Home Noticias Programa Jovem Aprendiz incentiva conciliar estudo e emprego

Programa Jovem Aprendiz incentiva conciliar estudo e emprego

por admin

De modo geral, é comum que as empresas busquem por profissionais com experiência, no entanto, como ter prática e vivência na área sem a oportunidade de primeiro emprego? Como uma forma de possibilitar a entrada de jovens no mercado de trabalho, as companhias oferecem o Programa Jovem Aprendiz, que tem como objetivo a inclusão aliada ao acesso à educação de forma segura, prevenindo o trabalho infantil e construindo uma cultural corporativa responsável.

A Tecnisys, empresa brasiliense de Tecnologia da Informação, coleciona histórias de como abrir oportunidades. Há mais de 10 anos, ela recebe os aprendizes e os encaminha a uma nova rotina, voltada a promover o conhecimento. Juliana Almeida, Analista de Recursos Humanos da Tecnisys, aponta que o programa tem um papel social muito importante e que deve ser valorizado. “Pois oferece oportunidade para o jovem, promovendo responsabilidade, abrindo espaço para inovação e iniciando o primeiro passo para que ele se capacite para melhorar suas habilidades”, afirma.

“Recebemos jovens de 14 a 24 anos para atuar nas áreas fins e meios. É uma oportunidade real de ingressar no mercado de trabalho por meio do programa”, explica Juliana. Atualmente, a Tecnisys possui parceria com uma empresa que os auxilia na busca pelos novos aprendizes. Eles precisam estar matriculados ou já ter concluído o Ensino Médio. E, além da bolsa, têm direito aos benefícios oferecidos pela Tecnisys.

Crescimento profissional

Recentemente, a Tecnisys recebeu cinco novos jovens que estão atuando em diversas áreas da empresa. Guilherme Áquila Freitas da Silva, de 16 anos, é um dos jovens que foi contratado recentemente pela Tecnisys. “Acredito que essa experiência trará muitos benefícios para o meu futuro, além de muito aprendizado no ramo da tecnologia e inovação”, afirma. Victor Hugo Siqueira, de 17 anos, concorda com o colega. “Essa é uma área que eu me identifico bastante, então pretendo adquirir o máximo de conhecimento, para investir no meu amanhã e assim poder atuar no mercado de TI daqui a alguns anos”.

Assim como Guilherme e Victor, Nicole Alves Valverde e Davi de Souza, também acreditam que essa experiência irá contribuir para o crescimento profissional de cada um. “Será uma etapa com várias novidades e aprendizados com alguns especialistas do setor”, comenta Davi, de 16 anos. “É, sem dúvidas, uma ótima oportunidade para iniciar e crescer dentro dessa carreira”, completa Nicole, também de 16 anos.

Profissão do Futuro

Daniel Vinícius Alecrim, de 23 anos, aponta que o mercado de TI é o que mais cresce em todo o mundo. “E tenho certeza de que essa experiência vai ser muito importante, pois é a área que eu quero continuar trabalhando, justamente por ela estar em constante evolução e por ser extremamente útil para a sociedade”, afirma. “Durante esse período, pretendo aprender a dominar a linguagem Python, a plataforma PostgreSQL e tudo que for útil para contribuir no meu crescimento”.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações