Depois de vários anos servindo com prazer e com muita emoção os entusiastas, a Intel anunciou que ‘possivelmente’ a sua plataforma desktop baseada no chipset X58 Express entrou no seu último ano de vida, tendo recebido ordem de fim de vida. Segundo a Intel, a plataforma tem mais 12 meses até ser totalmente substituída pela plataforma baseada no chipset X79 (LGA 2011).
Para os fabricantes de motherboards, o chipset X58 custa cerca de 39 dólares, e outros 14 dólares para o southbridge ICH10R. Em Novembro de 2011, a Intel irá lançar o sucessor adequado para a plataforma Nehalem/Tylersburg, baseada no Sandy Bridge-E/Patsburg. A nova plataforma para entusiastas fará uso dos processadores Core i7 LGA2011, e do chipset Intel X79.
Na realidade, ficamos um pouco triste e decepcionados com esta notícia. Já era sabido que a morte dos tão sonhados e desejadas plataformas teriam um final próximo, mas já anunciar desta forma que daqui a 1 ano serão descontinuados nos pareceu um tanto quanto gritante por parte do fabricante. Como sabemos, depois de 1 ano da sua descontinuação, ainda existem os estoques globais, bem como o tempo de 2 anos para reposição destas.
No bem da verdade, o que parece ao primeiro instante é a Intel ter dado um belo tiro em rumo ainda ignorado quanto ao seu alvo, pois não sabe com certeza como o público irá receber este tipo de notícia, e como a maioria compra ou faz upgrades no fim de ano, quem irá investir agora num equipamento que já foi anunciado ser sucateado daqui a 12 meses?
Vamos acompanahar de pertinho todas as notícias referente a este processo, que será sem dúvida alguma, uma das ‘mortes’ menos desejadas entre todos os produtos do lado Azul do Planeta.
Fonte: TCmagazine.com