- Frota de 16 Nissan Frontier leva expedicionários a uma aventura pelos patrimônios mais importantes do país
- Projeto ajuda na divulgação das riquezas do país indo além da simples exposição do produto
- Todas versões da Frontier na linha 2020 fazem parte da caravana
BRASÍLIA, Distrito Federal – Em seu primeiro dia, a “Expedição Nissan: Na Rota dos Patrimônios do Brasil” visitou pontos importantes de Brasília, que completa 60 anos da sua inauguração em abril. A capital federal foi o ponto de partida para a nova etapa do projeto histórico e cultural da Nissan.
Marco da arquitetura e urbanismo modernos, Brasília é detentora da maior área tombada do mundo, com 112,25 km². Os convidados da Nissan, que estão utilizando uma frota de 16 Nissan Frontier nessa aventura, iniciaram o dia com um encontro com Saulo Santos Diniz, superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Diniz fez uma explanação dos locais da cidade que são gerenciados pelo Instituto e falou sobre a importância e curiosidades deles.
Depois, o grupo visitou alguns dos pontos históricos e culturalmente importantes como a 108 Sul, a primeira superquadra do Plano Piloto, a ponte JK e a Esplanada dos Ministérios. O Museu do Candango, que conta a história da construção da capital brasileira, e o Museu do Catetinho, local da primeira residência oficial do governo federal na cidade, também foram locais que os expedicionários estiveram. O nome Catetinho faz alusão ao Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, que era a antiga residência oficial dos presidentes antes da construção de Brasília.
Na sequência, o grupo pegou a estrada para rodar mais de 200 quilômetros rumo à Chapada dos Veadeiros, onde a aventura continuará nos próximos dias.
“Expedição Nissan”
Reconhecida nacionalmente e internacionalmente pela sua proposta atrevida, a Expedição Nissan voltou às estradas do Brasil. O conceito segue o mesmo da primeira edição do projeto, realizada em 2017 e 2018: o compromisso da Nissan de estar cada vez mais presente no dia a dia dos brasileiros, unindo os produtos da marca com ações que contribuam com o país. Não é um passeio para falar do produto, mas uma expedição temática para contribuir com a divulgação de patrimônios e aspectos históricos, culturais e naturais do Brasil.
A nova edição da Expedição Nissan está percorrendo estradas e trilhas com um novo tema. Se na primeira o foco foram as pinturas rupestres, agora os expedicionários estão seguindo na “Rota dos Patrimônios do Brasil”. Mas as características que tornaram o projeto um sucesso para a divulgação das riquezas do país estão todas mantidas: além de irem aos locais que ressaltam o tema do projeto, há o acompanhamento de pesquisadores e especialistas em cada lugar e também imersão na rica cultura e tradições das regiões por onde passa a frota de picapes Nissan Frontier.
Outra novidade está exatamente ligada à Nissan Frontier. A expedição é formada por uma frota de 16 picapes produzidas na fábrica de Córdoba, na Argentina, que têm ainda mais versões, equipamentos e evoluções mecânicas e de projeto em comparação aos modelos usados na edição anterior, que eram importados do México. Essa etapa no Centro-Oeste do Brasil incorpora todas as versões da linha 2020, lançada no início deste ano.
A Nissan Frontier é mais do que força, por isso uma combinação de tecnologias permite extrair o máximo em desempenho no fora-de-estrada e garantir uma condução confortável, fundamental para superar os longos trechos percorridos pela expedição.
O conceito diferenciado, que valoriza a divulgação histórica e cultural e destaca o dia a dia das regiões visitadas, ao mesmo tempo que garante uma experiência real de condução de um veículo, fez a “Expedição Nissan” receber inúmeros reconhecimentos, como o Prêmio Aberje 2018, na categoria Eventos, e o Certificate of Excellence do SABRE Awards Latin America 2018. E o livro que resume a primeira edição do projeto ganhou o Prêmio Aberje 2019 na categoria regional de Publicação Especial.
Nissan Frontier
Sob o conceito da Nissan Intelligent Mobility, com a qual a marca busca mobilizar as pessoas para um mundo melhor, a Nissan Frontier traz tecnologias como a Visão 360º, um sistema de câmera externo que gera uma visão periférica completa do entorno; o Detector Inteligente de Objetos em Movimento; teto solar; novo sistema multimídia A-IVI com tela de oito polegadas; sistema Isofix; seis airbags; entre outros. A picape está disponível em quatro versões (S 4×4, Attack 4×4, XE 4×4 e LE 4×4) com câmbio manual ou automático e o motor 2.3 turbodiesel e tem opções de uma ou duas turbinas, que faz a potência variar conforme a configuração adotada (160 cv ou 190 cv).
A linha da picape é equipada com a suspensão traseira com sistema multilink e molas helicoidais e que trabalha em conjunto com um eixo rígido com nova calibração para permitir a adoção das novas rodas aro 18 calçadas em pneus Bridgestone (para a versão LE). O sistema recebeu molas maiores visando melhorar a performance dinâmica e dar mais estabilidade e respostas mais rápidas na direção.
Além destes diferenciais, a picape conta com os bancos “Gravidade Zero” inspirados na tecnologia desenvolvida pela NASA para eliminar a fadiga e melhorar o conforto para o condutor; os controles de tração e estabilidade (VDC – Vehicle Dinamic Control); freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA); controles automáticos de descida (HDC) e auxílio de partida em rampa (HSA), luz de freio de LED (CHMSL), luzes diurnas (DRL) e muitos outros equipamentos.
Nissan no Brasil
A Nissan, uma das maiores fabricantes de veículos do mundo, está presente no Brasil desde 2000 e opera hoje com mais de 180 concessionárias em todos os estados do País. A empresa investiu R$ 2,6 bilhões na construção de seu Complexo Industrial próprio em Resende, no estado do Rio de Janeiro. Esta unidade industrial foi inaugurada em abril de 2014 e tem a capacidade de produzir 200 mil carros e 200 mil motores por ano. Ela fabrica atualmente os Nissan March, Nissan Versa e Nissan Kicks, além dos motores flexfuel 1.0 12V e 1.6 16V. A linha no Brasil é complementada pela picape Nissan Frontier, fabricada em Córdoba, na Argentina, pelo sedã Nissan Sentra e pelo Novo Nissan LEAF, o veículo 100% elétrico e zero emissões mais vendido no mundo, e que é o ícone da Nissan Intelligent Mobility. A Nissan tem mais de 2.500 funcionários no Brasil.
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