Home Noticias Prêmio Respostas para o Amanhã: Samsung lança aplicativo educacional durante a FEBRACE 2020

Prêmio Respostas para o Amanhã: Samsung lança aplicativo educacional durante a FEBRACE 2020

por SimbiekJP

18ª edição da feira marca estreia da nova edição do Prêmio que desafia professores e alunos de escolas públicas a criarem soluções para a comunidade

Foi dada a largada para a sétima edição do Prêmio Respostas para o Amanhã, que teve o prazo de inscrições estendido até o dia 10 de agosto. E, para este ano, a Samsung desenvolveu um aplicativo educacional que reúne diversos recursos sobre a iniciativa. Seu lançamento oficial acontece na 18ª edição da FEBRACE, Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, que, desta vez, está sendo transmitida totalmente online e pode ser acompanhada em tempo real até o próximo dia 04 de abril via streaming pelo canal da organização https://www.youtube.com/user/FEBRACE.

Além da apresentação do aplicativo Respostas para o Amanhã, no dia 30 de março das 16h às 16h45 acontece um painel on-line sobre STEM na educação com participação da Samsung, CENPEC, e de especialistas na abordagem (em inglês, Science, Technology, Engineering and Mathematics – Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), por meio do link: https://www.youtube.com/watch?v=bMx4z0B2vTg&feature=youtu.be

A Samsung contará também com um Stand Virtual na Febrace, com cursos on-line gratuitos com certificação e infográfico sobre abordagem STEM, além de depoimentos de educadores e estudantes vencedores de edições anteriores. Pelo Stand Virtual, os visitantes também poderão conhecer o portal do Prêmio Respostas para o Amanhã, acessar informações e se cadastrar na sétima edição. O acesso a esses materiais acontece também via link de streaming.

Sobre o Aplicativo

O novo aplicativo desenvolvido pela Samsung permite acompanhamento dos projetos, criando assim uma ligação mais próxima entre a marca, os alunos e professores de escolas públicas de Ensino Médio. As inscrições estão abertas e os interessados podem acompanhar o edital e se inscrever no link www.respostasparaoamanha.com.br.

O app está disponível para download gratuito na Play Store e contempla uma série de conteúdos que incluem vídeos e depoimentos, apresentação do prêmio e materiais auxiliares. Pode ser acessado tanto pelos participantes do Prêmio como pelo público que tiver interesse em saber mais informações.

Por meio do aplicativo é possível, por exemplo, fazer download da ficha de inscrição, ter acesso ao regulamento e conferir material exclusivo com informações complementares sobre STEM.

Além de servir como uma ferramenta de consulta, o app também deve facilitar a vida dos professores e estudantes, pois ele traz detalhes sobre os prazos para preenchimento e envio de documentações necessárias para participação.

“Alunos e professores que participam do Prêmio Respostas para o Amanhã são desafiados a mostrar como aplicar a abordagem STEM na criação de soluções para desafios reais da comunidade e o aplicativo é mais uma ferramenta de suporte à professores e estudantes nesta jornada de conhecimentos.”, comenta Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.

“O novo aplicativo é uma ferramenta importante para apoiar a formação docente, a preparação de aulas e o ensino de Ciências da Natureza e de Matemática na abordagem STEM”, avalia Anna Helena Altenfelder, Presidente do Conselho de Administração do CENPEC Educação.

Além de estar alinhado às competências e habilidades previstas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o Prêmio integra a visão global da marca “Together for Tomorrow! Enabling People”, que busca capacitar futuras gerações para alcançarem seu pleno potencial por meio da Educação.

Cronograma Respostas para o Amanhã 2020

10 de março a 10 de agosto – Inscrição de projetos

11 de agosto a 2 de setembro – Seleção de semifinalistas

02 de setembro – Definição dos 20 projetos semifinalistas

02 de setembro a 30 de setembro – Detalhamento dos projetos semifinalistas

03 de setembro a 30 de setembro – Mentoria (20 projetos)

01 de outubro a 14 de outubro – Seleção dos 10 projetos finalistas

15 de outubro – Resultado dos 10 projetos finalistas no site do Prêmio

16 de outubro a 03 de novembro – Produção dos vídeos finalistas

19 de outubro a 06 de novembro – Mentoria (10 projetos)

03 de novembro a 11 de novembro – Seleção dos vencedores

05 de novembro a 11 de novembro – Júri Popular

11 de novembro – Resultado no site do Prêmio (Júri Popular e Vencedores Nacionais) e I Mostra Respostas para o Amanhã

Sobre o prêmio

O Prêmio Respostas para o Amanhã é uma iniciativa global da Samsung, no Brasil desde 2014, e conta com a coordenação do CENPEC Educação. Já recebeu mais de 6,6 mil inscrições, com mais de 4 mil escolas participantes, envolvendo 14 mil professores e 161 mil estudantes.

Dentre os parceiros da premiação estão a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), a Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Edição 2019 – Prêmio Respostas para o Amanhã

Pela primeira vez na história do programa, uma mesma cidade, desta vez Cascavel, no interior do Ceará, teve duas das três escolas vencedoras do Respostas para o Amanhã. Os estudantes da Marconi Coelho Reis ganharam com o projeto “Desenvolvimento de biofilme a partir da Psidium guajava (folha da goiabeira) para aplicações diversas”. A solução consiste no tratamento de queimaduras ou lesões na pele, demonstrando na prática as eficácias do produto.

Na segunda colocação, os alunos da Ronaldo Caminha Barbosa trabalharam no projeto “AGRI+”, criado para o combate à escassez de água e melhorando a agricultura com polímeros sustentáveis. Mostrando todo o potencial social do Prêmio, a ideia para a solução surgiu depois que os alunos perceberam que as hortas plantadas na região não se desenvolviam adequadamente, em razão do solo salino e seco.

Foi de Franca, no interior do Estado de São Paulo, que foi escolhido o terceiro representante. Alunos da EE Ângelo Scarabucci desenvolveu capacetes a partir de materiais descartados usados na fabricação de calçados.

 

Serviço – FEBRACE 2020 (23/março até 04/abril)

O que: Palestra virtual – Desafios do STEM na educação do Século XXI

Data: 30 de março das 16h às 16h45

Como acompanhar a palestra: https://youtu.be/bMx4z0B2vTg

Palestrantes: Mariana Lorenzin (Especialista em STEM), Anna Helena Altenfelder, presidente do Conselho do Cenpec e Isabel Costa, gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.

Fonte: https://news.samsung.com/

Você também pode gostar

Deixe um Comentário