Empoderando mentes jovens em todo o mundo e comemorando 10 anos de jornada na América Latina
Em um mundo no qual a inovação e a educação STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) são os principais impulsionadores do progresso, o Solve for Tomorrow, programa global de cidadania corporativa da Samsung Electronics, atinge um marco importante este ano – o seu 10º aniversário na América Latina. Embora esta celebração seja regional, o programa capacitou mentes jovens em todo o mundo.
Nos últimos anos, a Samsung ganhou mais de 10 prêmios – não pelos seus produtos, mas pela influência transformadora da sua iniciativa educacional única, o Solve for Tomorrow. Este programa incentiva os participantes a aplicarem conhecimentos STEM para enfrentar desafios sociais e desenvolver habilidades cruciais, como trabalho em equipe, pensamento crítico e criatividade. Para comemorar este marco especial na América Latina, a Samsung Newsroom reserva um momento para refletir sobre uma década de progresso.
O Solve for Tomorrow começou nos Estados Unidos com uma nobre missão: empoderar as gerações mais jovens por meio da educação STEM. O programa expandiu seus horizontes desde 2010, ultrapassando fronteiras e despertando a imaginação dos jovens em escala global.
Em 2022, mais de 2,3 milhões de alunos já haviam participado do Solve for Tomorrow. Esse impulso deve continuar à medida que o Solve for Tomorrow se esforça para inspirar a curiosidade, promover o pensamento criativo e fornecer aos alunos as ferramentas necessárias para enfrentar os desafios do mundo real.
Vozes dos inovadores de amanhã
Os alunos do Solve for Tomorrow compartilham uma forte paixão pelo STEM e boa vontade em criar mudanças positivas na sociedade. Com novos conhecimentos e competências, eles fizeram diferenças tangíveis nas suas comunidades e indústrias.
Victoria Stanisławska, uma jovem de 17 anos que foi vice-campeã na competição inaugural do Solve for Tomorrow na Polônia, ganhou recentemente um lugar na lista das “23 mulheres que valem a pena seguir em 2023” da Forbes. “Minha participação no Solve for Tomorrow me inspirou a expandir meu conhecimento sobre proteção ambiental e trabalho em equipe”, disse Victoria ao refletir sobre sua experiência. “Foi uma grande aventura intelectual com uma oportunidade valiosa de adquirir novas habilidades”.
No Kazaquistão, Alikhan Madibekov atribui a sua verdadeira paixão pela ciência ao impacto transformador da competição na sua comunidade. Ele desenvolveu uma solução online para envolver os idosos no espaço digital, mas perdeu por pouco as finais do Solve for Tomorrow. Implacável, ele continuou a inovar – levando a uma série de conquistas em psicologia juvenil e astronomia para suas soluções STEM. Essas conquistas lhe renderam o reconhecimento da NASA e da Rise, uma iniciativa colaborativa da Schmidt Futures e da Rhodes Trust que é financiada pelo ex-CEO do Google, Eric Schmidt. Além disso, fundou o Clube Internacional dos Direitos da Criança através da UNICEF, uma organização sem fins lucrativos que fornece apoio psicológico gratuito a quem não pode pagar. “Muito obrigado à Samsung por me ajudar a atingir meu potencial”, disse Alikhan. “O Solve for Tomorrow foi o catalisador que me impulsionou”.
Impulsionados por uma profunda conexão com sua comunidade local, César Rodríguez, Gabriel Torres, Neitan Morales e Sebastián Quesada, acompanhados pelo professor Yamil Vega, da Costa Rica, foram os campeões do Solve for Tomorrow 2022 na América Latina. Seu projeto vencedor, Aquagraf, busca resolver problemas regionais de contaminação da água e melhorar o bem-estar de sua comunidade. “Nossa missão é causar um impacto significativo na sociedade. O Solve for Tomorrow não apenas aumentou nossa autoconfiança, mas também despertou nossa paixão por promover mudanças positivas em nossa comunidade. Ele nos deu as ferramentas e uma plataforma para transformar nossas aspirações em realidade”, compartilhou a equipe. “Estamos ansiosos para ver as várias inovações que nós e nossos colegas desenvolvemos para enfrentar os desafios do mundo e da sociedade”.
