O Yahoo nomeou nesta quarta-feira (4) como novo presidente-executivo o presidente do PayPal, Scott Thompson.
O Yahoo demitiu Carol Bartz do cargo de presidente-executiva em setembro e disse, na ocasião, que estava estudando várias opções estratégicas, incluindo a possível venda de toda a companhia ou de parte dela.
A companhia está passando por uma revisão estratégica à medida em que luta para competir com os pesos pesados da Internet, como Google e Facebook, e tem sido gerenciada pelo presidente-executivo interino e vice-presidente financeiro, Tim Morse, desde a saída de Carol.
Thompson é responsável, desde 2008, pela unidade de pagamentos online do eBay e foi anteriormente seu vice-presidente de tecnologia. A PayPal processou 29 bilhões de dólares em pagamentos no terceiro trimestre de 2011.
Brett Harriss, analista da Gabelli & Co. comentou o assunto.
– A notícia é provavelmente um pouco negativa, porque torna a venda de toda a companhia para alguém como a Microsoft menos provável. Ele é certamente um gerente competente e certamente foi bem-sucedido no PayPal.
Como parte da revisão estratégica, o Yahoo tem discutido reduzir suas participações na chinesa Alibaba e em sua afiliada japonesa como parte de um acordo estimado em U$ 17 bilhões, segundo fontes familiares com o assunto.
Analistas têm dito que uma das primeiras tarefas de um novo presidente-executivo deve provavelmente ser cuidar das vendas dos ativos asiáticos.
O Yahoo, cujos serviços incluem e-mail, mecanismos de busca na Internet, notícias e compartilhamento de fotos, foi uma empresa pioneira na web que cresceu rapidamente nos anos 1990, mas atualmente tem lutado para manter sua relevância e receita de publicidade frente à forte concorrência.
Em 2008, o Yahoo rejeitou uma oferta hostil da Microsoft no valor de 44 bilhões de dólares. O valor de suas ações foi eventualmente depreciado com a crise econômica mundial e seu atual valor de mercado é de cerca de 20 bilhões de dólares.
Copyright Thomson Reuters 2011