Home Noticias Plataformas de busca de fretes trazem mais visibilidade às transportadoras

Plataformas de busca de fretes trazem mais visibilidade às transportadoras

por admin

As soluções tecnológicas para gestão, rastreamento, monitoramento, telemetria e roteirização vêm tomando conta do mercado de transportes de cargas há algum tempo, com vistas a agilizar a rotina de transportadoras no que diz respeito ao gerenciamento geral, do patrimônio às cargas, administrando funcionários e até a manutenção dos veículos, segundo os fornecedores.    

Uma ferramenta, porém, vem engajando cada vez mais as transportadoras ao trabalho dos motoristas autônomos: as plataformas de publicação ou de anúncio de fretes. Com elas, as empresas que dispõem de capital para investir e manter uma frota própria, bem como as que não têm caminhões, podem contar com uma frota virtual através desses caminhoneiros, que disponibilizam seu trabalho e veículos adequados aos mais diversos tipos de carregamento.  

A solução conecta duas pontas importantes da logística: as transportadoras, através de um programa de assinaturas, e os caminhoneiros autônomos, por meio de aplicativo gratuito. Assim, os dois lados saem ganhando, com trabalho para todo mundo.

A solução vem ao encontro dos novos hábitos dos caminhoneiros, que estão em peso na internet. Os números são da Pesquisa CNT Perfil do Caminhoneiro 2019, da Confederação Nacional do Transporte, e apontam que 87,8% deles fazem uso da rede mundial, principalmente através do celular (98,8%), o que certamente está levando a uma transformação digital nas estradas.

Experiência positiva

Os motoristas autônomos vêm, de fato, utilizando meios digitais para a busca de fretes e esse movimento aumentou 47% no primeiro quadrimestre de 2020, em relação ao mesmo período do ano passado, segundo apontou o Relatório do Setor de Transporte de Cargas elaborado pela plataforma FreteBras.  

O relatório apontou um aumento da atividade de busca de cargas por caminhoneiros de quase 50% nesse primeiro quadrimestre em relação ao ano passado. As informações vieram da base da plataforma, que conta com 10 mil empresas, entre transportadoras e embarcadoras, e aproximadamente 20 mil publicações diárias de anúncio de frete para 420 mil caminhoneiros cadastrados. 

O período coincide com o de isolamento social causado pela pandemia de Covid-19, um indicativo da confiança desses trabalhadores no uso da ferramenta tecnológica para conseguir fretes, principalmente em uma situação conturbada e sem precedentes. “O crescimento dos cadastros foi de 118%, em comparação ao mesmo período do ano passado. Registramos 80 mil novos motoristas, na nossa base de caminhoneiros autônomos”, revela o diretor de Operações da FreteBras, Bruno Hacad.

De acordo com Hacad, o processo é simples: ao fazer a assinatura, a transportadora ou embarcadora passa a publicar seu anúncio de frete em quantidade ilimitada na plataforma e assim consegue encontrar rapidamente motoristas autônomos com caminhão adequado à carga que precisa transportar. 

Para o caminhoneiro autônomo, é só baixar o aplicativo, preencher um cadastro e, após aprovação, fazer o check-in para receber as ofertas de carga para transportar, onde quer que esteja. Depois de escolher a carga que mais interessa, ele entra em contato com a empresa que fez o anúncio do frete e negocia diretamente com ela, sem qualquer participação ou interferência da plataforma. 

A segurança de todo o processo para ambos os lados está nas informações sobre empresas e motoristas autônomos, confirmadas pelas análises de dados para a composição de cadastros, realizadas pela equipe da plataforma. “Procuramos também disseminar informações sobre os cuidados necessários, de ambos os lados, para a prevenção de fraudes. Com isso, tentamos reduzir ao mínimo os riscos nessa relação comercial”, afirma.

Como a agilidade é fator importante no setor de cargas, a plataforma está disponibilizando um tipo de anúncio de frete que possibilita visibilidade ainda maior às cargas, o Frete Destaque. O recurso permite às empresas ficarem no topo da lista por 24 horas, para fechar negócios mais rapidamente.

Na avaliação de Hacad, o Frete Destaque proporciona até 90% mais visualizações e ajuda a impulsionar as ligações por parte dos caminhoneiros interessados em até 50%. Ele conta que esse anúncio de frete já conquistou mais de 540 empresas na plataforma, com um total de dois mil fretes publicados e visualizados rapidamente pelos caminhoneiros interessados.

O link https://pagina.fretebras.com.br  tem mais informações sobre a plataforma.

Website: http://www.fretebras.com.br

Você também pode gostar

Deixe um Comentário