- O roteiro 2030 tem como foco veículos completamente elétricos e mobilidade conectada.
- Objetivo é aumentar o uso de plataformas comuns, chegando a 80% em 2026.
- Reforçar a presença da Mitsubishi Motors na Europa com dois novos modelos baseados em líderes de vendas da Renault.
- Investir 23 bilhões de euros nos próximos cinco anos para apoiar a estratégia ofensiva de eletrificação.
- Com 35 novos veículos elétricos (EVs) em 2030, é proposta a maior gama global de EVs, baseada nas cinco plataformas comuns de veículos elétricos.
- A Nissan apresenta um EV totalmente novo baseado na plataforma CMF-BEV da Aliança para substituir o Micra na Europa; veículo planejado para ser fabricado na Renault ElectriCity, o centro industrial elétrico no norte da França
- Reforçar a estratégia de bateria comum com o objetivo de garantir uma capacidade de produção global de 220 GWh em 2030.
- Nissan liderará o desenvolvimento da tecnologia inovadora de baterias de estado sólido para beneficiar a todos os membros.
- Renault liderará o desenvolvimento centralizado de uma arquitetura elétrica e eletrônica comuns e lançará o primeiro veículo completamente criado por software em 2025.
Paris, Tóquio, Yokohama – Renault Group, Nissan Motor Co., Ltd. e Mitsubishi Motors Corporation, membros de uma das maiores alianças automotivas do mundo, anunciaram hoje ações e projetos em comum para acelerar e moldar o seu futuro compartilhado com vista a 2030, com foco na cadeia de valor da mobilidade.
Um ano e meio depois de anunciar o seu novo modelo de negócio cooperado para apoiar a competitividade e a rentabilidade de suas empresas-membro, a Aliança está baseada em fundamentos sólidos, beneficiando-se de uma eficiente governança cooperativa operacional e de uma cooperação intensa, mas também flexível.
Dando continuidade ao esquema de Líder-Seguidor definido em maio de 2020, tecnologias específicas estão sendo desenvolvidas por uma equipe líder com o apoio dos seguidores, permitindo deste modo que cada empresa que forma a Aliança tenha acesso às principais tecnologias-chave.
A Aliança definiu um roteiro (roadmap) comum para 2030 para veículos totalmente elétricos e mobilidade Inteligente & Conectada, compartilhando investimentos para o benefício das três empresas-membro e seus clientes.
“Entre os líderes automotivos mundiais, a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi é, comprovadamente, um modelo único. Há 22 anos, construímos sobre nossas respectivas culturas e fortalezas para nosso benefício comum,” disseJean-Dominique Senard, Chairman da Aliança. “Hoje a Aliança está acelerando para liderar a revolução da mobilidade e proporcionar mais valor para os clientes, nossos funcionários, nossos acionistas e todas os nossos stakeholders. As três empresas-membro definiram um roteiro comum para 2030, compartilhando investimentos nos futuros projetos de eletrificação e conectividade. São grandes investimentos que nenhuma das três empresas poderia fazer sozinha. Juntos, estamos fazendo a diferença para um novo futuro sustentável global; a Aliança se tornará neutra em carbono em 2050”.
Avançando juntos para o benefício de cada um – Esquema Líder-Seguidor
Os membros da Aliança desenvolveram uma metodologia de “diferenciação inteligente” que define o nível de compartilhamento desejável para cada veículo, integrando diversos parâmetros de possíveis uso em comum, como plataformas, centros de produção, trem de força ou segmentos de veículos. Isso é complementado e potencializado por uma rigorosa abordagem no design e na diferenciação da parte superior da carroceria. Por exemplo, a plataforma comum para os segmentos C e D será usada por cinco modelos de três marcas da Aliança (Nissan Qashqai e X-Trail, Mitsubishi Outlander, Renault Austral e um futuro SUV de sete lugares).
Fortalecendo este processo, os membros da Aliança aumentarão o uso de plataformas comuns nos próximos anos de 60%, atualmente, para mais de 80% dos seus 90 modelos combinados em 2026. Isso permitirá a cada empresa aprofundar seu foco nas necessidades dos consumidores, seus melhores modelos e principais mercados, enquanto também ampliam inovações por meio da Aliança, com custos menores.