A educação não conhece fronteiras
O Solve for Tomorrow continua a evoluir, tanto em termos de qualidade quanto de quantidade – expandindo-se para a América Latina em 2013 e fortalecendo sua presença na região por uma década.
Em 1º de novembro, a Samsung organizou um evento emocionante que reuniu os vencedores do Solve for Tomorrow de vários países da América Latina. Isso marcou a inauguração do evento internacional do Solve for Tomorrow, no qual vencedores de 10 países latino-americanos se reuniram para discutir suas experiências. Na ocasião, a campeã argentina de 2016, Valentina Avetta, compartilhou sua jornada inspiradora.
“Enquanto eu controlava meu diabetes com insulina, tive um momento de inspiração, concebendo a ideia de um sensor termocrômico projetado para proteger a insulina biossintética de danos”, explicou ela. “Depois de ganhar o Solve for Tomorrow, tive a oportunidade de desenvolver ainda mais esse projeto em uma tese universitária”.
“Acreditamos que a próxima geração de líderes será a catalisadora de um futuro mais brilhante”, disse Mario Laffitte, Vice-Presidente de Relações Institucionais da Samsung América Latina. “É nossa missão empoderar os jovens que têm o potencial de resolver os problemas do mundo”.
Em 2024, o programa se expandirá para outros continentes, promovendo novos níveis de colaboração global.
O Solve for Tomorrow já havia deixado sua marca em 20 países em 2020. No entanto, em menos de uma década, a competição teve um crescimento exponencial em nível global. Hoje, o programa opera em um total de 64 países – com a África do Sul, a Holanda e a Indonésia juntando-se às classificações em 2023.
No Brasil, o Solve For Tomorrow já envolveu 173 mil estudantes, mais de 36 mil professores, e mais de 6.600 mil escolas públicas. A iniciativa chegou ao país em 2014 e, na edição atual, registrou um aumento de 50,92% no número de alunos inscritos, em comparação ao ano anterior. A programação da edição atual é diversa, composta por webinars, workshops e mentorias para ajudar os participantes a alcançarem seus objetivos aplicando possíveis melhorias a seus projetos. Também em sua 10ª edição, a versão brasileira do programa está caminhando para a etapa final e já abriu as votações do Júri Popular, que vão até 26 de novembro.
O Samsung Solve for Tomorrow não é apenas notável em sua escala, mas também nas ricas experiências educacionais que oferece. A iniciativa dá vida a atividades engajantes e inspiradoras para os alunos, como workshops, treinamento em Design Thinking e programas de orientação. Essas atividades preparam os alunos com o conhecimento e as habilidades para enfrentar desafios sociais complexos por meio de soluções STEM, transformando-os de meros aprendizes em solucionadores de problemas proativos que lidam com as questões enfrentadas pela sociedade.
Entre os vários benefícios, a orientação é reconhecida como a favorita dos alunos. Especialistas nas áreas de design, tecnologia e marketing se engajam ativamente com os alunos por meio de workshops, fornecendo insights e ampliando suas perspectivas. Além disso, os participantes do programa valorizam a orientação dos funcionários da Samsung que aconselham sobre projetos e compartilham seus conhecimentos com os participantes durante as mentorias.
A visão da Samsung para o futuro continua focada no empoderamento dos jovens, nutrindo suas mentes para garantir que eles estejam na vanguarda da inovação. Junte-se a nós para comemorar o marco do Solve for Tomorrow e seu impacto duradouro na formação da próxima geração de líderes STEM que continuarão a resolver os desafios do futuro para tornar o mundo um lugar melhor para todos.