Home Noticias Pesquisa revela que os executivos financeiros buscam fontes confiáveis para transformação dos negócios

Pesquisa revela que os executivos financeiros buscam fontes confiáveis para transformação dos negócios

por Agência Canal Veiculação

Adaptative Insights

O Indicador CFO da Adaptive Insights aponta a preocupação dos CFOs com o dilúvio de dados e a falta de análises preditivas dos negócios. Para os líderes financeiros o futuro é nebuloso sem as ferramentas tecnológicas capazes de atender a estas demandas

A Adaptive Insights, fornecedora de soluções para planejamento orçamentário, representada no Brasil pela ODEh Peopleware, divulgou os resultados do seu mais recente Indicador CFO Adaptive Insights que aponta o cenário atual dos negócios para CFOs de todo o mundo e suas expectativas para 2016.
Segundo o relatório, os líderes financeiros buscam trabalhar com fontes confiáveis de dados para enfrentar o chamado Data Deluge, o dilúvio de informações de negócios provocado pelo aumento das fontes de informações no ambiente corporativo. Outra preocupação é a ausência de ferramentas eficazes para a análise preditiva. Para os líderes financeiros o futuro será tenebroso sem este recurso.

O Indicador CFO Adaptive Insights de Q3 2015 também apurou quais as reais expectativas dos executivos em relação aos seus novos papeis em suas organizações e como podem conduzir a transformação dos negócios em um mundo cada vez mais orientado aos dados. A pesquisa ouviu 435 executivos de finanças em vários países, incluindo o Brasil, e também aponta as estratégias de colaboração e quais são os principais erros financeiros cometidos pela maioria das empresas.

Esta edição do terceiro trimestre de 2015 do Indicador CFO apurou que, enquanto esperam um crescimento exponencial do volume de dados até 2020, os CFOS enfrentam grandes desafios em relação à exatidão e qualidade dos dados financeiros. A maioria dos entrevistados (69%) informou manter os dados em silos.

Ao mesmo tempo em que preveem que a quantidade de dados que gerenciam aumentará significativamente até 2020, os CFOs enfrentam desafios com relação à exatidão e atualidade dos dados. A maioria deles informou que mantêm os dados armazenados (69%) enquanto que outros 40% convivem com dados imprecisos para suas previsões e planejamentos. São estes os principais motivos alegados como os causadores de erros financeiros cometidos pelas empresas.
Para combater a fragmentação dos dados entre os departamentos, os CFOs estão priorizando a colaboração holística no planejamento e análise, em parceria com os principais executivos sêniores para alcançar melhores visões críticas dos negócios, além de trabalhar com os diretores e gerentes operacionais, chefes de RH (34%) e CIOs (30%).

“Diante de um ambiente macroeconômico desafiador e da necessidade de fornecer uma visão mais holística do negócio, os CFOs estão cada vez mais se tornando o ‘executivo do conhecimento’ na organização”, afirma Tom Bogan, CEO da Adaptive Insights. “À medida que o volume e as fontes de dados crescem, os líderes financeiros CFOs estão cada vez mais tendo que que trabalhar em conjunto com todos os departamentos da empresa, para se obter uma única fonte confiável de informações financeiras, que lhes garanta uma visão consistente e abrangente da organização e em tempo real. Essa visão vai, finalmente, fornecer os insights de negócios mais precisos e informar a estratégia mais eficaz”.

CFOs estratégicos estão rompendo os silos de dados de suas organizações para aproveitar o poder dos dados: embora desejem uma fonte confiável de dados, os CFOs reconhecem os desafios a serem vencidos. Na trilha deste objetivo, eles estão convivendo com explosivas quantidades de dados de inúmeras fontes e departamentos e também implementando novas ferramentas, como a análise preditiva de dados.

Os CFOs preveem um dilúvio de dados: um terço dos executivos de finanças acreditam que ocorrerá um aumento de mais de 50% no volume de dados nos próximos 5 anos, enquanto que 3% espera um aumento acima dos 1000%. Quarenta e um por cento já trabalharam e gerenciaram com dados de três a cinco fontes diferentes, enquanto que 22% realizam extração de dados de cinco a 10 sistemas distintos.

Uma visão holística: a maioria dos CFOs indicou que os dados de vendas são os dados não financeiros que eles precisaram acessar, enquanto que quase 1/3 afirma que o processo de vendas foi principal motivo para a falha nas previsões.

Tempo para uma atualização: surpreendentemente, 47% agregam manualmente seus dados de sistemas distintos para tentar criar uma única fonte confiável. Considerando o crescimento exponencial dos dados, este é um modelo que, provavelmente, não poderá se sustentar.

Integridade dos dados, precisão e correção de curso: 65% dos CFOs citaram a “precisão e integridade dos dados em si” como a primeira ou a segunda característica necessária para insigths e relatórios acionáveis, seguidos por outros 42% que apontaram a “oportunidade e prazo de validade dos dados” como requerimento para seus relatórios.

A busca pela fonte única confiável: A maioria (62%) afirma que ainda não possui uma fonte de dados confiável única, embora seja este o objetivo-chave, com 45% trabalhando ativamente em direção à ela para eliminar a sobrecarga de sistema de origem e o trabalho manual no tratamento das informações. De acordo com 37%, a tecnologia legada é o maior obstáculo, seguido por custos, sobrecarga de fontes de dados e falta de colaboração (27% cada).

Análise Preditiva: O futuro é nebuloso para a maioria dos CFOs, pensam que a análise preditiva é vital para a forecasting (58%), mas 42% afirma que soluções para esta tarefa não estão sendo comercializadas no mercado. A análise preditiva pode ser um trunfo incrível para a previsão e planejamento; no entanto, é praticamente impossível usar a análise preditiva até que as empresas possuam uma visão holística dos dados através de uma única fonte de verdade.

Os planos e prioridades para 2016. Como os CFOs estão assumindo um papel relevante crescente nas estrategistas de negócios, eles estão olhando para além das operações internas corporativas, levando em conta as tendências macroeconômicas e ameaças externas ao negócio.

De olho nas ameaças: as incertezas econômicas (71%) e a concorrência (81%) são as preocupações externas principais para CFOs por representarem riscos financeiros para suas empresas.

O que se espera de 2016: Os CFOs estão considerando um aumento nas aquisições e fusões (38% dos CFOs apostam nisso), problemas relacionados à segurança cibernética são apontados por 32% deles, e a volatilidade política (29%) são os principais fatores que deverão impactar os negócios.

Mais informações sobre a atuação da Adaptive Insights no Brasil: http://www.odepeopleware.com.br

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações