Conheça o programa Samsung Electronics que impulsiona a inovação dentro e fora da empresa
No último dia 21, data em que se comemora o Dia Mundial da Criatividade e Inovação, a Samsung Electronics revelou como funciona o Creative Lab (C-Lab). O programa foi criado em 2012 na Coreia do Sul para promover novas ideias e incentivar uma cultura criativa em toda a empresa. Muitas das inovações que hoje estão acessíveis a milhões de consumidores em todo o mundo, são fruto de sugestões de funcionários ou mesmo de startups aceleradas pelo C-Lab, como as embalagens ecológicas das TVs Samsung, que em breve serão expandidas para outros eletrodomésticos.
Atualmente, o programa é dividido em duas iniciativas: C-Lab Inside, focado no empreendedorismo interno para estimular ideias inovadoras dos colaboradores; e C-Lab Outside, o programa de aceleração de startups da empresa.
Cultura de inovação dentro da Samsung
Fundado em 2012, o C-Lab Inside alimenta as ideias inovadoras dos colaboradores para fomentar uma cultura corporativa em que a criatividade vem em primeiro lugar. O programa apoia o desenvolvimento de ideias em todas as áreas de negócio. Por exemplo, um funcionário pode sugerir e avaliar ideias em toda a empresa por meio da plataforma de inteligência coletiva ‘MOSAIC’. Após o envio, essas ideias são selecionadas de acordo com suas especificidades e nível de inovação. Na sequência, as ideias seguem para a fase de votação, na qual os funcionários da Samsung são ouvidos pela empresa. Os eleitores escolhem suas ideias favoritas, que continuarão na próxima rodada e, após uma revisão final por um grupo de especialistas, chegam à etapa de apresentação final.
Em seguida, um público selecionado faz o papel de capitalistas de risco e, após cada apresentação, eles decidem se investiriam na ideia. Cerca de 40 ideias são selecionadas a cada ano por meio desse processo e se tornam projetos oficiais do C-Lab.
Os membros dos projetos selecionados são dispensados de suas responsabilidades de trabalho atribuídas por um ano para se concentrarem exclusivamente na realização de suas ideias.. Outros projetos que apresentam forte potencial de mercado têm a oportunidade de serem lançados como startups de pleno direito por meio do C-Lab Spin-Off. A Samsung apoia empresas spin-off por meio de investimento em capital inicial e consultoria de negócios para acelerar seu crescimento.
De dentro para fora da empresa
Desde 2015, a Samsung apoia projetos C-Lab bem-sucedidos que demonstram grande potencial de mercado e facilita seu lançamento como startups sob a política de C-Lab Spin-Off. Aproveitando o sucesso da iniciativa C-Lab Inside, desde 2018 o C-Lab Outside vem expandindo o suporte da Samsung para novos empreendimentos de startups e inovações fora da rede Samsung.
As startups inscritas no programa C-Lab Outside recebem espaços de trabalho de escritório, orientação especializada de funcionários da Samsung, participação em exposições globais de Tecnologia da Informação (TI) e suporte financeiro e de relações com investidores.
A Samsung Electronics havia anunciado anteriormente que aceleraria 300 startups coreanas por meio do C-Lab Outside e 200 projetos por meio do C-Lab Inside, ao longo de um período de cinco anos. A empresa nutriu um total de 426 startups e projetos (244 do C-Lab Outside e 182 do C-Lab Inside) até agora e planeja chegar a 500 até o final do próximo ano.
Em novembro de 2021, a Consumer Technology Association (CTA) anunciou a premiação do CES 2022 Innovation Awards em 27 categorias de produtos, incluindo aqueles reconhecidos como Best of Innovation. Os projetos das startups C-Lab receberam um prêmio Best of Innovation e 21 Innovation Awards Honoree por suas tecnologias de destaque.
Algumas das inovações do C-Lab:
- Embalagem ecológica:
A solução de embalagem ecológica permite que os usuários transformem suas embalagens de produtos de TV em itens úteis de decoração para a casa. Os usuários podem construir casinhas para gatos, porta-revistas e até prateleiras a partir das caixas de papelão para guardar utensílios domésticos e aparelhos eletrônicos, incluindo o controle remoto.
- EZ-CAL:
O EZCal é um aplicativo automatizado de calibração de qualidade de imagem de TV que calibra automaticamente a qualidade de imagem de uma TV Samsung usando um smartphone. Anteriormente, para calibrar a qualidade da TV, eram necessários instrumentos de medição óptica caros, PC, soluções de software e geradores de padrões de imagem. O EZCal elimina essa necessidade.
- Galaxy Upcycling:
O programa Galaxy Upcycling incentiva o reaproveitamento de smartphones mais antigos em dispositivos IoT, e chips de memória com eficiência energética, que são líderes do setor da empresa e permitem um consumo de energia mais inteligente de dentro para fora.
- Salted:
A Salted, primeira empresa criada como spin-off em agosto de 2015, está gerando vendas estáveis no mercado esportivo de golfe, com uma solução que usa palmilhas inteligentes para analisar a carga nos pés e treinar a postura correta do swing de golfe. Recentemente, a ‘Salted’ expandiu seus negócios para o campo de saúde digital com base nos dados dos pés, registrados pela’Smart Insole’.
Iniciativas fora da Coreia
A Samsung oferece diversas oportunidades, além do C-Lab, para que os funcionários participem da construção da comunidade por meio de ideias inovadoras.
O Solve for Tomorrow é uma oportunidade única de aprendizado que estimula alunos e professores a desenvolverem soluções para demandas locais. Por meio da abordagem STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), a Samsung visa equipar os alunos com habilidades que vão muito além da técnica, incluindo pensamento crítico, pensamento criativo, habilidades de comunicação e colaboração, necessárias para a futura força de trabalho.
Desde 2010, o Solve for Tomorrow já alcançou mais de 2 milhões de alunos em mais de 33 regiões. Os funcionários da Samsung participam com mentorias sobre projetos e oferecem seus conhecimentos em cada país, percorrendo a jornada junto com os participantes.
No Brasil desde 2014, o Solve For Tomorrow já envolveu mais de 165 mil estudantes, mais de 23 mil professores e mais de 5 mil escolas públicas, com quase 10 mil projetos inscritos em suas oito edições no país. Em 2021, mesmo com o distanciamento social, o programa atraiu 2.130 estudantes, 2.374 professores e 461 escolas públicas, tendo educação, produção sustentável, saúde e biodiversidade.
Já o Samsung Innovation Campus treina estudantes e jovens para terem experiência nas principais tecnologias da 4ª Revolução Industrial, como IA, IoT, Big Data, Codificação e Programação, nutrindo-os para serem a força de trabalho da próxima geração. Juntamente com essa formação tecnológica, o programa também oferece treinamento de habilidades sociais, como comunicação, colaboração, criatividade para melhorar a empregabilidade dos alunos e a capacidade de dar vida aos seus conhecimentos.
Os funcionários da Samsung participam fornecendo treinamento e consultoria de carreira, bem como projetos de orientação dentro do programa. Quase 40 mil alunos em 28 países receberam treinamento tecnológico só em 2021, e mais de 75 mil alunos foram alcançados desde 2019, quando o programa foi lançado.