Mario Laffitte, vice-presidente de Relações Institucionais da Samsung na América Latina é o primeiro entrevistado da nova seção
Você tem o costume de acompanhar aqui na Samsung Newsroom Brasil as principais novidades de produtos extraordinários que a Samsung oferece aos consumidores brasileiros. As seções trazem conteúdos informativos sobre os lançamentos nas áreas de smartphones e tablets, notebooks, TVs, eletrodomésticos e mais uma série de categorias em que a Samsung é líder global. Também fica por dentro das principais iniciativas institucionais da empresa no Brasil, nas áreas de Cidadania e Tecnologia & Inovação.
A partir de hoje, estreamos um novo canal de comunicação com os nossos consumidores. O Samsung Newsroom Entrevista trará conversas com os principais executivos da empresa no Brasil. A ideia é aproximar mais os leitores da Newsroom ao que move a Samsung a seguir desafiando os limites do mercado de tecnologia, trazendo o que é de mais inovador a seus consumidores.
Nesta primeira edição, conversamos com Mario Laffitte, vice-presidente de Relações Institucionais da Samsung na América Latina, que falou sobre os lançamentos apresentados no Galaxy Unpacked 2022 e a importância da privacidade dos clientes e os novos desafios sustentáveis para a Samsung. Confira abaixo.
Q: Qual a importância das iniciativas de ESG (sigla em inglês, para iniciativas ligadas ao Meio-Ambiente, Impacto Social, Governança) para a Samsung e de que forma elas se refletem nos lançamentos do Unpacked?
Mario: A Samsung vem historicamente atuando e desenvolvendo atividades de responsabilidade social corporativa. Na América Latina, por exemplo, desenvolvemos desde 2014 uma robusta estratégia de projetos educacionais que buscam capacitar futuras gerações para que atinjam seu potencial máximo, gerando mudanças sociais positivas. Já no campo ambiental temos iniciativas que buscam o descarte gratuito e ecologicamente correto aos consumidores da marca, que é o caso do Re+, nosso programa de logística reversa, além de sempre ter como prioridade a questão ambiental em nossas plantas industriais no Brasil.
Essas iniciativas, agora são consolidadas no que se convencionou chamar de agenda ESG, e se mantêm como prioritárias no desenvolvimento de nossos produtos, em seus processos produtivos e comerciais, além de nosso foco na proteção de dados e privacidade de nossos clientes. Nos momentos de lançamentos de novos produtos, e o Unpacked é o momento principal, essas iniciativas têm ganhado protagonismo e neste ano não foi diferente.
Quando olhamos para os produtos, a série Galaxy S22 5G* e o Galaxy Tab S8, nossos lançamentos globais mais recentes, representam o ponto alto desta nova visão. Eles trazem uma série de novidades, que vão do material que são feitos aos recursos que oferecem, que têm como objetivo tornar o mundo um lugar mais sustentável nos aspectos ambiental, social e de governança.
Q: Qual é a visão de sustentabilidade para o setor de Negócios de Experiência Móvel da Samsung?
Mario: Como líder em inovação em tecnologia móvel, a Samsung tem a responsabilidade também de liderar as iniciativas e ações voltadas às questões de preservação ambiental. Já em agosto passado, a Samsung anunciou globalmente o Galaxy for the Planet, nosso compromisso de minimizar o impacto ambiental, incentivando as pessoas a adotarem estilos de vida mais ecológicos. No Galaxy for the Planet anunciamos compromissos. Por exemplo, até 2025, incorporaremos material reciclado em todos os produtos, eliminaremos plásticos nas embalagens, buscaremos atingir consumo zero de energia em espera para nossos carregadores de smartphone e evitaremos os resíduos de aterros sanitários em nossas instalações de fabricação em todo o mundo. A série Galaxy S22 5G e o Galaxy Tab S8 representam um passo crucial para cumprir essa ambição. Sabemos que o trabalho não termina aqui, mas essas inovações têm propósito de nos deixar mais próximos da criação de um planeta mais próspero e sustentável para todos.
Q: Como a Samsung incorporou plásticos reciclados nos componentes da série Galaxy S22 da família do Galaxy Tab S8?
Mario: No projeto e desenvolvimento do Galaxy S22 consideramos uso de plástico reaproveitado. Este material – usado no Galaxy S22 e na tampa interna da S Pen – contém 20% de plástico reciclado de redes de pesca descartadas. A série Galaxy S22 também incorpora material reciclado pós-consumo em seu módulo de alto-falante, bem como nas partes internas das teclas liga/desliga e volume.
