Dinâmico, o WhatsApp se transformou rapidamente em uma ferramenta útil para se conectar e dialogar. Segundo maior mercado consumidor da solução, o Brasil conta atualmente com cerca de 197 milhões de usuários do aplicativo de mensagens, segundo estimativa da Meta, desenvolvedora do aplicativo.
Certamente, o WhatsApp agilizou a troca de informações por texto, assim como o compartilhamento de áudios, imagens e vídeos. Até por conta da praticidade e da aderência, a ferramenta conquistou com a mesma velocidade os departamentos comerciais das empresas. São pessoas que diariamente se comunicam com outras pessoas e também com as marcas.
Atualmente, SDRs (sales development representative) e vendedores preferem trabalhar com o WhatsApp para prospecção e vendas. Isso por conta da praticidade em encaminhar informações por mensagem.
Entretanto, o que muitos não sabem, é que a adoção desta prática tem um efeito colateral devastador no resultado de vendas das empresas.
De acordo com a Hyphen Consultoria, a utilização de forma exclusiva e inapropriada do WhastApp pelos departamentos comerciais pode provocar uma queda de até 80% na produtividade, na comparação com um modelo de vendas automatizado e multicanal.
WhatsApp em uma estratégia eficaz
Mas então qual a opção mais eficaz para alavancar o negócio com a utilização de tecnologia?
Segundo a consultoria, o melhor caminho para implantar uma estratégia realmente eficiente de prospecção e vendas é interligar diferentes canais de comunicação em uma cadência estratégica com ligações, e-mail, WhatsApp e mídias sociais.
“Muitos profissionais de vendas adotam uma abordagem consultiva, onde o objetivo não é apenas fechar a venda, mas também entender as necessidades do cliente, e fornecer informações relevantes construindo um relacionamento de confiança”, explica Diego de Castro, CEO da Hyphen Consultoria.
De acordo com o especialista, o processo de comunicação por mensagens, como WhatsApp ou e-mail, amplia consideravelmente o tempo decorrido no ciclo de vendas. Isso porque exige uma extensa troca de mensagens com o cliente, tornando o vendedor até 80% menos produtivo.
“Neste tipo de comunicação o cliente responde no momento mais conveniente para si, podendo levar minutos, horas ou até mesmo dias para enviar uma única resposta. Sem mencionar que muitas mensagens não são respondidas por puro esquecimento, uma vez que o aplicativo prioriza a exibição de mensagens não lidas no topo da lista de conversas”, destaca o CEO.
Metodologia com resultados
“Nas nossas consultorias, identificamos que um vendedor realiza, em média, apenas três tentativas de contato com o cliente e que aproximadamente 70% dos leads são classificados como perdidos, sem que tenha havido um único contato efetivo. Essa situação aumenta consideravelmente o custo de aquisição de clientes e o dinheiro desperdiçado em estratégias de marketing que não estão alinhadas com as ações do departamento comercial”.
Segundo o CEO, para alcançar maior eficiência e aumentar as conversões, é fundamental que as empresas alinhem as novas tecnologias com uma estratégia capaz de alcançar a alta performance, maior taxa de conversão e redução do tempo do ciclo de vendas.
“Na Hyphen, adotamos a metodologia HYARCH para estruturar o funil de marketing e funil de vendas, e aportar toda a tecnologia omnichannel necessária para garantir a integração e produtividade entre os departamentos de marketing e comercial de nossos clientes. Entendemos que as empresas que adotarem uma cadência de prospecção multicanal, automatizando processos, diversificando a abordagem e a linguagem de comunicação conseguirão abordar mais clientes em menor tempo. Com mais ofertas, o resultado será mais vendas”, explica Castro.
Ampliando o horizonte
A busca pelos melhores resultados, porém, não para por aí.
A consultoria também aponta que integrar essa abordagem a um abrangente processo de auditoria e controle em 360º, obtendo uma visão completa da jornada do cliente, e identificando as deficiências de cada vendedor (seja no conhecimento do produto, habilidade de condução até o fechamento ou quebra de objeções), é a fórmula essencial para elevar qualquer empresa ao status de líder em seu segmento.
O resumo é: embora o WhatsApp seja uma ferramenta valiosa para vendas e prospecção de clientes, seu uso exclusivo pode levar a uma redução significativa na produtividade das empresas, com uma queda de até 80% no retorno das vendas conforme apontado pela consultoria.
Portanto, a chave para o sucesso está na implementação de uma estratégia eficaz que diversifique os canais de comunicação e implemente controle nas empresas, otimizando o processo de vendas para alcançar mais clientes em menos tempo. Ao fazer isso, as empresas podem melhorar seus resultados de vendas e manter a eficiência em seus processos comerciais.
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