A portaria virtual, também conhecida como portaria remota ou porteiro eletrônico, tem se firmado como uma solução presente nos condomínios brasileiros. Esse sistema, que utiliza tecnologia para gerenciar o acesso aos edifícios, tem conquistado cada vez mais espaço no mercado. Segundo as mais recentes informações disponíveis da Abese (Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança), a expansão das instalações teve um crescimento expressivo, atingindo um aumento de 33% até setembro de 2021.
Diferentemente dos modelos tradicionais, a portaria virtual opera por meio de uma central humanizada que controla os acessos ao edifício de forma remota.
O especialista em segurança condominial e CEO do Grupo Volpato, Eduardo Volpato, acredita que existem dois principais fatores que contribuíram para o crescimento da adesão do serviço de portaria virtual no Brasil: o fator tecnológico e econômico. Segundo ele, com o avanço dos equipamentos, hoje condomínios residenciais e comerciais de pequeno e médio porte já podem contar com este sistema.
“Valendo-se dessa modalidade de portaria, os condomínios podem gerar uma redução de despesas de até 50%, contando questões como folha de pagamento de funcionários e direitos trabalhistas, custos em uniforme, rotatividade de porteiros, entre outros”, salienta Volpato, completando que o dinheiro economizado pelo condomínio nessa situação pode ser usado para reduzir a mensalidade ou ser investido em benfeitorias para o prédio.
Além disso, o especialista destaca que todos os processos tecnológicos empregados também tem o propósito de contribuir para maior praticidade e segurança aos moradores e visitantes do condomínio, uma vez que a central funciona sem interrupções, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Entre as tecnologias usadas, estão o leitor facial, onde é cadastrado o rosto do morador no interfone, que fica posicionado no portão de acesso do condomínio; o armário inteligente, equipamento que é posicionado na eclusa do condomínio; e equipamentos com Inteligência Artificial.
Volpato explica ainda que, com a portaria virtual, todos os chamados à portaria são direcionados automaticamente para uma central de atendimento 24 horas preparada para atender prontamente às solicitações, sendo tudo registrado tanto por voz quanto por imagem.
O especialista informa ainda que, no Grupo Volpato, os clientes possuem um aplicativo com mais de 30 funções, como o monitoramento de câmeras, agendamento de espaços comuns e agendamento de visitas por meio da chave virtual e/ou QRcode, o que possibilita a entrada de visitantes e prestadores de serviço.