Como parte disso, a Mitsubishi Motors reforçará sua presença na Europa com dois novos modelos, entre eles o Novo ASX, baseado em modelos líderes de vendas da Renault.
Cinco plataformas comuns para veículos elétricos: a mais ampla oferta global da indústria
Renault, Nissan e Mitsubishi são pioneiras no mercado de veículos elétricos, com mais de 10 bilhões de euros já investidos no campo da eletrificação. Nos principais mercados (Europa, Japão, EUA e China) 15 fábricas da Aliança já produzem peças, motores e baterias para 10 modelos elétricos atualmente em comercialização, com mais de 1 milhão de veículos elétricos já vendidos e 30 bilhões de e-km (quilômetros movidos a eletricidade) percorridos.
Como base nessa experiência única, a Aliança está acelerando ainda mais, com um investimento adicional total de 23 bilhões de euros nos próximos cinco anos em eletrificação, ampliando a oferta com 35 novos modelos de veículos elétricos até 2030.
90% destes modelos serão baseados em cinco plataformas comuns, cobrindo a maioria dos mercados, nas principais regiões:
- CMF-AEV, a plataforma mais acessível do mundo, é a base para o novo Dacia Spring.
- KEI-EV (miniveículo) plataforma para veículos elétricos ultracompactos.
- LCV-EV Family, plataforma para clientes profissionais, como a base para o Renault Kangoo e o Nissan Townstar.
- CMF-EV, a plataforma global e flexível para veículos elétricos. Estará nas ruas nas próximas semanas como a base para o crossover elétrico Nissan Ariya e o Renault Megane E-Tech Electric. A CMF-EV, com suas inovações tecnológicas e o potencial oferecido por sua modularidade, é uma plataforma compartilhada para uma nova geração de veículos elétricos para os parceiros da Aliança. A plataforma foi desenvolvida para integrar e otimizar todos os elementos de um trem de força 100% elétrico, que recebe um novo motor de alto desempenho e uma bateria ultrafina. Até 2030, mais de 15 modelos estarão baseados na plataforma CMF-EV, com mais de 1,5 milhão de carros fabricados com essa plataforma por ano.
- CMF-BEV, a plataforma elétrica compacta mais competitiva do mundo, que será lançada em 2024. Proporciona até 400 km de autonomia com um desempenho aerodinâmico incrível, permitindo a redução de custos em 33% e o consumo de energia em mais de 10% comparado com o atual Renault ZOE. Será a base para 250.000 veículos por ano das marcas Renault, Alpine e Nissan, como o Renault R5 e o novo veículo elétrico compacto que substituirá o Nissan Micra. Com o design desenvolvido pela Nissan e produzido pela Renault, o novo modelo está programado para ser fabricado na Renault ElectriCity: o centro industrial elétrico no norte da França.
Estratégia de baterias comuns, avanços em inovações para baterias e uma capacidade de produção planejada de 220 GWh para oferecer uma oferta altamente competitiva para todos os clientes
Competitividade é fundamental, é isso fez as empresas-membro a criar uma estratégia comum de baterias da Aliança, levando, entre outros, à seleção de um fornecedor comum de baterias para a Renault e a Nissan nos principais mercados.
A Aliança está trabalhando com parceiros comuns para alcançar uma escala real e acessível de preços, permitindo reduzir os custos de bateria em 50% em 2026 e 65% até 2028.
Com esta abordagem, até 2030, a Aliança terá uma capacidade total de produção de baterias de 220 GWh para veículos elétricos nos seus principais centros de produção no mundo.
Além disso, a Aliança compartilha uma visão comum para a tecnologia de baterias de estado sólido (ASSB). Com base em seu profundo conhecimento e experiência única como pioneira em tecnologia de baterias, a Nissan liderará inovações nesta área que beneficiarão todos os membros da Aliança.
