A partir do segundo trimestre de 2013, a sorte e a torcida pelo bom tempo vão ter menos importância do que têm hoje para os passageiros de voos do Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola.
A partir de março, o terminal joinvilense já deverá contar com o sistema ILS, que permite operações de pouso em condições de mau tempo. O início da instalação dos equipamentos será em janeiro, conforme era previsto pela Infraero.
A confirmação do mês foi dada nesta terça pela assessoria de imprensa da Força Aérea Brasileira (FAB), que informou também a previsão de homologação do sistema em março – o que permite, na prática, o início das operações.
O prazo está mantido porque a Infraero conseguiu cumprir o cronograma das obras de infraestrutura – orçadas em aproximadamente R$ 2,9 milhões – necessárias para a instalação do sistema.
— A obra está em fase de recebimento provisório. Nesta terça, recebi um relatório com os últimos detalhes necessários. São questões técnicas que já estão sendo acertadas — explica o superintendente do aeroporto, Rones Rubens Heidemann.
Segundo ele, a Telear, responsável pelos trabalhos, deverá fazer a entrega definitiva das obras em janeiro.
Melhoria nas operações
O equipamento comprado para o aeroporto joinvilense será igual ao que está em operação hoje em Florianópolis. O ILS será de categoria 1 (existem três diferentes categorias do sistema) e permitirá a aproximação até a altitude de 200 pés (60 metros).
Ou seja, o piloto só vai desistir do pouso se não vir a pista na altitude de 60 metros. O equipamento é alemão e custa R$ 3,5 milhões.
— Essa é apenas uma das medidas que compõem um pacote que vai melhorar bastante as operações do aeroporto a partir do ano que vem — acrescenta Rones.
Agenciado RBS – colaboração