilidade contidos. Além disso, você pode manter os ambientes de gravação múltipla funcionando sem problemas quando você tiver usuários em vários locais. Com o SQL Server 2022, estamos automatizando a regra de wins do último gravador para garantir que, quando um conflito for detectado, o tempo de modificação mais recente será escolhido para ser persistido em todas as réplicas.
Novo modelo de faturamento do SQL Server conforme o uso, habilitado pelo Azure Arc
Hoje, também temos o prazer de anunciar um novo modelo de faturamento que oferece flexibilidade para inovar rapidamente e se mover tão rápido quanto você.
Por meio de uma conexão simples com o Azure Arc, parte padrão do processo de instalação do SQL Server 2022, agora você tem acesso a um novo modelo de cobrança habilitado para nuvem para o SQL Server, fornecendo eficiência em termos de custos para que você pague apenas pelo que usar. Pague por hora, por picos de consumo, e por uso ad hoc sem a necessidade de investimento inicial. Saiba mais na publicação do blog de anúncio aqui.
Oferta de migração para o Azure SQL
Se você estiver pronto para iniciar sua jornada para a nuvem, a Microsoft pode ajudar. Hoje estamos anunciando uma nova oferta, a SQL + Apps Migration Factory. Este programa pode avaliar e migrar aplicativos e bancos de dados qualificados de baixa complexidade do SQL Server para o Azure SQL sem nenhum custo para você.31 Fale com a equipe de contas da Microsoft ou informe detalhes sobre o seu caso neste formulário para começar o processo.
Saiba mais e comece a usar o SQL Server 2022 hoje mesmo
- Saiba mais sobre o SQL Server 2022 na Comunidade de Dados PASS, incluindo palestras e sessões gerais apresentadas pela Microsoft e pela comunidade
- Visite o site do SQL Server 2022
- Prepare-se para o SQL Server 2022 lendo a documentação e assistindo à série de vídeos SQL Server 2022 Data Exposed
- Experimente o módulo do Microsoft Learn de SQL Server 2022 e assista ao workshop de SQL Server 2022
- Comece hoje mesmo fazendo o download ou implantando no Azure!
- Entre em contato caso você tenha alguma dúvida ou feedback por meio de nosso portal de comentários do SQL Server.
Saiba mais sobre a Instância Gerenciada do Azure SQL
Saiba mais sobre a onda de recursos de novembro de 2022 e outros anúncios na Comunidade de Dados do PASS. Visite o site da Instância Gerenciada do Azure SQL.