Home Noticias Pesquisadores da área de TVs da Samsung são reconhecidos com prêmio de melhor artigo na ICCE 2021

Pesquisadores da área de TVs da Samsung são reconhecidos com prêmio de melhor artigo na ICCE 2021

por SimbiekJP

Conferência Internacional sobre Consumer Electronics destacou os resultados da pesquisa que envolveu inteligência artificial para analisar obras de arte e músicas

Pesquisadores da área de Visual Display da Samsung Electronics, responsáveis pelo desenvolvimento das TVs da marca, venceram o Prêmio de Melhor Artigo (Best Paper Award) pelo Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (Institute of Electrical and Electronics Engineers, em sua sigla IEEE) durante a Conferência Internacional sobre Consumer Electronics 2021 (ICCE) pelo artigo técnico intitulado “Analisando imagens para recomendação musical”.

 

ICCE é a principal conferência da Sociedade de Tecnologia de Consumo do IEEE (anteriormente Sociedade de Eletrônicos de Consumo da IEEE), realizada anualmente em conjunto com a Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, nos Estados Unidos. Um total de 190 artigos de pesquisa foram aceitos este ano, com cinco finalistas nomeados para o Prêmio de Melhor Artigo (Best Paper Award) por meio de conferência virtual. A competição consistiu em apresentações de artigos gravados em vídeo e uma sessão de perguntas e respostas ao vivo, e apenas três artigos foram selecionados como vencedores.

 

 

“O trabalho retratado neste artigo conecta domínios como IA (inteligência artificial), UX (experiência do usuário) e computação afetiva com o objetivo de fornecer uma experiência de usuário emocionalmente enriquecedora ao unir obras de arte e música de uma maneira não convencional”, disse Anant Baijal, Engenheiro de Equipe da Samsung (Grupo de P&D Avançado) e o autor principal do artigo. “Propomos um método que considera o estilo de uma obra de arte (clássico, barroco, impressionista…) e a emoção que ela transmite (calma, alegre, suavidade…) para selecionar automaticamente a música adequada para acompanhar a imagem.”

 

A pesquisa destacada no artigo está sendo analisada para possível comercialização dos principais dispositivos da Samsung, incluindo as TVs anunciadas globalmente na CES 2021, como a Neo QLED e novos modelos da categoria Lifestyle, como a The Frame. Atualmente, por meio do Modo Ambiente¹ nas QLED e do Modo Arte² nas The Frame, os consumidores podem exibir as imagens de sua escolha quando não estão assistindo TV. A equipe de pesquisa quer levar a experiência de usuário para o próximo nível, dando aos consumidores a opção de reproduzir a música que é selecionada com base na análise automática da imagem exibida na tela. Os resultados obtidos nos testes iniciais realizados durante a pesquisa comprovam a eficácia da abordagem proposta.

 

“Quando um usuário carrega uma imagem, como uma obra de arte ou uma fotografia, nossos algoritmos de IA próprios avaliam a imagem para recomendar música por meio de um provedor de streaming musical assinado pelo usuário”, acrescentou Baijal. “Trabalhos futuros com essa tecnologia incluiriam a integração de outros parâmetros ao algoritmo, como clima, horário, geolocalização e atividade do usuário, além da imagem que está sendo exibida. Estamos projetando o algoritmo para ser capaz de se adaptar às preferências individuais dos usuários.”

 

 

“No Grupo de P&D Avançado da Samsung, estamos continuamente nos esforçando para fornecer uma experiência de tela mais dinâmica, desenvolvendo tecnologias inovadoras que complementam os estilos de vida em constante mudança dos consumidores”, disse o Dr. Danny Hyun, Vice-Presidente Corporativo e Líder do Grupo de P&D Avançado da Samsung Eletronics e coautor do artigo.

 

A pesquisa do Grupo de P&D Avançado abrange áreas multidisciplinares, como IA, Big Data e conectividade, e o Grupo também é responsável por criar conceitos futuristas e protótipos de dispositivos. Vários pedidos de patentes internacionais cobrindo o conceito da tecnologia, componentes e cenários do usuário foram apresentados pela Samsung Electronics.

 

Confira os destaques e lançamentos do evento First Look 2021 da Samsung para obter mais detalhes sobre a visão da empresa para o futuro das telas, incluindo as mais recentes inovações em telas e a linha de produtos 2021.

 

¹ “As configurações de plano de fundo do Modo Ambiente 4.0 podem variar dependendo do local em que a TV está instalada, incluindo, entre outros, design da parede, padrões e/ou cores. É necessário utilizar o aplicativo SmartThings para tirar foto pelo celular. Todos os equipamentos precisam estar conectados na mesma rede e é necessário ter conexão de internet. O resultado da textura criada pelo Modo Ambiente pode variar de acordo com a resolução da câmera do seu celular. O Modo Ambiente incorpora a televisão à parede por meio da reprodução digital de sua textura, criando o efeito de “”invisibilidade””. Tal funcionalidade mantém a televisão em modo “”stand by””. A função Modo Ambiente 3.0 e Modo Ambiente Foto diferem. Para mais informações, acesse samsung.com/br.”
² Para ter acesso ao Art Store é necessário a inclusão de método de pagamento (cartão de crédito). Serviço cobrado: R$16 assinatura mensal para ter acesso a todo conteúdo disponível ou compra única de R$66 por obra. O cancelamento do serviço depende de ação do usuário. Qualquer conteúdo, museu, galeria ou artista pode ser descontinuado ou modificado sem aviso prévio. O Modo Arte mantém a televisão em modo “stand by”.

Fonte: https://news.samsung.com/

Você também pode gostar

Deixe um Comentário