A Inteligência Artificial (IA) está transformando quase todos os aspectos em que as empresas operam e se relacionam com o mundo. Essa tecnologia pode liberar o potencial dos dados e revolucionar nossas rotinas diárias ao automatizar tarefas simples e repetitivas. A IA será chave para ajudar a abordar desafios globais massivos como as pandemias ao acelerar as descobertas de medicamentos e mais. Ao mesmo tempo, também existem preocupações válidas sobre como se está utilizando essa tecnologia, e os governos estão começando a responder. Por exemplo, em abril de 2021 a União Europeia apresentou sua proposta de regulação desenhada para abordar as possíveis ameaças à saúde, à segurança e aos direitos fundamentais que envolvem os sistemas de inteligência artificial. À medida que os governos exploram perguntas críticas que se apresentam diante do avanço da IA, as empresas também devem assumir a responsabilidade de como suas próprias organizações constroem e utilizam IA.
Um novo caso de estudo do Fórum Económico Mundial (WEF) estabelece o que está em jogo e afirma a liderança da IBM em IA confiável. Usada de forma irresponsável, a IA tem o potencial de erodir a confiança, propagar a desigualdade e gerar prejuízos. As organizações que desejam usar a IA têm a responsabilidade fundamental de fomentar a confiança nas soluções de IA. A IBM é guiada por essa visão há anos, e sua liderança nesse espaço resultou no foco centrado no ser humano para uma IA confiável, um enfoque que coloca os princípios éticos no centro de sua tecnologia de Governança de dados e Inteligência Artificial e fomenta um ecossistema aberto e diverso.
Para aprofundar, estas são algumas das práticas que a IBM tem desenvolvido que nos ajudam a construir uma IA capaz de fomentar essa confiança.
Princípios éticos no centro
Dado que desenvolver e gerenciar a Inteligência Artificial confiável é um processo contínuo, a IBM aplica Princípios de Confiança e Transparência de alto nível para construir e fortalecer constantemente essa confiança. Os princípios deixam claro que o propósito da Inteligência Artificial é aumentar a inteligência humana; que os dados e insights gerados pertencem ao seu criador; e que novas tecnologias poderosas como IA devem ser transparentes, explicáveis e mitigar preconceitos prejudiciais e inadequados.
A IBM também incorpora princípios éticos transversalmente nas operações globais em sua empresa através de uma Junta de Ética de IA que proporciona governança centralizada e autoridade para a tomada de decisões. A Junta de Ética de IA ajuda a promover uma cultura de ética tecnológica em toda a companhia e é um mecanismo pelo qual a IBM faz com que sua empresa e todos os IBMistas sejam responsáveis por seus valores e compromissos para o desenvolvimento e a implementação de tecnologias éticas.
Governança de dados e tecnologias de IA
É fácil dizer que a ética importa, mas, na realidade, é mais complexo integrar esses princípios éticos na tecnologia em si. As organizações reconhecem a importância de um enfoque holístico para gerenciar e governar as soluções de IA no ciclo de vida completo da IA. O objetivo da IBM é integrar produtos, serviços, sistemas e ativos de investigação para desenvolver soluções especificamente desenhadas para ajudar as empresas não só a estabelecer e executar estratégias de IA, como também ajudar a infundir confiança em seus sistemas de IA atuais e futuros e colocá-los em funcionamento.
Muitas das inovações da IBM em IA confiável nascem em IBM Research e são baseadas em suas cinco áreas de foco: explicabilidade, equidade, solidez, transparência e privacidade. Suas soluções de IBM Watson e os consultores de IBM Global Business Services ajudam os negócios com aauditoria e mitigação do risco, implementação de frameworks de governança, operacionalização de IA, educação e orientação e mudança organizacional. As organizações, desde grandes retailers americanos, instituições financeiras como Regions Bank até organizações como ESPN Fantasy Football, estão colocando em ação os princípios de IA confiável.
Os FactSheets da IBM fomentam a confiança e a transparência ainda mais. Os FactSheets de IA tornam a IA mais explicável listando os componentes, objetivos e informações sobre como ela funciona e foi desenvolvida, de forma similar a um rótulo de informação nutricional, e logo farão com que esses FactSheets façam parte do IBM Cloud Pak for Data.
Um ecossistema aberto e diverso
IBM acredita que a IA deve beneficiar muitos, não apenas alguns poucos da elite. Cumprir isso significa promover uma cultura em que a diversidade, a inclusão e a responsabilidade compartilhada são imperativas. Isso inclui uma diversidade de conjuntos de dados, diversidade de profissionais e um ecossistema diversificado de parceiros para habilitar o feedback e melhorias contínuas.
O que vem a seguir
Os benefícios da IA tendem a crescer exponencialmente, mas isso só pode acontecer se a sociedade confiar nela. Por isso, a IBM acredita que os sistemas de IA devem priorizar a privacidade do consumidor e os direitos dos dados. É também por isso que tem pedido que haja umaregulação precisa para a IA: para definir os controles regulatórios e as políticas mais estritas sobre os usos finais da tecnologia, em que o risco de prejuízo social é maior. E não estão esperando que a regulamentação entre em vigor para fazer as coisas certas.
Tendo a confiança como base de sua liderança em inovação em IA, IBM é o parceiro que as empresas precisam neste momento, pois buscam usar a IA como força para uma mudança positiva. E neste momento do longo arco do progresso humano, isso é importante não apenas para sua empresa, mas para seus clientes e a sociedade em geral.
Se você estiver interessado em ler mais, consulte o novo case de estudo do Fórum Econômico Mundial que explora em mais detalhes a evolução da abordagem da IBM para IA confiável, a página de IBM Watson Trustworthy AI e a de IBM AI Ethics. Você também pode explorar aqui algumas das formas como seus serviços de tecnologia e consultoria estão ajudando os clientes. Revise a pesquisa do IBM Institute for Business Value sobre a importância da ética de IA entre boards e executivos, e inscreva-se para ingressar na lista do próximo AI FactSheet beta aberto que esperam levar ao IBM Cloud Pak for Data no final de outubro.
Comunicação IBM
Juliana Cayres Setembro
E-mail: [email protected]
Assessoria de imprensa IBM
Weber Shandwick
E-mail: [email protected]