No vídeo, divulgado no canal oficial da marca no Youtube, Daniel Calarco conta a sua história e fala sobre os desafios de ajudar outros jovens a sair da pobreza e mudar suas realidades
Para marcar o Dia Mundial da Justiça Social, em 20 de fevereiro, a Samsung preparou um vídeo institucional de Daniel Calarco, que faz parte da iniciativa Generation17, uma parceria global entre a empresa e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para acelerar o progresso e alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Atualmente, fazem parte 14 jovens espalhados ao redor mundo.
Criado na favela do Vintém e Vila Aliança, em Bangu, no Rio de Janeiro, desde muito cedo Daniel conheceu os desafios causados pela pobreza e decidiu enfrentá-los para superar suas dificuldades e ajudar outras pessoas a mudar suas realidades. No vídeo de quase dois minutos, Daniel e sua equipe mostram como ajudam jovens do Brasil e do mundo a superar a desigualdade social por meio do Observatório Internacional da Juventude.
“É um espaço no qual abrimos portas para jovens que desejam desenvolver novas habilidades e trabalhar com parceiros em todo o mundo para garantir que a perspectiva da juventude seja central na tomada de decisões e no progresso”, explica. Daniel é um personagem importante quando se fala em Justiça Social, pois por meio de seu trabalho já ajudou milhares de pessoas a superar seus desafios e alcançar novas oportunidades.
Hoje com 24 anos, Daniel oferece treinamentos em empoderamento econômico, ativismo digital e outras temáticas, para que jovens de todo o mundo tenham oportunidades reais de melhorar sua condição de vida. Desde que o Observatório Internacional da Juventude foi criado, em 2015, mais de 6 mil jovens já foram alcançados. E mais recentemente, Daniel tem trabalhado no lançamento do Favela Labs, uma iniciativa que reúne líderes de favelas para ajudar no avanço dos Objetivos Globais por meio da arte e da tecnologia.
“É um orgulho ter pessoas como o Daniel trabalhando em parceria com a Samsung para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Desde muito cedo ele tem lutado contra a desigualdade social e trazido à tona questões relacionadas a políticas públicas e essa história de superação e apoio mútuo o levou a estar entre as 14 personalidades inspiradoras recrutadas pela Samsung para compor o Generation17”, afirma Mário Laffitte, Vice-Presidente de Relações Institucionais da Samsung na América Latina.
O vídeo está disponível no Canal da Samsung no YouTube, onde outros vídeos sobre o Generation17 também podem ser assistidos. Para mais informações sobre a iniciativa, basta acessar o site https://generation17.undp.org/. E para acompanhar o trabalho do Daniel, basta segui-lo nas redes sociais: @danielcalarco e @oij.br.
Generation17
Desde que foi criado, o Generation17, projeto da Samsung e do PNUD, oferece oportunidades de mentoria, tecnologia e networking para jovens ativistas com iniciativas fundamentadas nos 17 Objetivos Globais, que são um plano de ação global para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir paz e prosperidade para todos até 2030. A iniciativa conta com representantes em países da África, Ásia, Comunidade dos Estados Independentes (CEI), Europa, América do Norte, América Latina e Oriente Médio.
Os Jovens Líderes conectam as pessoas a soluções que contribuam ativamente para os ODS, incluindo o aplicativo Samsung Global Goals. Lançado em 2019 pela Samsung e pelo PNUD, o app oferece oportunidades de aprendizado sobre os ODS e compartilha maneiras fáceis e significativas de fazer a diferença. O aplicativo está atualmente instalado em quase 200 milhões de dispositivos Galaxy e já gerou mais de US$ 4 milhões em doações para educar a comunidade Galaxy sobre os desafios mais urgentes do mundo e fortalecer o trabalho do PNUD no apoio aos países para implementar soluções integradas para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.