A SAP SE (NYSE: SAP) anunciou, durante a NRF 2026: Retail’s Big Show, uma nova geração de inovações para o varejo aprimoradas por inteligência artificial. A SAP segue incorporando IA ao “DNA” de cada parte de suas soluções para o setor, reforçando sua estratégia suite-first e ajudando varejistas a operar com mais inteligência, resiliência e confiança — ao mesmo tempo em que entregam melhores experiências para clientes em todos os lugares.
“Os varejistas enfrentam um cenário em que a IA deixou de ser opcional”, afirma Rui Botelho, presidente da SAP Brasil. “A SAP oferece um sistema operacional de varejo com IA, em ciclo fechado, que conecta planejamento, execução e engajamento. Colocamos dados e IA no centro do varejo, entregando velocidade, personalização e crescimento em todos os canais e segmentos.”
IA que transforma dados do varejo em inteligência acionável
O Retail Intelligence no SAP Business Data Cloud (SAP BDC) oferece planejamento preciso de demanda e estoque, aproveitando dados dos varejistas em ambientes SAP e em sistemas de terceiros para gerar insights acionáveis, em tempo real, que impulsionam crescimento rentável. Desenvolvido para varejistas e negócios direct-to-consumer, o recurso estará disponível de forma geral no primeiro semestre de 2026.
Ao harmonizar dados em tempo real de vendas, estoque, clientes e fornecedores, o Retail Intelligence utiliza simulações geradas por IA para que planejadores antecipem resultados e otimizem estoques em um nível sem precedentes. Isso melhora a acurácia das previsões, reduz o esforço manual de planejamento, diminui custos de inventário e eleva o nível de serviço — gerando jornadas omnichannel mais fluídas, fortalecendo a fidelização e viabilizando crescimento sem adicionar complexidade.
“Varejistas buscam soluções com IA embarcada para equilibrar a operação do dia a dia, o planejamento futuro e a agilidade necessária para lidar com um mercado dinâmico”, diz Rui Botelho, Presidente da SAP Brasil. “O diferencial da SAP é a abordagem holística, com um sistema operacional baseado em agentes que atua em segundo plano, conecta dados e orquestra agentes. A SAP facilita a adoção de inteligência em toda a empresa, evitando a complexidade de múltiplas soluções pontuais.”
IA que simplifica as operações do varejo moderno
Varejistas precisam tomar decisões rápidas e seguras sobre sortimento, precificação e planejamento. Para atender a essa necessidade, a SAP anunciou novos recursos de gestão de sortimento assistida por IA, permitindo que planejadores criem, ajustem ou descontinuem sortimentos usando linguagem natural por meio do Joule. Isso reduz gargalos em usuários especialistas, acelera respostas a mudanças de mercado e libera tempo para decisões de merchandising de maior valor.
A SAP também apresentou promoções omnichannel em pedidos de venda, integrando a solução SAP Omnichannel Promotion Pricing ao SAP S/4HANA Cloud Public Edition. Isso permite aplicar promoções avançadas — como compras bonificadas (bonus buys) — de forma consistente em todos os canais, garantindo uma fonte única de verdade para preços e promoções, tanto na loja quanto no digital, e apoiando uma experiência consistente para o consumidor.
Além disso, a SAP está ampliando o suporte a merchandising, segmentação e manufatura na solução, com melhorias voltadas a atacadistas e fabricantes do setor de moda. Esses aprimoramentos criam a base de dados e processos necessária para operações de moda orientadas por IA em toda a empresa.
IA para um engajamento melhor com o cliente
À medida que jornadas de compra passam a começar cada vez mais em assistentes de IA — e não apenas em vitrines ou buscadores —, varejistas precisam de novas formas de estar presentes onde as decisões de compra acontecem. A SAP ajuda varejistas a conectar produtos, preços, estoque e promoções diretamente a experiências de descoberta e compra habilitadas por IA, viabilizando o comércio baseado em agentes com o novo Storefront MCP server, parte do SAP Commerce Cloud.
Agora, varejistas podem tornar seus storefronts “compreensíveis” para a IA, impulsionando experiências de compra não apenas em seus próprios canais, mas também em plataformas como o ChatGPT. Isso cria uma experiência de comércio verdadeiramente “sem canais”, na qual engajamento, descoberta e transação acontecem de forma mais integrada entre pontos de contato humanos e orientados por IA.
IA para fortalecer a fidelização
Com expectativas do consumidor em alta e redes de fulfillment cada vez mais complexas, varejistas precisam de confiança de que cada pedido será entregue conforme prometido — com soluções de IA que ofereçam visibilidade e orientação proativas para manter a operação funcionando de forma estável e escalável. E, com a mudança de visibilidade das marcas na era do comércio baseado em agentes, experiências de compra confiáveis e consistentes se tornam ainda mais decisivas para sustentar fidelidade e confiança.
A SAP anunciou o Order Reliability Agent como parte do SAP Order Management Services, com lançamento planejado para o segundo trimestre de 2026. O novo agente identifica e resolve proativamente potenciais problemas de pedidos, ajudando atendentes a responder dúvidas comuns sobre status do pedido, disponibilidade de estoque e riscos de fulfillment — antes que impactem o cliente.
Ao combinar autonomia baseada em agentes com supervisão humana quando o julgamento faz diferença, essas inovações da SAP impulsionam planejamento mais inteligente e maior eficiência operacional — elevando a experiência do cliente e promovendo crescimento rentável.
Fonte: https://news.sap.com/brazil/sala-de-imprensa/