Pode parecer meio hipocrisia ou matéria de chamada de sites especializados, mas é real. O Pessoal do OverBR nestes últmos 5 dias, convidou alguns leitores e enviou 1200 emails para uma vasta gama de usuários, dos mais diversos segmentos, ramos e atividades.
Nem todos responderam a pesquisa, 75% dos emails que foram respondidos, nos deixaram bastante surpresos.
A faixa etária dos entrevistados foram entre 16 e 45 anos, sendo que a participação por sexo resulta em 75% de homens e um índice de 25% do público feminimo. Diante à pesquisa montamos a tabela abaixo:
- 44% – não sabiam definir o que é overclock e nem como praticar
- 31%– não mostrou o mínimo de interesse neste tipo de atividade
- 11%– não sabe onde obter ajuda e auxílio
- 7%– já pratica overclock e tem ou participa de uma Equipe
O mercado de equipamentos de alta performance em hardware, começou o ano de 2011 com uma forte queda de procura e vendas, mas nem por este motivo fabricantes deixaram de armarem-se até os dentes para a partir deste mês de março, reassumirem suas fatias globais ao que se refere ao pódio de participação na venda de hardware voltado aos entusiastas. Janeiro e Fevereiro são meses que naturalmente mostram quedas bruscas de vendas no Brasil em hardware, justamente pelo motivo principal de que as maiores taxas, impostos e contas são arcadas nestes meses iniciais do ano.
Em março, e a Partir da segunda quinzena deste mes, as vendas começam naturalmente a voltarem para seus índices de crescimento e procura.
O que chama a atenção é que quase metade da pesquisa, ou seja, quase 45% dos 1.200 entrevistados, sequer conseguiram definir o que é Overclock. E isto mostra claramente que nem todos os fabricantes estão trabalhando na melhor forma e mais agressiva de marketing, se levarmos em consideração de que 90% das placas atuais, possuem tecnologias e ‘dispositivos’ para overclock otimizado ou automático.
Algo que deveria ser revisto em seus conceitos e nas chamadas de marketing. A maioria acaba associando erradamente o overclock com o conceito de levar o hardware ao extremo, e isto não é verdade. Os melhores e maiores fabricantes de equipamentos do mercado global, agregam em suas placas excelentes dispositivos (seja físicos ou via softwares) a possibilidade de um overclock seguro que vai até a média de 20% do clock original deste equipamento. E sem causar absolutamente nenhum dano ou perda de garantia.
Se você está nesta faixa de 44% da população, queremos lhe convidar a reler seus conceitos e aprender um pouco mais sobre hardware em nossas áreas técnicas e específicas do fórum, de forma totalmente aberta, gratuíta e contando com o auxílio de forma presente dos melhores e mais experientes entusiastas de todo o Brasil.
Abaixo deixamos nosso convite aberto e já com a facilidade do link dirigido:
Gostaríamos de ressaltar a importância de algum conhecimento maior ser obtido antes de sair ‘acelerando’ qualquer tipo de computador, sem pelo menos ter revisto a refrigeração e os conceitos técnicos de Degradação sob processadores resultantes da aplicação de alta voltagem em sua tensão.
Sinta-se livre e totalmente convidado a participar com suas dúvidas, perguntas, críticas ou sugestões sobre este assunto, aqui no portal, ou de forma ativa em nosso fórum.
Dados e Fonte de Pesquisa :
- Publicação: 1200 relatórios de emails enviados aleatoriamente
- Cobertura: Brasil
- Data: 20 de março a 25 de março de 2011
- Forma de atividade: preenchimento anônimo por URL
- Idealizador : Portal OverBR & BrasilPCs