A tecnologia ASSB terá o dobro da densidade de energia em relação às baterias atuais de íons de lítio líquido. O tempo de carregamento também será bastante reduzido, para um terço do nível atual, permitindo que os clientes façam viagens mais longas com maior comodidade, confiança e prazer.
O objetivo é produzir a tecnologia ASSB em massa até meados de 2028, e, no futuro, além disso, realizar a paridade de custos com os veículos ICE, reduzindo ainda mais os custos para US$ 65 por kWh, acelerando a mudança global para veículos elétricos.
O sistema de gerenciamento de baterias da Aliança é, também, de vanguarda. Ao contrário de outros na indústria, a Aliança optou por controlar 100% de seu hardware e software, beneficiando-se de dados preditivos muito valiosos, o que permite monitorar o estado de saúde da bateria e aperfeiçoar a tecnologia.
A Aliança está trabalhando com parceiros estratégicos para oferecer as melhores soluções aos clientes para a recarga pública. Mobilize Power Solutions fornece aos clientes B2B serviços completos de ponta a ponta incluindo projeto, instalação, manutenção e gerenciamento de infraestrutura otimizada de recarga e todos os serviços relacionados para atender às suas necessidades de negócios.
Um acordo recentemente firmado com a Ionity, por meio do fornecedor de serviços de mobilidade elétrica Alliance Plug Surfing, permitirá que seus clientes tenham acesso, com tarifas preferenciais, à rede de cobrança ultrarrápida da Ionity na Europa.
Com mais de 10 anos de experiência no negócio de veículos elétricos, os membros da Aliança têm um profundo conhecimento que lhes permite estar à frente da concorrência na otimização da reutilização de baterias, notadamente com aplicações de bateria de segunda vida, reciclagem e obtenção de soluções eficientes e sustentáveis ao longo de todo o ciclo de vida do equipamento.
25 milhões de carros conectados à Alliance Cloud até 2026: a melhor experiência digital da indústria para os consumidores
A mobilidade inteligente e conectada são áreas críticas para uma maior inovação compartilhada em toda a Aliança.
Com 20 anos de experiência em sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS) e condução autônoma, a Aliança continua aperfeiçoando a segurança, o conforto e o prazer de dirigir no mundo real, oferecendo inovações em tecnologias de veículos inteligentes e de assistência ao motorista, sendo um exemplo o premiado sistema ProPILOT, da Nissan.
Com plataformas e eletrônica compartilhadas, até 2026 os membros da Aliança esperam ter mais de 10 milhões de veículos em circulação, somando 45 modelos da Aliança, equipados com sistemas de direção autônoma.
Atualmente, 3 milhões de veículos já estão conectados à Alliance Cloud com intercâmbio permanente de dados. Até 2026, mais de 5 milhões de sistemas na nuvem da Aliança serão entregues por ano, com um total de 25 milhões de carros em circulação. A Aliança também será a primeira fabricante global, de mercado de massa, a introduzir o ecossistema Google em seus carros.
Sob a liderança da Renault, a Aliança está desenvolvendo uma arquitetura eletrônica e elétrica centralizada comum, convergindo aplicações de hardware e software eletrônico para oferecer o máximo de benefícios e um nível otimizado de desempenho.
A Aliança lançará seu primeiro veículo completamente definido por software até 2025. Com este veículo, a Aliança melhorará o desempenho de seus carros no Over The Air (OTA) ao longo de seu ciclo de vida. Isso significa valor para os clientes com a integração do carro em seu ecossistema digital para oferecer uma experiência personalizada, novos e aprimorados serviços e custos de manutenção reduzidos. Isto também permitirá aos membros da Aliança melhorar o valor de revenda de seus veículos. Além disso, os veículos definidos por software poderão se comunicar com objetos conectados, usuários e infraestrutura, abrindo novos campos de valor para as empresas da Aliança.
A experiência digital diferenciada da Aliança será a porta de entrada para uma quantidade de dados sem precedentes, abrindo caminho para a próxima fronteira da indústria automotiva, com o Renault Group, a Nissan Motor Co., Ltd e a Mitsubishi Motors ocupando a vanguarda desta revolução.