Os investimentos em transformação digital se tornaram uma das prioridades das empresas nos últimos dois anos. Ainda que em proporções menores que grandes empresas, as micro e pequenas (MPES) estão aumentando os investimentos, com destaque para o setor de comércio. Segundo a Sondagem sobre Transformação Digital, realizada a cada três meses pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e Fundação Getulio Vargas (FGV), pelo menos 52% das MPES desse setor investiram em digitalização nos primeiros meses do ano.
Em segundo lugar com mais empresas investindo foi o setor de serviços (49%), seguido das empresas industriais (40%) e da construção civil (26%). Em relação ao aumento dos investimentos no primeiro trimestre, pelo menos 16% das MPES do setor industrial alegaram ter investido mais do que no ano passado. No comércio, o aumento dos investimentos foi de 15%, impulsionado pelas compras online, que tiveram alta de cerca de 30% desde o início da pandemia da Covid-19.
A sondagem envolveu quatro mil empresas de todos os portes e, na comparação com os investimentos de grandes empresas, as MPES ainda estão no estágio inicial de digitalização. Entre as de maior porte, segundo outra pesquisa realizada com 491 empresas que possuem 35% do PIB do país, pelo menos 9 em cada 10 delas afirmaram que vão manter ou aumentar os investimentos em tecnologia em 2022. Em relação ao destino, 96% afirmaram que vão direcionar os investimentos para aplicativos, sistemas e ferramentas de gestão.
De acordo com o consultor em Tecnologia da Informação (TI), Willian Bozzi, para uma empresa manter-se competitiva são necessários, entre outros recursos, sistemas de gestão de última geração capazes de dinamizar os processos do negócio com respostas rápidas, seguras e possibilitando decisões mais eficazes.
“Dentre os principais benefícios do uso da tecnologia nas empresas, além de facilitar e melhorar a gestão e suas operações, podemos destacar que soluções de TI possibilitam um trabalho mais produtivo e eficaz, bem como a utilização correta dos recursos, o que leva a uma redução de custos e potencialização de resultados. Tudo isso colabora para o aumento da produtividade e do diferencial competitivo”, explica.
Bozzi comenta que há soluções em TI que podem ser aplicadas para todas as empresas, de acordo com o porte de cada uma e de suas necessidades. Ele cita como exemplo uma empresa de grande porte do setor de celulose que precisava de uma ferramenta para gestão de florestas, para a qual foi desenvolvida uma solução customizada e abrangente para atender características específicas dos processos florestais.
“O sistema que desenvolvemos para essa empresa é um exemplo de como soluções em tecnologia ajudam as organizações a reduzir custos e melhorar receitas, através de uma gestão mais eficiente de seus recursos. Antes desse sistema, o cliente utilizava duas ferramentas diferentes, uma para a gestão da empresa e outra para a gestão das florestas. Com o novo sistema, temos agora uma solução consolidada em uma única plataforma, unificando a base de informações, a infraestrutura de TI e a governança da empresa”, detalha ele, que atua como consultor de sistemas SAP.
Outras vantagens da adoção desse sistema para a gestão dos processos da empresa, acrescenta Bozzi, são as possibilidades de acompanhar as atividades referentes ao controle operacional da empresa de forma ágil e prática. “É possível monitorar variáveis físicas e financeiras, reduzindo erros na execução de atividades e má utilização de recursos, e acelerando a obtenção de dados operacionais para tomada de decisão de forma mais rápida e assertiva”, reforça o profissional, que tem mais de 17 anos de experiência na área.
No setor industrial, 70% das empresas já utilizam alguma ferramenta tecnológica
Na Sondagem sobre Transformação Digital, outro dado obtido nas entrevistas com as empresas é que entre as que atuam no setor industrial, 70% afirmaram que já utilizam alguma ferramenta tecnológica, como data analytics, cibersegurança, automação de processos, sistema de gestão integrada ou sistema de gestão de clientes.
Segundo a ABDI, mais da metade das indústrias já implantou o sistema de gestão integrada (61,2%) e cibersegurança (51,3%). Outra atividade consolidada nas empresas desse setor é a automação de processos, que foi citada por 48,1% dos entrevistados. Nos setores de Comércio e Serviços, a Sondagem mostrou que ferramentas de gestão integrada são as mais implantadas pelas empresas.
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