O início de um ano pode proporcionar novas oportunidades de trabalho. Muitas empresas aproveitam os primeiros meses para iniciar novos projetos. Dentre as possibilidades, o setor de tecnologia tem sido um dos grandes destaques de contratações nos últimos dois anos. Empresas desta área de atuação observaram forte crescimento nos negócios, principalmente, a partir da maior necessidade por inovação e ganho de eficiência devido à necessidade de adaptação ao modelo híbrido de ocupação, motivado pela pandemia de Covid-19.
Para atender à crescente demanda de serviços, as oportunidades abrangem diferentes áreas de atuação e estão espalhadas pelo país. A Tecnisys, empresa de Tecnologia da Informação, no início do ano ampliou o seu quadro de funcionários. Em dezembro, a empresa ofereceu uma capacitação para jovens profissionais da área, em parceria com o Centro Universitário e Faculdade Projeção, e os destaques do programa foram contratados.
A Gerente de Consultoria e Serviços Especializados da Tecnisys, Clara Larissa Barbosa, conta que está em busca por profissionais inovadores, multitarefas e dedicados à empresa. “Procuramos por profissionais que pensem fora da caixinha, que tenham experiências em diversas áreas e expertises diferenciadas. O ideal é não se limitar em uma área específica, mas sim, se preparar para tornar-se multidisciplinar, pois assim, terá o seu destaque”, acredita. A Tecnisys está com vagas de Especialista em Middleware, Especialista Big Data, Cientista de Dados, Especialista em Segurança e Arquiteto de Qualidade de Software.
Mercado
De acordo com levantamento da plataforma LinkedIn, as maiores oportunidades de trabalho em 2022 estão na área tecnológica. A rede profissional analisou os empregos que mais cresceram nos últimos quatro anos e meio no Brasil e levou em consideração dados próprios para identificar os cargos que tiveram maior demanda entre janeiro de 2017 e julho de 2021. Nas primeiras colocações estão: Recrutador(a) especializado(a) em tecnologia; Engenheiro(a) de confiabilidade de sites (Site Reliability Engineer – SRE); Engenheiro(a) de dados; Especialista em cibersegurança e Cientista de Dados.
Para se ter uma ideia, até setembro de 2021, a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) registrou 123.544 novos empregos no setor de Tecnologia da Informação. A projeção anterior da demanda para o ano era de 56.693 cargos. Além disso, a Brasscom estima que o mercado deve precisar de 70 mil profissionais dessas áreas, por ano, até 2024.