Os entusiastas colegas do site Donanimhaber revelaram hoje alguns facos interessantes sobre a próxima geração de GPU’s da AMD. Com o nome de código Southern Islands, os novos GPU’s trazem suporte para o interface PCI-Express 3.0, estando de acordo com as normas da interface. As possíveis Radeon HD7000 irão oferecer um interface PCI-Express 3.0 x16, sendo retro-compativeis com as antigas versões do bus.
Esta nova interface irá duplicar a largura de banda quando comparado com o PCI-Express 2.0, apresentando uma largura de banda de 1GB/s por lane, por direção, equivalendo a 16 Gb/s em cada direção, no total. Com uma largura de banda ao dispor de 32 GB/s, os GPU’s Southern Islands serão baseados no processo de 28 nm da TSMC, oferecendo uma nova arquitetura de shaders com recurso aos Stream Processors VLIW4.
Para agora, a única plataforma que realmente irá tirar partido completo do novo bus será a plataforma Sandy Bridge-E da Intel, visto que os atuais Sandy Bridge ainda não tiram grandes dividendos do novo bus, apesar de já haver motherboards com suporte para PCI-Express 3.0.
Fonte: Donanimhaber.com