• Atendimento online usa inteligência artificial para fazer triagem e responder perguntas sobre a COVID-19;
• Em cerca de quatro meses, ferramenta DoktorLive já realizou mais de 18 mil atendimentos
São Paulo, 17 de setembro de 2020 – A Prefeitura de Blumenau, a partir de uma parceria com empresários do município, implementou um serviço de teleatendimento para orientar a população em relação à COVID-19. O serviço DoktorLive foi desenvolvido pelas empresas locais de tecnologia Ezok e Lector, e usa recursos de Inteligência Artificial, baseados em IBM Watson Assistant, para fornecer aos usuários respostas imediatas às perguntas comuns relacionadas ao novo coronavírus e também para ajudar na identificação rápida de casos que possam necessitar de atendimento médico presencial. O serviço de esclarecimento de dúvidas funciona 24 horas e o encaminhamento para atendimento online médico e psicológico funciona via Whatsapp pelo número (48) 4042-0330, das 7h às 19h, e em cerca de quatro meses já atendeu mais de 18 mil pessoas em Blumenau (SC).
Blumenau adotou a ferramenta DoktorLive com o objetivo de descentralizar o atendimento das unidades de saúde, evitar aglomerações e circulação de pessoas sem necessidade. Com a teleorientação, é possível nortear os pacientes sem que eles precisem sair de casa. Ao utilizar o serviço, o cidadão que apresenta sintomas ou tem dúvidas sobre a COVID-19 passa por uma triagem realizada por um assistente virtual, treinado diariamente de acordo com informações oficiais e atualizadas relacionadas aos tratamentos e sintomas do vírus. O sistema foi treinado por especialistas técnicos da Ezok, além de médicos que prestam atendimentos ao sistema de saúde do município.
Por meio de perguntas simples, o atendimento é capaz de identificar e encaminhar para a consulta médica os casos suspeitos para serem atendidos por um médico por vídeo, chat ou chamada de áudio. O sistema também interage com os usuários em linguagem natural para prover respostas automatizadas a perguntas frequentes sobre sintomas, recomendações de saúde e higiene, orientações sobre os serviços municipais e outras dúvidas relacionadas à COVID-19.
“Na IBM, estamos trabalhando com empresas e governos em todo o País para ajudá-los a emergir ainda mais fortes deste momento. Para nós é um grande prazer colaborar com a Ezok com tecnologia de IA para que eles pudessem atuar junto à Prefeitura de Blumenau no auxílio à população e também aos profissionais que estão na linha de frente, ajudando a agilizar o atendimento, otimizar os recursos e unir forças entre vários papéis de nossa sociedade”, afirma Rodrigo Nunes, Diretor da IBM Brasil para a Regional Sul.
De acordo com Henrique Bilbao, CEO da Ezok, ‘O Doktor Live possibilita e incentiva o isolamento social, evitando a exposição de médicos e pacientes, além de reduzir a sobrecarga do sistema hospitalar”, afirma. “A plataforma também traz informações corretas e todos os cuidados necessários contra a COVID-19, oferecendo à população acesso a informações confiáveis”.
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