Em evento, em Brasília, gestores municipais foram convidados a incentivar cursos da Escola do Trabalhador 4.0 e ampliar o acesso a habilidades digitais e inserção profissional
São Paulo, abril de 2023 – A Escola do Trabalhador 4.0, projeto do Ministério do Trabalho e Emprego em parceria com a Microsoft Brasil, que oferece mais de 40 cursos de capacitação gratuitos em habilidades digitais, foi destaque na XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento que aconteceu entre 27 e 30 de março, em Brasília, é o maior encontro político da América Latina, e reuniu mais de 5 mil gestores municipais.
Na ocasião, o Ministério do Trabalho e Emprego realizou uma ação para incentivar que os prefeitos presentes no evento promovam a qualificação digital da sua população. Além da divulgação dos cursos, também foram sugeridas a criação de laboratórios de informática para que os professores das escolas municipais possam ter acesso aos conteúdos disponibilizados pelo Ministério e incorporem as trilhas de aprendizagem do programa às iniciativas já existentes em seus municípios.
A Escola do Trabalhador 4.0 é uma iniciativa do Ministério do Trabalho e Emprego, e que tem o objetivo de promover ações de capacitação com foco no desenvolvimento de habilidades digitais para a inserção profissional na economia digital. A Escola do Trabalhador também integra o Microsoft Mais Brasil, um plano abrangente lançado pela companhia em outubro de 2020, para contribuir com o crescimento econômico e sustentável do País.
“Na Microsoft, sabemos da importância da educação e da necessidade de promover a qualificação profissional para as ferramentas digitais. A nossa expectativa é que esta iniciativa possa contribuir para que os jovens tenham acesso rápido e prático a conteúdos essenciais para a sua formação que os ajudarão a ingressar no mercado de trabalho atual e do futuro.”, comenta Lucia Rodrigues, líder de Filantropia da Microsoft Brasil. “Trata-se de uma oportunidade de introduzir estes jovens ao mundo da tecnologia e formar novos profissionais para o setor que hoje demanda muita mão de obra qualificada”, completa.
Os cursos online e gratuitos estão disponíveis para os brasileiros de todo o país e são constantemente atualizados. A plataforma de ensino remoto conta com trilhas de conhecimento em diversas áreas como letramento digital, produtividade, analista de dados, entre outros, incluindo alguns cursos com certificação. O objetivo do programa é capacitar a força de trabalho e promover qualificação de jovens e adultos com foco no aumento da empregabilidade. O público-alvo são pessoas, a partir dos 16 anos, que estão em busca de emprego, ou em transição de carreira, a fim de prepará-los para as novas demandas do mundo de trabalho, com foco em tecnologia. Mais informações estão disponíveis no link Cursos | Escola do Trabalhador.
Sobre a Microsoft
A Microsoft (Nasdaq “MSFT” @microsoft) habilita a transformação digital na era da nuvem inteligente e da fronteira inteligente. A missão da Microsoft é empoderar cada pessoa e cada organização no planeta a conquistar mais. A empresa está no Brasil há 34 anos e é uma das subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975, e que está presente em mais de 190 países. De julho de 2021 a junho de 2022, a empresa investiu mais de US$ 15 milhões em doações e descontos para entidades sem fins lucrativos, impactando mais de 2 mil instituições com doação de software, descontos para compra e apoio a projetos de capacitação. Com o lançamento do Microsoft For Startups Founders Hub, 443 novas startups foram aprovadas, totalizando 703 startups apoiadas, que juntas já consumiram USD 11,898,488.00 de créditos em nuvem Azure.