Além dos componentes de nossos produtos, usamos materiais mais ecologicamente corretos para as embalagens. Assim, pela primeira vez, a série S22 5G usa apenas papel 100% reciclado em sua embalagem e inclui uma película protetora feita de plástico reciclado com certificação GRS. O Galaxy Tab S8 também tem alguns componentes fabricados com plásticos feitos de redes de pesca descartadas e também vêm nas embalagens mais finas da Samsung feitas até hoje, produzidas com papel de fontes sustentáveis, o que permite que a companhia reduza emissões e produza menos lixo.
Q: Como funciona o reaproveitamento das redes de pesca e como a Samsung desenvolveu a resina contendo plásticos oceânicos para dispositivos Galaxy?
Mario: Uma das maiores fontes de poluição plástica em nossos oceanos são as redes de pesca descartadas, que são especialmente prejudiciais à vida marinha e aos ecossistemas naturais. Essas redes de pesca são muitas vezes deixadas para trás e permanecem em nossos oceanos por séculos. Vemos a linha Galaxy S22 5G e a família Galaxy Tab S8 como um primeiro passo para usar o poder da tecnologia para ajudar a mitigar o impacto ambiental das redes de pesca. Fizemos uma parceria com a Royal DSM, que coleta toneladas de redes de pesca descartadas todos os anos no Oceano Índico e nos arredores e as transforma em pellets de resina de poliamida (PA).
Q: Um dos grandes desafios para a indústria de eletrônicos é a logística reversa. A Samsung tem iniciativas nesse sentido?
Mario: O Re+, programa de logística reversa da empresa no Brasil, recebe, coleta e trata equipamentos descartados pelos consumidores, que vão desde smartphones até produtos de grande porte, como refrigeradores e máquinas de lavar. O montante também inclui a destinação de peças removidas durante o reparo de produtos, realizado nos Centros de Serviços. Após retirados dos pontos de coleta, os resíduos passam pelos processos de triagem, desmontagem, trituração e separação de componentes, feitos por prestadores de serviços devidamente licenciados pelos órgãos ambientais, para que os materiais possam ser reinseridos como matéria-prima na cadeia produtiva. Em 2021, a Samsung coletou e promoveu a destinação final adequada de cerca de 800 toneladas de resíduos associados a aparelhos sem uso descartados pelos consumidores em nossos pontos de coleta e peças removidas do reparo dos produtos da marca.
Q: Pensando em ESG, a questão da privacidade aparece como um dos principais assuntos quando pensamos no pilar Governança. Como a Samsung protege a privacidade em dispositivos Galaxy?
Mario: Projetamos nossos produtos tendo a privacidade e segurança com um dos pilares mais importantes. Nossa prioridade é garantir que nossos usuários possam desfrutar de experiências móveis, seja se comunicando com seus amigos e familiares, fazendo um pagamento ou capturando e compartilhando conteúdo com tranquilidade, sabendo que os dados estarão seguros em todas as etapas. Com nossa nova One UI 4, apresentamos uma série de ferramentas de privacidade, como Private Share e Permission Monitor, que dão aos usuários controle total sobre como seus dados pessoais são usados por aplicativos em seus dispositivos e lhes dá a liberdade de decidir o que funciona para eles.
O Galaxy S22 5G e o Galaxy Tab S8, por exemplo, permitem rastrear quando sua câmera e microfone estão em uso ou bloquear totalmente o acesso de qualquer aplicativo. As opções para desligar a câmera e o microfone podem ser encontradas no Painel Rápido, para que você nunca precise se preocupar em cobrir sua câmera. Os dados mais confidenciais, como senhas e informações biométricas, estão sempre protegidos com o Knox Vault e armazenados separadamente do restante de arquivos para proteção adicional.
Q: Olhando para o pilar social, o que podemos destacar dentre as diversas iniciativas que a Samsung promove no Brasil?
Mario: No âmbito social, a Samsung é comprometida em ser um cidadão corporativo social e ambientalmente responsável em todas as suas comunidades ao redor do mundo. Por meio do trabalho da área de Cidadania Corporativa, a empresa atua diretamente com transformações de efeito positivo para a sociedade por meio de programas que visam contribuir para uma educação de qualidade. São iniciativas como o Solve For Tomorrow: programa global que desafia estudantes e professores da rede pública a desenvolverem soluções para problemas locais com projetos inovadores, que tem casos incríveis no Brasil e em todo mundo.
Ao longo dos últimos anos, o programa contou com mais de 35 mil projetos inscritos, envolvendo 244 mil estudantes e 35 mil professores de mais de 17 países na América Latina. Também temos o Samsung Innovation Campus: programa global da companhia que proporciona e estimula habilidades e competências relacionadas à tecnologia e educação. Por fim, destacaria o Generation17, uma iniciativa global que conta com parceria do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e que tem o objetivo de acelerar os avanços em andamento e impulsionar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Temos, inclusive, um representante brasileiro, o Daniel Calarco, que foi anunciado em fevereiro de 2021.