Robô industrial ganha prêmio Vector de Ouro - OverBR
Home / Noticias / Robô industrial ganha prêmio Vector de Ouro

Robô industrial ganha prêmio Vector de Ouro

Robô industrial de perfuração e rebitagem de fuselagens de aeronaves ganha o prêmio vector de ouro

A cada dois anos, a igus GmbH concede o prêmio vector para aplicações inovadoras que usam sistemas de esteiras porta cabos.

Robôs industriais com Loxin 2002 ganhou o vector de ouro 2018

Robôs industriais com aplicações Loxin 2002 ganhou o vector de ouro 2018

Este ano foram inscritas 187 aplicações diferentes de 30 países.

O prêmio de ouro foi para o Loxin 2002 da Espanha.

Nessa aplicação, dois robôs articulados trabalham na linha de montagem final de fuselagens de aeronaves.

Vários sistemas de esteiras porta cabos da igus garantem o fornecimento seguro e confiável de energia para os efetores terminais nos robôs.

 

Na Hannover Messe, o Loxin 2002 ganhou o primeiro lugar como a aplicação de esteiras porta cabos mais inovadora

Dois robôs industriais que são usados para a montagem final de fuselagens de aeronaves, com diâmetros de até quatro metros, desempenham várias tarefas, como perfuração e rebitagem.

No passado, o problema principal dessa aplicação era a possibilidade dos robôs colidirem com a fuselagem e, assim, danificarem gravemente o avião.

Agora, são usadas duas esteiras porta cabos da igus que se movimentam tridimensionalmente.

Elas estão fixadas paralelamente a cada lado dos braços do robô.

Isso facilita o movimento dos braços do robô e torna a fuselagem mais acessível, apesar das geometrias difíceis envolvidas.

Além disso, é possível guiar vários cabos e tubos diferentes de elementos de conexão para os efetores terminais dos robôs.

Ademais, são usados outros sistemas de esteiras porta cabos com geometrias e sentidos de movimento muito diferentes.

Uma aplicação para a qual a empresa Loxin ganhou o prêmio vector de ouro e 5.000 euros em dinheiro na Hannover Messe.

A cada dois anos, o prêmio é concedido a novas e exigentes aplicações de esteiras porta cabos.

O júri consiste de representantes de revistas especializadas, a indústria e a área de pesquisa.

Premiação da Vector em robótica

Os vencedores do vector 2018 foram premiados na Hannover Messe. A Loxin 2002 da Espanha ganhou o vector de ouro

Vector de prata para aplicação americana

O “Hummingbird” (“Beija-Flor”) é uma inovação revolucionária para a indústria agrícola, usado para a irrigação e o fornecimento de fertilizantes.

Ele substitui máquinas individuais convencionais, pode ser equipado com uma variedade de sensores e é capaz de usar software que processa dados relacionados a temperatura, nutrientes e doenças.

Isso permite adaptar, misturar e distribuir as substâncias a serem borrifadas de caso para caso.

Um sistema micro flizz da igus suporta os cabos e tubos, onde a esteira porta cabo se encontra de forma compacta em uma calha de alumínio fechada.

Essa solução de fornecimento de energia inovadora, que compõe uma grande parte do sistema completo, assim como o aspeto ambiental muito positivo da aplicação, foram motivos pelos quais o júri concedeu o vector de prata à Cordoba Technologies Inc.

 

Bronze para o elevador inovador

A Thyssenkrupp Elevator, uma das empresas líder de tecnologia e serviços de elevadores, substituiu cordas comuns por motores lineares.

O acionamento linear e haste de acionamento podem girar em 90 graus, fazendo com que as cabines possam ser movimentadas tanto verticalmente como horizontalmente.

Um dos maiores desafios durante a implementação foi o espaço limitado disponível em relação à quantidade de cabo, tanto em termos de profundidade como em movimento giratório.

Além disso, os requisitos para os cabos são rígidos, exigindo blindagem, pequenos diâmetros e raios de curvatura apertados.

As esteiras porta cabos estão sendo usadas pela primeira vez para uma aplicação dessas no setor de elevadores.

Duas esteiras porta cabos opostas, se deslocando em um trajeto circular e guiadas em um sistema de calhas, juntamente com os cabos adequados da igus, garantem a transmissão necessária de energia e dados à plataforma giratória.

Uma aplicação fascinante com um sistema de fornecimento de energia incomum.

Essa foi a solução que ganhou o vector de bronze em 2018.
 

Distinção especial para sistema inovador de geração de energia

A geração de energia com base em energia de ondas oceânicas possui um enorme potencial para o futuro, uma vez que a densidade da energia geralmente é cinco vezes maior que a energia eólica e dez vezes maior que células solares.

No entanto, ela traz vários desafios para os sistemas de fornecimento de energia usados, os quais devem resistir, durante vários anos, a condições muito adversas dentro das boias.

A aplicação da CorPower Ocean da Suécia ganhou o prêmio vector especial de 2018 devido à sua solução inovadora e resistente ao ambiente.

Todas as informações sobre o 6º prêmio vector e a variedade de submissões, incluindo as dos últimos anos, podem ser encontradas  aqui http://www.vector-award.com.br..

 

Sobre a Igus

A igus é um dos fabricantes líderes a nível mundial no setor de sistemas de esteiras porta cabos e buchas autolubrificantes em polímero.

A empresa sob gestão familiar com sede em Colónia está representada em 35 países e emprega aproximadamente 3.800 colaboradores em todo o mundo.

Em 2017 a igus com “motion plastics”, componentes plásticos para aplicações com movimento, conseguiu atingir um volume de vendas de 690 milhões de euros.

A igus detém o maior laboratório de testes e as maiores fábricas do seu ramo industrial a fim de poder proporcionar aos seus clientes, em muito pouco tempo, soluções e produtos inovadores adaptados às suas necessidades.

About Paulo Fernandes Maciel

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*