De acordo com um recente levantamento feito pelo Instituto Plano CD, a pedido do Banco PAN, o principal fator que leva a maioria dos brasileiros a escolher um banco é a confiança, sendo a justificativa de 29% dos entrevistados das classes C, D e E.
O que o brasileiro leva em consideração na hora de escolher um banco?
O levantamento mostrou que a confiança na instituição financeira e nos produtos e serviços oferecidos por ela é o principal fator de escolha dos consumidores. Em segundo lugar vem a isenção de tarifas com 29%, seguida da preferência por bancos digitais, enquadrando 28% dos brasileiros.
Já entre as pessoas de alta renda entrevistadas, 43% responderam que o principal fator que influencia na escolha é o banco onde recebem o pagamento. Em segundo lugar, também aparece a confiança, apontada por 31%.
A pesquisa também apontou o aumento da confiança desses consumidores em relação aos bancos digitais, que estão cada vez mais em alta, oferecendo produtos e serviços muito atrativos para os brasileiros. 39% dos entrevistados responderam que a abertura de contas por meio de aplicativos é algo sem risco e 30% dizem ser confiável. A pesquisa foi realizada com mais de 1.500 pessoas. A margem de erro máxima era de 2,1%, com intervalo de confiança de 95%.
O que leva os bancos a aprovar uma solicitação de crédito do cliente?
Apesar de o consumidor poder escolher a instituição financeira na qual vai abrir uma conta, pedir um cartão de crédito, empréstimo ou outros produtos e serviços financeiros, os bancos também contam com um sistema de aprovação do cliente: a análise de crédito.
A análise de crédito é um processo que os bancos realizam quando recebem uma solicitação de um produto ou serviço financeiro. Trata-se de uma avaliação do cliente, que constata se ele tem capacidade de assumir esse compromisso, além de definir quais taxas de juros que serão aplicadas e as condições de pagamentos oferecidas. Dessa maneira, a instituição se protege dos prejuízos e do aumento de inadimplência.
O processo de análise de crédito varia de acordo com cada banco, mas, de modo geral, eles consultam as seguintes informações sobre o solicitante: score de crédito, dados pessoais, restrições no nome, Cadastro Positivo e renda.
Por isso é fundamental que o consumidor escolha um produto ou serviço adequado ao seu perfil, o que aumenta suas chances de ser aprovado pelo banco na análise de crédito. Por exemplo: se uma pessoa solicita um cartão de crédito Black, que geralmente só é oferecido para quem tem alta renda, mas ela recebe R$ 2 mil por mês, o seu pedido será negado, pois o cartão não se adequa ao perfil daquele usuário.
Fintech auxilia consumidores a encontrar o produto financeiro mais adequado
Com o objetivo de aumentar as chances de aprovação na análise de crédito, uma fintech do interior de São Paulo criou um marketplace que possui a tecnologia de consulta de score de crédito. Funciona da seguinte maneira: o usuário acessa o portal, consulta o score gratuitamente e, a partir desses dados e as informações cadastrais, o sistema indica os produtos e serviços financeiros mais adequados para o perfil de crédito daquele usuário e também para seu momento financeiro.
O marketplace conta com milhares de opções de cartões de crédito, empréstimos, maquininhas de cartão e contas, emitidas pelos principais bancos do país, digitais ou não. Esse tipo de plataforma funciona como uma vitrine virtual, onde os consumidores têm acesso a vários produtos ou serviços diferentes em um só lugar.
De acordo com os dados do E-commerce Brasil, 95% das pessoas que compram online, compram com frequência em marketplaces. Este setor ganhou ainda mais força na pandemia, graças à facilidade e praticidade que oferece aos consumidores.
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