Home Noticias Solve For Tomorrow 2021: Alunos de Ocara (CE) vencem programa com protótipo de separação da castanha

Solve For Tomorrow 2021: Alunos de Ocara (CE) vencem programa com protótipo de separação da castanha

por admin

Entre os mais votados pelo Júri Popular, o projeto Descastanhador Môsa foi premiado em programa global da Samsung

Protótipo em 3D criado por alunos participantes do Solve For Tomorrow para separar a castanha do fruto

Um grupo de quatro alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Maria Môsa da Silva, em Ocara, no estado do Ceará, ficou entre os mais votados da 8ª edição do Solve For Tomorrow na categoria Júri Popular. O programa global da Samsung, que no Brasil tem coordenação geral pelo Cenpec, desenvolveu um protótipo de descastanhador capaz de separar a castanha-de-caju sem danificar o fruto. As votações aconteceram entre os dias 12 e 17 de novembro pelo site do programa e a cerimônia de premiação foi transmitida ao vivo pelo canal do YouTube da Samsung Brasil e do Respostas para o Amanhã no dia 18.

 

O maquinário desenvolvido pelos estudantes aprimora o processo de separação da castanha, tornando-o mais rápido e evitando que a fruta seja danificada. Dessa forma, os produtores agrícolas podem acelerar essa prática e expandir sua renda por meio da venda do caju. Além disso, o projeto contribui para redução da evasão escolar, pois ao acelerar o processo, boa parte dos alunos não precisa mais faltar à escola para dedicar tempo a essa prática específica.

 

“Toda a equipe está muito grata e feliz pelo reconhecimento do Júri Popular. Nosso projeto, o Descastanhador Môsa, é um maquinário que foi desenvolvido para ajudar a população local e é muito bom saber que esse trabalho nos colocou em uma posição de vencedores no Prêmio”, afirma Maria Hilma Muniz Bezerra, professora de química e orientadora do grupo.

 

Para apresentar projetos consistentes e inovadores, os alunos contaram com mentorias oferecidas pela equipe do programa, de forma a guia-los no processo de desenvolvimento de seus protótipos e alcançar o máximo potencial por meio do conhecimento adquirido em sala de aula. Além da equipe de Ocara (CE), também foram premiados alunos de Crateús (CE), Flores (PE), Chapecó (SC) e São Carlos (SP), além de uma menção honrosa aos participantes da cidade de Toledo, no Paraná.

 

“Estamos muito contentes e orgulhosos dos resultados obtidos com o Solve For Tomorrow, pois o principal objetivo do programa é estimular jovens de todo o País a desenvolverem soluções criativas e inteligentes para as comunidades onde vivem. O projeto dos alunos de Ocara soluciona problemas em diversas áreas diferentes e é um exemplo claro de que a educação, atrelada à tecnologia, tem um enorme poder de transformação no mundo”, afirma Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.

 

“Esse projeto nos mostra a importância de incentivar os (as) jovens para resolver problemas locais a partir da educação e da ciência. Além de ajudar os produtores, a proposta também atua no enfrentamento do abandono escolar causado pela necessidade das crianças e jovens buscarem trabalho para contribuir com o sustento familiar. É muito gratificante ver esses estudantes como protagonistas de ideias tão transformadoras, desenvolvendo projetos em prol de uma sociedade melhor”, comenta Ana Cecília Arruda, coordenadora de programas e projetos do Cenpec.

 

Premiação Solve For Tomorrow

 

Os projetos vencedores pelo Júri Popular foram contemplados com o Troféu “Projeto Vencedor pelo Júri Popular” e fones de ouvido Samsung Buds+ para cada um dos estudantes e seus respectivos professores orientadores.

 

Já os projetos selecionados como Vencedores Nacionais foram contemplados com uma Smart TV Samsung para suas respectivas escolas, além de smartphones (1º lugar), tablets (2º lugar) e smartwaches (3º lugar) para cada aluno das equipes vencedoras. Além disso, todos os estudantes finalistas receberam um notebook Samsung, assim como os professores semifinalistas.

 

No Brasil desde 2014, o Solve For Tomorrow é um programa global da Samsung que desafia alunos e professores da rede pública de ensino a desenvolverem soluções com experimentação científica e/ou tecnológica por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). A iniciativa já envolveu mais 165 mil estudantes, 22 mil professores e 5 mil escolas públicas em 8.113 projetos inscritos, e a 8ª edição, que também foi a segunda a acontecer de forma totalmente remota por conta da pandemia, registrou um aumento de 22% na participação de estudantes, como também em 40% na de professores e 52% na de escolas.

 

O programa busca capacitar futuras gerações para alcançarem seu pleno potencial por meio da Educação e conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

 

Para mais informações, acesse o site https://respostasparaoamanha.com.br/ ou baixe o aplicativo do Respostas para o Amanhã na Play Store.

Fonte: https://news.samsung.com/

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações