As descobertas da pesquisa “Evolução da Cultura de TI” realizada no primeiro semestre de 2021, pela Paessler, empresa especializada em monitoração de redes, a partir de entrevistas com 1.548 gestores de TI de empresas dos EUA, Alemanha, Reino Unido, Canadá, França, Austrália, Brasil e México, destaca a crescente importância dada à sustentabilidade das operações de TI. 39,49% dos entrevistados disseram que esse ponto é muito importante. Essa amostra incluía organizações de todos os tamanhos – os maiores grupos reúnem empresas com até 300 colaboradores (473 organizações) e com mais de 1000 colaboradores (364 empresas). São organizações dos setores de governo, saúde, educação, finanças e serviços de tecnologia. No entanto, o estudo mostrou que, curiosamente, nem todos os entrevistados já estão engajados em programas de sustentabilidade na TI – o número total é de 37,13%. De acordo com matéria publicada no portal CIO, a sustentabilidade já é prioridade na agenda das empresas, mas ainda existem alguns desafios.
Luís Arís, gerente de negócios da Paessler LATAM, conta que outro dado interessante da pesquisa surgiu ao estudar o tema por vertical. Descobriu-se que 45% dos entrevistados do setor de finanças já estão implementando novos processos e tecnologias para otimizar o uso de recursos tecnológicos. “A pesquisa mostra que mesmo os gestores de TI que ainda não iniciaram a jornada de sustentabilidade têm uma clara visão dos pontos a serem modificados em suas empresas”, ressalta Arís. “Numa resposta com múltiplas opções, 45,59% dos participantes da pesquisa valorizam a possibilidade de reduzir o uso de hardware em suas empresas. Outros 39,86% apostam no uso de soluções de Smart Building – plataformas baseadas em sensores IoT que monitoram nas mais diversas funções e áreas do edifício – para diminuir o consumo de energia”, afirma o executivo.
Voltando ao tema sustentabilidade, 36,95% dos entrevistados consideram que uma boa estratégia de sustentabilidade é migrar o data center para a nuvem e outros 34,51% vão ainda mais longe, indicando a decisão de só usar data centers “verdes”. “A busca de sustentabilidade é um diferencial de negócios, influindo na decisão de compra dos consumidores. Os gestores de TI sabem disso e estão ativamente se preparando para fazer sua parte nesse avanço”, observa Luis Arís.