A empresa ficou em 5º lugar entre as 100 Melhores Marcas Globais da Interbrand, com um valor de mercado avaliado em US$ 74,6 bilhões, aumento de 20% em relação a 2020
A Samsung Electronics acaba de conquistar a 5ª posição reiterando a presença entre as principais marcas na premiação Interbrand’s Best Global Brands 2021.
Realizado pela consultoria global Interbrand, o ranking Best Global Brands posicionou a Samsung em 5º lugar, com um valor de marca que alcançou a marca de US$ 74,6 bilhões, um aumento de 20% em relação ao ano anterior. Com base em um forte desempenho financeiro, que se recuperou a patamares de pré-pandemia, o valor de marca da companhia aumentou duas vezes a taxa média de crescimento no valor de marca das 100 maiores empresas listadas pela consultoria em 2021.
Desde que foi posicionada entre as cinco maiores marcas pela primeira vez, a Samsung mantém sua posição por dois anos consecutivos, alcançando este ano o maior crescimento no valor da marca desde 2013.
De acordo com a Interbrand, os principais fatores que desempenharam um papel central no crescimento da Samsung incluem:
- A transição para um sistema de gestão centrado no cliente, destacado pela consolidação de uma nova equipe customer experience dedicada a priorizar a experiência e os valores do cliente.
- Esforços contínuos para o desenvolvimento sustentável, incluindo várias campanhas guiadas por sua visão de Cidadania Corporativa (CSR, em inglês) com o lema “Together for Tomorrow! Enabling People”, bem como iniciativas de toda a empresa que promovem a sustentabilidade, como o uso de embalagens ecológicas para TVs e o programa Galaxy Upcycling.
- Os lançamentos de produtos inovadores, incluindo o Galaxy Z Flip 3 5G, as TVs Neo QLED e a linha de eletrodomésticos Bespoke.
- Liderar o desenvolvimento de tecnologias avançadas, como inteligência artificial (IA), conexão 5G, sistemas automotivos e robóticos, por meio de investimentos contínuos.
“É muito animador ver a Samsung Electronics figurar entre as cinco primeiras do mundo no ano passado e, em seguida, alcançar um enorme crescimento de dois dígitos neste ano – nosso maior salto em valor de marca desde 2013”, disse YH Lee, CMO da Samsung Electronics. “Prometemos alavancar nosso modelo de gestão centrado no cliente e continuar a ouvi-los. É assim que vamos retribuir o enorme apoio que recebemos dos consumidores em todo o mundo.”
A Interbrand avalia o valor da marca das empresas com base em uma análise ampla de vários fatores, incluindo desempenho financeiro, influência da marca na compra e sua competitividade.
Além disso, em 12 de outubro, a Samsung também foi classificada em 1º lugar pela Forbes na lista de melhores empregadores do mundo pelo segundo ano consecutivo. Como uma organização global com funcionários e empresas em todo o mundo, a Samsung foi, mais uma vez, escolhida como empregadora número um.
A cada ano, a Forbes avalia cerca de 150 mil funcionários de 58 países que trabalham para empresas com operações em várias nações ou regiões e, este ano, pediu aos entrevistados que classificassem sua satisfação nas ações dos empregadores para o controle da pandemia da Covid-19, além de pontuá-los por imagem, impacto econômico, desenvolvimento de talentos, igualdade de gênero e responsabilidade social.
Referência: crescimento da Samsung Electronics em valor de marca (Interbrand)
Ano | 2010 | 2011 | 2012 | 2013 | 2014 | 2015 | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021 |
Valor da marca (U$) | 19.5 B (11%↑) | 23.4 B (20%↑) | 32.9 B (40%↑) | 39.6 B (20%↑) | 45.5 B (15%↑) | 45.3 B (-) | 51.8 B (14%↑) | 56.2 B (9%↑) | 59.9 B (6.5%↑) | 61.1 B (2%↑) | 62.3 B (2%↑) | 74.6 B (20%↑) |
Classificação da marca | 19 | 17 | 9 | 8 | 7 | 7 | 7 | 6 | 6 | 6 | 5 | 5 |