Home Noticias Pesquisa Pulse impede alguns assuntos de se transformarem em problemas dentro das empresas

Pesquisa Pulse impede alguns assuntos de se transformarem em problemas dentro das empresas

por admin

As empresas têm investido muito em conhecer qual a percepção de seus colaboradores sobre a organização em que trabalham. Uma das ferramentas mais efetivas para mensurar essa percepção é a Pesquisa Pulse. A Pesquisa Pulse é o tema da conversa com Nathália Barra, sócia da Arquitetura Humana, empresa especializada em Comportamento, Engajamento e Cultura Organizacional.

O que é Pesquisa Pulse?
“A Pesquisa Pulse é uma ferramenta que mede, de maneira rápida, simples e direta, a percepção das pessoas sobre questões específicas de uma empresa. Essas questões, em geral, estão relacionadas à temas que afetam o engajamento das pessoas que atuam na organização”.

Qual a diferença da Pesquisa Pulse para as Pesquisas de Engajamento e Clima?
“A principal diferença é que a pesquisa pulse mensura a percepção no momento que situação ocorre. É situacional. Nas empresas, existem inúmeros acontecimentos em que as pessoas querem dar e receber o feedback imediato. Pode ser a troca de algum gestor, a mudança de algum benefício ou a migração do trabalho presencial para o home office. Esses são alguns exemplos de situações em que os gestores querem ter uma visão instantânea do impacto nos colaboradores. As Pesquisas de Engajamento e Clima são menos frequentes, abordam vários assuntos e geram ações mais estruturais. As Pesquisas Pulse são curtas, no máximo seis questões, normalmente, abordam assuntos específicos e podem ser mais frequentes. Fazendo uma comparação com questões de saúde, a Pesquisa de Engajamento e Clima é o checkup anual, a Pulse é teste diário de glicemia”.

Então, a principal vantagem da Pulse é que ela é uma pesquisa pontual?
“A Pesquisa Pulse pode ser pontual em relação ao tema abordado, mas ela traz resultados e possibilita ações que são importantes para o RH. A Pulse pode trazer informações que nos mostrem bem onde atuar. Por exemplo, é possível diferenciar as respostas de quem está trabalhando presencialmente das respostas dos que estão remotamente; diferenciar as respostas por áreas”.

Qual o feedback das empresas que utilizam a Pesquisa Pulse?
“Eu costumo ouvir de todos os nossos clientes que o RH ganha agilidade e prontidão para resolver questões que nem sempre são verbalizadas, mas que são percebidas pelas pessoas. Os temas são tratados enquanto são simples de serem resolvidos. A Pesquisa Pulse pode impedir alguns assuntos de se transformarem em problemas dentro das empresas ou minimiza os efeitos dos problemas, quando eles são detectados ainda no início”.

Website: http://www.arquiteturahumana.com.br

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações